Mobilidade reduzida e outras deficiências

Reserva do seu bilhete, acompanhamento no aeroporto, entrega das suas bagagens, equipamentos específicos a bordo, etc. A Air France propõe um conjunto de serviços adaptados às necessidades das pessoas portadoras de deficiências ou com mobilidade reduzida. Com a Air France, viaje de forma tranquila e segura.

Em função da natureza da sua deficiência, está prevista uma assistência específica em todos os aeroportos. Caso seja necessária, esta assistência permite-lhe em especial:
  • deslocar-se,
  • proceder ao seu check-in, bem como ao das suas bagagens e equipamentos de mobilidade,
  • ir até ao avião,
  • embarcar e instalar-se a bordo,
  • sair do avião,
  • recuperar as suas bagagens e equipamentos de mobilidade,
  • sair do aeroporto.

Em todos os aeroportos da União Europeia, esta assistência é da responsabilidade dos gestores dos aeroportos, em conformidade com o Regulamento Europeu n.º 1107/2006 (PDF, 105 KB).

Chegar e sair do aeroporto

avion
Em França metropolitana, pode recorrer aos serviços de duas empresas de transporte e serviços à pessoa.
  • Age d'Or Services: recomendamos que reserve este serviço até 7 dias antes do seu voo.
  • Ulysse: recomendamos que entre em contacto até 48 horas antes do seu voo.

Para obter os dados de contacto destas empresas ou mais informações sobre os seus serviços, entre em contacto com um agente Saphir. Estas duas empresas oferecem um desconto de 10% aos clientes da Air France com mobilidade reduzida ou com mais de 60 anos de idade (mediante apresentação do bilhete ou comprovativo de viagem).

A prestação inclui o transporte de um ou dois acompanhantes, um animal de estimação ou assistência, a recolha das bagagens, a assistência para fechar o domicílio, o transporte até ao aeroporto ou domicílio e o acompanhamento até ao balcão de check-in ou à sala de entrega das bagagens.

No aeroporto, pode ser acompanhado para fazer pequenas compras na zona pública.

Nota: a empresa Ulysse dispõe de veículos especificamente adaptados às pessoas com mobilidade reduzida.

Check-in

personne en fauteuil roulant
A Air France recomenda que compareça no aeroporto 2 horas antes da hora de partida do seu voo para organizar da melhor forma possível a assistência de que necessita.

Para facilitar a sua orientação e poupar tempo, foi implementada uma sinalética específica em determinados aeroportos. Além disso, o tempo de espera será reduzido no check-in e nos diversos pontos de formalidades (polícia, ponto de segurança, etc.) graças a zonas nas filas especialmente previstas para pessoas com mobilidade reduzida.

Pode efectuar o seu check-in online ou no aeroporto, à escolha:
  • no balcão de check-in,
  • nas máquinas interactivas.

As pessoas que viajem com uma cadeira de rodas ou um animal de assistência devem, no entanto, levantar o seu cartão de embarque no balcão de apoio ao cliente do aeroporto para que lhes seja prestada a assistência necessária.

Recolha das bagagens

Para além da franquia de bagagens associada ao seu bilhete, pode transportar gratuitamente no porão:
  • 2 aparelhos de mobilidade pessoais (cadeira de rodas, scooter eléctrica, plataforma de transporte, etc.),
  • 1 bagagem adicional com peso máximo de 23 kg para transportar o seu material médico.

Na cabina, pode transportar apenas uma bagagem de mão com um peso máximo de 12 kg e dimensões máximas de 55 x 35 x 25 cm.

As suas bagagens são recolhidas aquando do check-in. É colocada uma etiqueta específica nas mesmas para facilitar a sua identificação.

Nota: se viaja sozinho com uma criança e caso a sua deficiência necessite de uma assistência especial, deve comunicar esse aspecto aquando da sua reserva e contactar o serviço SAPHIR.

Embarque prioritário

embarquement
Caso se desloque em cadeira de rodas ou se tiver solicitado uma assistência individual, é-lhe proposto um embarque prioritário sempre que possível.

Este embarque prioritário permite-lhe instalar-se tranquilamente antes da chegada dos restantes passageiros e ser acolhido individualmente pela tripulação de bordo que lhe irá comunicar as informações úteis para que as condições de segurança e conforto do seu voo corram o melhor possível.

Correspondance

Se estiver a efectuar uma escala entre os aeroportos Paris-Charles de Gaulle e Paris-Orly Ouest e caso a sua deficiência física não lhe permita utilizar os autocarros da Air France, pode usufruir gratuitamente de um transporte em táxi. Para efectuar o seu pedido, dirija-se directamente aos balcões de ligação da Air France.

Se estiver a efectuar uma escala e caso os seus dois voos cheguem e partam do mesmo aeroporto, está igualmente prevista uma assistência.
Prazo necessário aquando de uma escala em
Paris-Charles de Gaulle
Ao reservar uma viagem que inclua uma escala no aeroporto Paris-Charles de Gaulle, recomendamos vivamente que preveja 1 hora e 30 minutos entre os seus voos. Se o prazo for inferior, a Aéroports de Paris, responsável pela assistência, não pode garantir o serviço pretendido.

À chegada

Para a sua tranquilidade, pedimos-lhe que saia do avião depois dos outros passageiros. À chegada dos voos de longo curso, as suas bagagens, cadeira de rodas (caso tenha sido transportada no porão) e segundo equipamento de mobilidade, se for caso disso, ser-lhe-ão entregues prioritariamente.

return to top of page