Condições de Venda das Opções Assento

As presentes Condições fazem parte integrante das Condições Gerais de Venda, conforme definidas na secção "Informações Legais". Qualquer Cliente que reserve o serviço Escolha de um Assento Normal reconhece ter lido e aceitado as presentes Condições de Venda. A reserva de um Assento Normal obriga ao pagamento
de custos adicionais e está sujeita a disponibilidade.

Condições de Venda das Opções Assento nos voos Air France

1. Definições

Nas presentes Condições de Venda, as expressões e os termos abaixo indicados são definidos do seguinte modo:

"Air France": Société Air France, sociedade anónima de direito francês e com sede social em 45, rue de Paris, F-95747 Roissy CDG Cedex, França, inscrita no Registre du Commerce et des Sociétés de Bobigny com o número 420 495 178.

"Cliente": pessoa singular e maior de idade, com uma reserva num Voo de Longo Curso na Classe Economy ou num Voo de Curto ou Médio Curso na Classe Economy, titular de um bilhete electrónico e que pretenda reservar uma Opção Assento. Recomenda-se a qualquer pessoa com mobilidade reduzida que necessite de cuidados específicos e, em especial, mais espaço para as pernas, que entre em contacto com o serviço Saphir (através da secção "Contactar-nos" do nosso website) antes de reservar uma Opção Assento.

"Classe Economy": zona do avião reservada aos Clientes que pagaram uma tarifa económica.

"Classe Premium Economy": zona do avião situada entre as Classes Business e Economy e reservada aos Clientes que pagaram uma tarifa Premium Economy.

"Classe Business": zona do avião reservada aos Clientes que pagaram uma tarifa Business.

"Condições Gerais de Venda" ou "Condições" ou "Presentes": as presentes Condições que definem as Condições de Venda de uma Opção Assento.

"Opção Assento" ou "Opções Assento": possibilidade oferecida ao Cliente de reservar uma Opção Assento nas condições definidas nas Presentes e mediante disponibilidade.

"Preço": o preço da reserva do Assento depende da Opção Assento seleccionada pelo Cliente.
  • Seat Plus: cinquenta* (50) ou setenta* (70) euros (€), com todas as taxas incluídas, nos Voos de Longo Curso, dez* (10), quinze* (15) ou vinte* (20) euros (€), com todas as taxas incluídas, nos Voos de Médio Curso e dez* (10) euros, com todas as taxas incluídas, nos Voos de Curto Curso
  • Assento Duo em fila de 2: trinta* (30) euros (€), com todas as taxas incluídas
  • Assento Duo convés superior A380: quarenta* (40) euros (€), com todas as taxas incluídas
  • Assento na dianteira da classe: trinta* (30) euros (€), com todas as taxas incluídas

* Ou o equivalente em moeda local nos sítios da Internet abaixo definidos; a tarifa é arredondada em função da taxa de câmbio das divisas que é revista 2 vezes por ano.

Os Clientes titulares de um cartão Flying Blue podem efectuar o pagamento com as suas Milhas depois de comprarem o seu bilhete na secção As minhas reservas do nosso website.

"Assento na dianteira da classe": assento localizado nas 2 a 4 primeiras filas da Classe Economy e cujos localização e número variam em função do tipo de avião.

"Assento Duo em fila de 2": assento na Classe Economy nos Voos de Longo Curso, localizado nas filas com 2 assentos. O Assento Duo em fila de 2 pode ser reservado individualmente.

Os Assentos Duo estão principalmente localizados:
  • na traseira dos Boeing 777 e 747, eventualmente, junto das casas de banho ou copas,
  • na dianteira dos Airbus 330 e 340.

"Assento Duo convés superior A380": assento na Classe Economy, localizado no convés superior dos A380 nas filas laterais. O Assento Duo convés superior A380 pode ser reservado individualmente.

"Seat Plus": assento na Classe Economy que oferece um espaço para as pernas superior à norma das referidas classes e que pode ser reservado por um Cliente nas condições definidas nas Presentes.
O Seat Plus pode estar situado:
  • ao nível das saídas de emergência (excepto no A340),
  • no convés superior, nas filas com maior espaço dos Boeing 747,
  • em determinadas filas para além das localizadas junto das saídas de emergência.

"Sítios da Internet": os sítios da Internet da Air France acessíveis em www.airfrance.com. Os países visados são os seguintes: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argélia, Argentina, Arménia, Áustria, Bélgica, Brasil, Bulgária, Canadá, Chile, China, Colômbia, Costa do Marfim, Croácia, Dinamarca, Egipto, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Grécia, Guadalupe, Guiana, Haiti, Hong Kong, Hungria, Índia, Indonésia, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Jordânia, Líbano, Luxemburgo, Madagáscar, Marrocos, Martinica, Maurícia, México, Nigéria, Noruega, Polinésia Francesa, Polónia, Portugal, República Checa, Reunião, Roménia, Rússia, Seicheles, Sérvia, Singapura, Síria, Suécia, Suíça, Tailândia, Tunísia, Ucrânia, Venezuela e Vietname.

"Voos de Longo Curso": Voo de Longo Curso com um número de voo AF e operado pela Air France que oferece a possibilidade de reservar uma Opção Assento.

"Voos de Curto ou Médio Curso": Voo de Curto ou Médio Curso com um número de voo AF e operado pela Air France que oferece a possibilidade de reservar uma Opção Assento.

2. Condições de Reserva de uma Opção Assento

2.1.1 Um Cliente pode comprar, mediante disponibilidade, uma Opção Assento em determinados Voos de Longo Curso da Air France:
  • aquando da compra do seu bilhete online,
  • após a compra do seu bilhete na secção As minhas reservas do nosso website,
  • aquando do seu check-in online (e, portanto, aquando da emissão do seu cartão de embarque),
  • em determinadas máquinas interactivas ou nos balcões de check-in de determinadas escalas.

No caso de um bilhete Prémio Flying Blue, o Cliente pode reservar uma Opção Assento depois de comprar o seu bilhete na secção As minhas reservas e aquando do seu check-in online.

O Cliente, titular de um bilhete de grupo, pode reservar uma Opção Assento aquando do seu check-in online e em determinadas máquinas interactivas ou nos balcões de check-in de determinadas escalas.

2.1.2 Um Cliente pode reservar um Seat Plus em determinados Voos de Curto e Médio Cursos da Air France:
  • aquando do seu check-in online (e, portanto, aquando da emissão do seu cartão de embarque),
  • em determinadas máquinas interactivas ou nos balcões de check-in de determinadas escalas.

No caso de um bilhete Prémio Flying Blue, o Cliente pode reservar uma Opção Assento depois de comprar o seu bilhete na secção As minhas reservas e aquando do seu check-in online.

O Cliente, titular de um bilhete de grupo, pode reservar uma Opção Assento aquando do seu check-in online e em determinadas máquinas interactivas ou nos balcões de check-in de determinadas escalas.

2.2 A Opção Assento é paga e apenas é proposta aos Clientes que viajem na Classe Economy para os Voos de Longo Curso. Para os Voos de Curto e Médio Cursos, apenas é proposta a Opção Assento "Seat Plus".

2.3 As crianças que viajem sozinhas e que beneficiem do serviço Kids Solo não podem comprar uma Opção Assento.

2.4 A Opção Assento é proposta em determinados Voos de Longo Curso e Curto ou Médio Curso da Air France nos websites acima definidos, em determinados aeroportos equipados com máquinas interactivas e nos balcões de check-in à partida de determinadas escalas.

2.5 O pagamento da Opção Assento pelo Cliente pode ser efectuado por meio de um dos seguintes cartões de pagamento: American Express, Mastercard/Eurocard, Visa, Diners, UATP e JCB.

Os Clientes titulares de um cartão Flying Blue podem efectuar o pagamento com as suas Milhas depois de comprarem o seu bilhete na secção As minhas reservas do nosso website.

Os membros BlueBiz podem utilizar os seus Blue Credits para pagar a Opção Assento.

2.6 A Air France irá envidar todos os esforços para respeitar a atribuição da Opção Assento reservada em conformidade com as presentes Condições. O Cliente é informado pelas Presentes de que a Air France poderá ser forçada, por razões operacionais associadas a requisitos de segurança ou irregularidades de exploração, a alterar, mesmo depois do embarque, a atribuição das Opções Assento.
Nessa eventualidade, a responsabilidade da Air France não será comprometida e o Preço da Opção Assento será reembolsado ao Cliente que não pôde usufruir da Opção Assento reservada em conformidade com as condições definidas nas Presentes, nos termos das modalidades definidas no artigo 4 abaixo.

2.7 Uma Opção Assento reservada por um Cliente é pessoal e intransmissível.

2.8 Uma Opção Assento reservada por um Cliente pode ser transferida para outro voo. Para isso, o Cliente deve entrar em contacto com o seu ponto de venda até 30 horas antes da partida do novo voo.

2.9 A reserva de uma Opção Assento pelo Cliente pode ser alterada, mediante disponibilidade, para comprar uma Opção Assento mais cara, aquando do check-in online, numa máquina interactiva no aeroporto ou num ponto de venda Air France. O Cliente deve então pagar a diferença de preço entre as 2 Opções Assento.

A alteração de uma Opção Assento para uma Opção Assento mais barata é autorizada junto das agências e centros de atendimento Air France. O cliente recebe então um crédito correspondente ao montante restante.

3. Condições de ocupação das Opções Assento

3.1 Ao reservar uma Opção Assento, o Cliente compromete-se a cumprir com todas as seguintes condições:
(i) o Cliente deve dispor da capacidade de contratar;
(ii) se o Cliente escolher uma Opção Assento situada junto das saídas de emergência, deverá ser capaz de ajudar em caso de evacuação e, portanto, cumprir com os critérios de atribuição definidos pela regulamentação aérea: essas Opções Assento estão reservadas a passageiros com liberdade de movimentos e capazes de entender as instruções de segurança.

Esta disposição tomada com vista a facilitar o rápido acesso às saídas de emergência, em caso de necessidade, exclui, em especial, a atribuição dos Seats Plus às seguintes pessoas:
  • passageiros com mobilidade reduzida (viajando ou não com um animal de estimação,
  • grávidas,
  • passageiros cuja corpulência (dimensões da cintura superiores a 135 cm) possa impedir o acesso às saídas de emergência,
  • bebés e crianças com idade inferior ou igual a 11 anos,
  • as crianças que viajem sozinhas e que beneficiem do serviço Kids Solo, independentemente da sua idade,
  • passageiros que viajem com um animal de estimação na cabina,
  • passageiros que não entendam nem o francês, nem o inglês.

As Opções Assento podem estar localizadas junto das copas ou casas de banho.

3.2 Aquando da reserva de uma Opção Assento, o Cliente compromete-se a fornecer à Air France informações exactas e a não efectuar qualquer reserva se não cumprir com as condições definidas nas Presentes. Caso contrário, a Companhia será obrigada a atribuir outro assento ao Cliente.

3.3. O Cliente que reserve uma Opção Assento apenas o pode fazer para si ou para uma pessoa que o tenha devidamente autorizado a reservar, em seu nome e por sua conta, uma Opção Assento, a seguir designado por "Passageiro Comitente". Neste último caso, o Passageiro Comitente reconhece ter lido e aceite as presentes Condições; o Cliente garante o cumprimento pelo Passageiro Comitente de todas as presentes Condições.

4. Condições de reembolso

4.1 O Cliente que tenha reservado uma Opção Assento apenas poderá obter o reembolso do Preço da Opção Assento nas seguintes hipóteses:
  • o voo para o qual tinha reservado uma Opção Assento foi cancelado e o Cliente não pôde usufruir da Opção Assento no voo de substituição,
  • a Opção Assento não lhe foi atribuída pela Air France, por razões operacionais associadas a irregularidades de exploração ou requisitos de segurança.

4.2 Poderá solicitar o reembolso do Preço da Opção Assento, preenchendo uma reclamação online acessível através da secção "Contactar-nos" do nosso sítio da Internet.

4.3 O Cliente que tenha reservado uma Opção Assento não poderá obter o reembolso do Preço da Opção Assento, em especial, na eventualidade de não ter respeitado ou cumprido com as condições definidas nas Presentes ou caso tenha comprado um bilhete para a Classe Economy e tenha usufruído de um upgrade para as Classes Premium Economy, Business ou La Première.

5. Diversos

Os Clientes titulares de um cartão Flying Blue usufruem das condições abaixo desde que tenham efectuado a sua identificação graças ao seu número de cartão aquando da compra do seu bilhete.
  • Os Clientes titulares de um cartão Flying Blue Platinum da AIR FRANCE e KLM ou de um cartão Club 2000* podem reservar gratuitamente uma Opção Assento.
  • Os Clientes titulares de um cartão Flying Blue Gold da AIR FRANCE e KLM podem reservar uma Opção Assento, usufruindo de um desconto de 50% na tarifa definida nas Presentes.
  • Os Clientes titulares de um cartão Flying Blue Silver da AIR FRANCE e KLM podem reservar uma Opção Assento, usufruindo de um desconto de 25% na tarifa definida nas Presentes.

Se não tiverem efectuado a sua identificação enquanto titulares de um cartão Flying Blue Club 2000* aquando da compra do seu bilhete, poderão reservar uma Opção Assento à tarifa definida nas Presentes.

* Ou Skipper

Condições de Reserva de uma Opção Assento nos voos KLM

1. AS OPÇÕES ASSENTO

1.1 Os voos intercontinentais KLM e os voos europeus KLM operados em Boeing 737 propõem assentos Economy Comfort no espaço Economy Comfort da Classe Economy, assentos com mais espaço para as pernas e assentos preferenciais na Classe Economy. A reserva de um destes assentos obriga ao pagamento de um suplemento e está sujeita a disponibilidade.

2. CONDIÇÕES DE RESERVA DE UMA OPÇÃO ASSENTO

2.1 Um Cliente pode reservar uma Opção Assento em determinados voos KLM:
  • aquando da compra do seu bilhete online,
  • após a compra do seu bilhete na secção As minhas reservas do nosso website,
  • aquando do seu check-in online (e, portanto, aquando da emissão do seu cartão de embarque),
  • em determinadas máquinas interactivas ou nos balcões de check-in de determinadas escalas.

No caso de um bilhete Prémio Flying Blue, o Cliente pode reservar uma Opção Assento depois de comprar o seu bilhete na secção As minhas reservas e aquando do seu check-in online.

O Cliente, titular de um bilhete de grupo, pode reservar uma Opção Assento aquando do seu check-in online e em determinadas máquinas interactivas ou nos balcões de check-in de determinadas escalas.

2.2 O pagamento da Opção Assento pelo Cliente pode ser efectuado por meio de um dos seguintes cartões de pagamento: American Express, Mastercard/Eurocard, Visa, Diners, UATP e JCB.

2.3 Os membros BlueBiz podem utilizar os seus Blue Credits para pagar a Opção Assento.

2.4 Os membros Flying Blue Platinum podem reservar, gratuitamente, um assento Economy Comfort, um assento com mais espaço para as pernas ou um assento preferencial. Os membros Flying Blue Gold e Silver podem reservar um assento Economy Comfort, um assento com mais espaço para as pernas ou um assento preferencial a preço reduzido. Para isso, os clientes devem iniciar sessão enquanto membros Flying Blue. Nos restantes casos, estes membros Flying Blue podem reservar um assento Economy Comfort, um assento com mais espaço para as pernas ou um assento preferencial ao preço normal.

2.5 Envidaremos os maiores esforços para satisfazer o seu pedido de atribuição de um assento Economy Comfort, um assento com mais espaço para as pernas ou um assento preferencial. No entanto, reservamo-nos o direito de atribuir ou reatribuir, a qualquer momento, um assento Economy Comfort, um assento com mais espaço para as pernas ou um assento preferencial, inclusive após o embarque, por motivos operacionais ou razões de segurança. A decisão final será tomada pelo pessoal do check-in e pela tripulação operacional no dia do voo.

2.6 Para poder comprar um assento Economy Comfort, um assento com mais espaço para as pernas ou um assento preferencial deve declarar que possui a autoridade legal para concluir este acordo e para, posteriormente, ser vinculado pelos termos e condições deste acordo.

2.7 Além disso, declara que todas as informações fornecidas por si para solicitar um assento específico são verdadeiras e exactas e que não efectua qualquer reserva especulativa, falsa ou fraudulenta. Declara igualmente que efectua uma reserva em seu nome ou em nome de uma pessoa pela qual está autorizado a agir. Essa pessoa deve igualmente cumprir com os critérios expostos no parágrafo 2.1.

3. Reembolso

3.1 Se não lhe tiver sido atribuído um assento Economy Comfort, um assento com mais espaço para as pernas ou um assento preferencial, pode obter um reembolso correspondente ao montante pago pela opção escolhida, para a parte visada da viagem.

Condições a cumprir para obter o reembolso de uma Opção Assento:
— foi transferido para outro voo:
  • a seu pedido e comprou uma Opção Assento no seu novo voo;
  • pela KLM, por motivos operacionais ou porque cancelámos o seu voo;
  • porque perdeu o seu voo de ligação, à chegada de um voo operado pela KLM, e não lhe foi atribuído um assento Economy Comfort, um assento com mais espaço para as pernas ou um assento preferencial no voo alternativo;

— alterámos o tipo de avião e não havia assentos Economy Comfort, assentos com mais espaço para as pernas ou assentos preferenciais disponíveis no voo alternativo;

— exercemos o nosso direito de atribuição ou reatribuição do seu assento Economy Comfort, do seu assento com mais espaço para as pernas ou do seu assento preferencial, antes ou depois do embarque, por motivos operacionais ou razões de segurança.

3.2 Poderá solicitar o reembolso do Preço da Opção Assento escolhida, preenchendo uma reclamação online acessível na secção "Contactar-nos" do nosso website.

3.3 Não será possível qualquer reembolso caso não cumpra com os critérios acima referidos.

4. Diversos

4.1 ASSENTOS ECONOMY COMFORT
Este serviço propõe-lhe assentos Economy Comfort quando esta opção está disponível. Com excepção do espaço adicional para as pernas e de uma maior inclinação do encosto, os serviços no espaço Economy Comfort são idênticos aos da Classe Economy. A restauração é, por exemplo, idêntica à restauração padrão da Classe Economy.

4.2 ASSENTOS COM MAIS ESPAÇO PARA AS PERNAS
Este serviço propõe-lhe assentos com mais espaço para as pernas na Classe Economy quando esta opção está disponível. Exceptuando esta característica, este produto não difere dos restantes produtos da Classe Economy. A restauração é, por exemplo, idêntica à restauração padrão da Classe Economy.
Informamo-lo de que, durante o seu voo, poderá haver passageiros sentados em frente aos Assentos com mais espaço para as pernas.

4.3 ASSENTOS PREFERENCIAIS
Este serviço propõe-lhe assentos preferenciais na Classe Economy quando esta opção está disponível. Os assentos preferenciais estão localizados do lado da janela ou do corredor, a seguir ao espaço Economy Comfort, bem como numa fila de 2 assentos. Informamo-lo de que determinados assentos não podem ser totalmente inclinados. Exceptuando esta característica, este produto não difere dos restantes produtos da Classe Economy. A restauração é, por exemplo, idêntica à restauração padrão da Classe Economy.

Condições de Venda da Escolha de um Assento Normal nos Voos de Longo Curso da Air France na Classe Economy

Preâmbulo

Qualquer Cliente pode seleccionar, gratuitamente, um Assento Normal em determinados Voos de Longo Curso da Air France, em função dos assentos ainda disponíveis:

a partir de 30 horas antes da partida do voo, aquando do seu check-in online (e, por conseguinte, da emissão do seu cartão de embarque), bem como no aeroporto, em determinadas máquinas interactivas ou nos balcões de check-in de determinadas escalas.

No entanto, se pretende dispor de uma selecção mais ampla ou caso deseje um assento específico, propomos-lhe reservar já o lugar da sua escolha. Este serviço pago está disponível para os Voos de Longo Curso da Air France. A reserva do Assento Normal está sujeita às presentes condições gerais.

Nota: este serviço não está disponível online para as famílias que viajem com uma criança com idade inferior a 2 anos.

1. Definições

Nas presentes Condições de Venda, as expressões e os termos abaixo indicados são definidos do seguinte modo:

"Air France": Société Air France, sociedade anónima de direito francês e com sede social em 45, rue de Paris, F-95747 Roissy CDG Cedex, França, inscrita no Registre du Commerce et des Sociétés de Bobigny com o número 420 495 178.

"Cliente": pessoa singular e maior de idade, com uma reserva num Voo de Longo Curso na Classe Economy, titular de um bilhete electrónico e que pretenda reservar um Assento Normal.
Recomenda-se a qualquer pessoa com mobilidade reduzida necessitando de serviços específicos que entre em contacto com o serviço Saphir (através da página "Contactar-nos" do nosso sítio da Internet) antes de reservar um Assento Normal.

"Classe Economy": zona do avião reservada aos clientes que pagaram uma tarifa económica.

"Escolha de um Assento Normal": possibilidade oferecida ao Cliente de reservar um Assento Normal nas condições definidas nas Presentes e mediante disponibilidade.

"Condições Gerais de Venda" ou "Condições" ou 'Presentes": as presentes Condições que definem as Condições de Venda da Escolha de um Assento Normal.

"Preço": o preço da Escolha de um Assento Normal está fixado em vinte* (20) euros (€), com todas as taxas incluídas.
* Ou o equivalente em moeda local nos sítios da Internet abaixo definidos; a tarifa é arredondada em função da taxa de câmbio das divisas.

Os Clientes titulares de um cartão Flying Blue podem efectuar o pagamento com as suas Milhas depois de comprarem o seu bilhete, na secção "As suas reservas" do nosso sítio da Internet.
Os membros BlueBiz podem efectuar o pagamento com os seus Blue Credits.

"Assento Normal": qualquer assento da Classe Economy, com excepção dos assentos vendidos enquanto Opções Assento (Assento na dianteira da classe, Assento DUO no convés superior do Airbus 380, Assento DUO em fila de 2 e Seat Plus).

"Sítios da Internet: os sítios da Internet da Air France acessíveis em www.airfrance.com. Os países visados são os seguintes: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argélia, Argentina, Arménia, Áustria, Bélgica, Brasil, Bulgária, Canadá, Chile, China, Colômbia, Costa do Marfim, Croácia, Dinamarca, Egipto, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Grécia, Guadalupe, Guiana, Haiti, Hong Kong, Hungria, Índia, Indonésia, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Jordânia, Líbano, Luxemburgo, Madagáscar, Marrocos, Martinica, Maurícia, México, Nigéria, Noruega, Polinésia Francesa, Polónia, Portugal, República Checa, Reunião, Roménia, Rússia, Seicheles, Sérvia, Singapura, Síria, Suécia, Suíça, Tailândia, Tunísia, Ucrânia, Venezuela e Vietname.

"Voos de Longo Curso": Voo de Longo Curso com um número de voo AF e operado pela Air France que oferece a possibilidade de reservar um Assento Normal.

2. Condições de reserva da Escolha de um Assento Normal

2.1 Um Cliente pode comprar, mediante disponibilidade, um Assento Normal em determinados Voos de Longo Curso da Air France.
  • Aquando da compra do seu bilhete online.
  • Após a compra do seu bilhete na secção "As suas reservas" do nosso sítio da Internet.

Determinados Clientes beneficiam da gratuidade da Escolha de um Assento Normal aquando da compra do seu bilhete ou, após a compra do seu bilhete, na secção "As suas reservas" do nosso sítio da Internet (consultar o Artigo 5).

2.2 O pagamento da Escolha de um Assento Normal pelo Cliente pode ser efectuado por meio de um dos seguintes cartões de pagamento: American Express, MasterCard/Eurocard, Visa, Diners, UATP e JCB.

Os Clientes titulares de um cartão Flying Blue podem efectuar o pagamento com as suas Milhas depois de comprarem o seu bilhete, na secção "As suas reservas" do nosso sítio da Internet.

Os membros BlueBiz podem utilizar os seus Blue Credits para reservar um Assento Normal.

2.3 A Air France irá envidar todos os esforços para respeitar a atribuição do Assento Normal reservado em conformidade com as presentes Condições. O Cliente é informado pelas Presentes de que a Air France poderá ser forçada, por razões operacionais associadas a requisitos de segurança ou a irregularidades de exploração, a alterar, mesmo depois do embarque, a atribuição do Assento Normal.
Nesta eventualidade, a Air France não irá assumir qualquer responsabilidade e o preço da Escolha de um Assento Normal será reembolsado ao Cliente que não pôde viajar no número de Assento Normal inicialmente reservado, de acordo com as condições definidas nas Presentes, em conformidade com as modalidades abaixo definidas no Artigo 4.

2.4 Um Assento Normal reservado por um Cliente é pessoal e intransmissível.

2.5 A Escolha de um Assento Normal reservado por um Cliente pode ser transferida para outro voo. Para isso, o Cliente deve entrar em contacto com o seu ponto de venda.

2.6 A reserva de um Assento Normal pelo Cliente pode ser alterada, mediante disponibilidade, para comprar outro Assento Normal do mesmo valor ou uma Opção Assento mais cara, aquando do check-in online, numa máquina interactiva no aeroporto ou num ponto de venda Air France. O Cliente deve então pagar a diferença de preço entre os 2 produtos.

3. Condições de ocupação dos Assentos Normais

3.1 O Cliente que reserve um Assento Normal apenas o pode fazer para si ou para uma pessoa que o tenha devidamente autorizado a reservar, em seu nome e por sua conta, um Assento Normal, a seguir designado por "Passageiro Comitente". Neste último caso, o Passageiro Comitente reconhece ter lido e aceitado as presentes Condições; o Cliente garante o cumprimento pelo Passageiro Comitente de todas as presentes Condições.

4. Condições de reembolso

4.1 O Cliente que tenha reservado um Assento Normal apenas poderá obter o reembolso do Preço da Escolha de um Assento Normal nas seguintes hipóteses:
  • o voo para o qual tinha reservado um Assento Normal foi cancelado e o Cliente não pôde usufruir do mesmo número de Assento Normal no voo de substituição,
  • o mesmo número de Assento Normal não lhe foi atribuído pela Air France, por razões operacionais associadas a irregularidades de exploração ou requisitos de segurança.

4.2 O Cliente poderá solicitar o reembolso do Preço da Escolha de um Assento Normal, preenchendo um pedido online acessível na página "Contactar-nos" do nosso sítio da Internet.

4.3 O Cliente que tenha reservado um Assento Normal não poderá obter o reembolso do Preço da Escolha de um Assento Normal, na eventualidade de ter usufruído de um Upgrade para as Classes Premium Economy, Business ou La Première, se tiver comprado um bilhete para a Classe Economy.

5. Diversos

5.1 Os Clientes titulares de um cartão Flying Blue Platinum da AIR FRANCE e KLM, um cartão Club 2000*, um cartão Flying Blue Gold da AIR FRANCE e KLM, um cartão Flying Blue Silver da AIR FRANCE e KLM podem reservar, gratuitamente, um Assento Normal desde que tenham efectuado a sua identificação enquanto tais aquando da reserva. Esta gratuidade é igualmente aplicada aos acompanhantes de viagem que constem do mesmo dossiê de reserva.

Se não tiverem efectuado a sua identificação enquanto titulares de um cartão Flying Blue aquando da compra do seu bilhete, poderão reservar um Assento Normal à tarifa definida nas Presentes.
* Ou Skipper

5.2 Os Clientes com uma reserva numa classe de reserva flexível (Y, B ou M) beneficiam da gratuidade da Escolha de um Assento Normal.

5.3 Os clientes com mobilidade reduzida beneficiam da gratuidade do Assento Normal.
Os clientes com mobilidade reduzida, identificados enquanto tais junto dos nossos serviços, beneficiam da gratuidade do Assento Normal.

5.4 As crianças que viajem sozinhas e que usufruam do serviço Kids Solo podem reservar, gratuitamente, um Assento Normal.

5.5 Serão atribuídos, gratuitamente, Assentos Normais, até 2 dias antes da partida do voo, às famílias que viajem com crianças (com idade inferior ou igual a 11 anos). A Air France irá envidar os maiores esforços para que as famílias disponham de assentos lado a lado, se todos os membros da família constarem do mesmo dossiê de reserva. A localização dos assentos será comunicada aquando da emissão dos cartões de embarque.
return to top of page