48 horas de Bordeaux a Biarritz

Publicado em 

48 horas de Bordeaux a Biarritz

A grande viajante Alice Roman se presenteia com umas férias de Bordeaux a Biarritz, sob o sol da Aquitaine e do País Basco, e nos conta seu périplo e quais são seus estabelecimentos preferidos.

48 horas de Bordeaux a Biarritz

O perfume inebriante do L'Estacade

18h35 – No aeroporto de Bordeaux-Mérignac, com minha mala na mão, aluguei um carro que mantive durante toda minha estadia no sudoeste da França. Depois de alguns minutos de estrada, deixei minha bagagem no hotel e, em seguida, fui ao Boulevard Aliénor d'Aquitaine. De frente para a Place de la Bourse, uma vasta cabana de madeira e zinco em palafitas perfuma a margem direita da cidade com um saboroso buquê. Inclino-me sobre o guarda-corpo do L'Estacade, pensativa. Na cozinha, Frédéric Montemont e Jean-Marie Esposito estão ocupados, enquanto os perfumes marinhos – uma "marinière” de conchas e mariscos ou ostras da bacia de Arcachon – já começam a preencher este lugar excepcional. O terraço panorâmico me oferece uma vista deslumbrante da Garonne e seu diversos passeios: o sol se põe no horizonte e cora com seus últimos raios as calmas águas do rio.

L'Estacade
Quais de Queyries
33100 Bordeaux
+33 (0)5 57 54 02 50
www.estacade-restaurant.com

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

48 horas de Bordeaux a Biarritz

A excelência do Grand Hôtel de Bordeaux & Spa

23h40 – Já é hora de ir para o meu hotel. Encontro-me com Yves Parlier para uma agradável travessia de balsa à noite. Desembarcando na margem oposta, ando algumas centenas de metros. Tesouro da hotelaria de Bordeaux, o Grand Hotel de Bordeaux & Spa situa-se orgulhosamente na Place de la Comedie e, atrás de uma luxuosa fachada de pedra, esconde um palco feito de grossas cortinas de veludo, um mobiliário avermelhado e pisos de mármore. Fico fascinada pelo lugar e fico ansiosa com a ideia de saborear os pratos do famoso chef britânico Gordon Ramsay. Amanhã, poderei experimentar seu foie gras salteado com lavanda ou seu linguado assado com manteiga de algas.

Grand Hôtel de Bordeaux & Spa
Place de la Comédie
33000 Bordeaux
+33 (0)5 57 30 44 44
bordeaux.intercontinental.com

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

48 horas de Bordeaux a Biarritz

No tempo e no espaço da Cidade do Vinho

O dia seguinte, 9h45 – Mal acordei, preparo-me para sair. No Quai de Bacalan, a Cidade do Vinho oferece uma abordagem envolvente e sensorial dos vinhos tintos, rosés e brancos, no coração de uma arquitetura inovadora. Por trás das linhas curvas de sua estrutura, o impacto ambiental do edifício é dominado. Passeio pelos jardins adjacentes, aprendo com as exposições temporárias e a sala de leitura, folheio o programa de concertos, espetáculos e projeções, participo de um workshop de degustação do alto do mirante. Saboreio este encontro único entre todas as idades, culturas e civilizações. Ao final da visita, permito-me sonhar: e se, durante outra viagem, eu fizesse uma excursão por uma das seis rotas do vinho? Médoc, Sauternes, Saint-Émilion, Blaye e Bourg… Do jeito que eu quiser!

La Cité du Vin
134-150, quai de Bacalan
33300 Bordeaux
+33 (0)5 56 81 38 47
www.laciteduvin.com/fr

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

48 horas de Bordeaux a Biarritz

Um refinado desvio pela “Rue Gourmande”

13h10 – No centro histórico de Bordeaux, a “Rue Gourmande”, que se estende entre os bairros de Saint-Michel e Sainte-Croix, enaltece a cidade com o instinto louco de Jean-Pierre Xiradakis. Verdadeira instituição de Bordeaux, a identidade desta famosa rua assume seu significado em 2011, enquanto um talentoso empresário desenvolve várias marcas da gastronomia: bistrôs, terraços, mesas cretenses, mercearias, bares, adegas e pousadas coexistem entre tradição e diversidade culinária. Fundado em 1968, La Tupina, citado entre os melhores restaurantes do mundo pela Herald Tribune e The Times, é o orgulho deste embaixador da culinária local. Depois de me deleitar com uma sublime galinha basca, passeio entre as fachadas claras da rua Porte de la Monnaie e observo o império das delícias edificado pela audácia e desejo de um homem.

La “Rue Gourmande”
Rue Porte de la Monnaie
33800 Bordeaux
+33 (0)5 56 91 56 37
www.latupina.com

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

48 horas de Bordeaux a Biarritz

Da rua Sainte-Catherine à Place de la Bourse

15h – No cruzamento das principais artérias da cidade, a rua Sainte-Catherine reina suntuosa nas avenidas comerciais da Europa: 1.250 metros de pavimentação e dezenas de lojas. No passado, açougueiros e moleiros vendiam carne e farinha até meados do XVII, o campo dos “Ormistes” e o dos “Bien intentionnés” (bem intencionados) não entravam em briga nesta rua. Decido descer a rua animada por coloridas barracas em fevereiro e julho, durante a feira bianual de Bordeaux. Continuo minha caminhada em direção à Place de la Bourse, onde três séculos de história se refletem no maior espelho d'água do mundo. Em um impulso imprudente, abandono minhas sandálias aos pés das "Três Graças" e junto-me às crianças para me refrescar em sua enorme banheira.

Promenade Sainte-Catherine
Rue Sainte-Catherine
33000 Bordeaux
+33 (0)5 56 48 57 01
www.promenade-sainte-catherine.com/fr

Place de la Bourse
33000 Bordeaux
+33 (0)5 56 10 20 30
www.bordeaux.fr/l3293

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

48 horas de Bordeaux a Biarritz

Passando por Arcachon e Seignosse

17h30 – Pulo no meu carro com direção a Arcachon! Lindas casas antigas nos portos voltados para a ostreicultura, barcos de pesca para iates, praias de areia branca com autênticas cabanas, a bacia do Arcachon é um tesouro natural, sujeito a acessos de raiva da água e aos caprichos de homem. Faço uma pequena parada em uma casinha impregnada pelo odor de ostras; degusto uma, duas, sete ostras! Talvez eu deva continuar o meu passeio. Agora vou petiscar em Seignosse. Caminho por entre as casas com fachada de madeira e as fachadas brancas das lojas de Landes. Saboreio um pedaço de bolo basco com cerejas ao longo da Lagoa Negra, depois continuo meu caminho até Biarritz, rainha das praias e praia dos reis.

Bacia do Arcachon
Escritório de Turismo de Arcachon
Esplanade Georges Pompidou
33120 Arcachon
+33 (0)5 57 52 97 97
www.arcachon.com
www.bassin-arcachon.com

Lagoa Negra
Entre Seignosse e Tosse
seignosse-tourisme.com
www.reserves-naturelles.org/etang-noir

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

48 horas de Bordeaux a Biarritz

Esplendor e maravilhas no Hôtel du Palais

22h20 – Adentro o majestoso hall do Hôtel du Palais, uma vitrine de esplendor no Oceano Atlântico. Memória de Eugenia de Montijo, esposa de Napoleão III, a residência mantém um estilo elegante do Segundo Império e, desde o séc. XIX,
adquiriu o status de vitrine da cidade balneário por sua elegância e pelo luxo de sua decoração. Sob os afrescos dos tetos, penteadeiras peroladas e candelabros, os passos das dançarinas nos bailes imperiais ainda ressoam nos vastos salões do palácio, ao som das orquestras ciganas e dos cânones das três guerras. Exausta, deito-me sob os lençóis imaculados da minha ampla cama e, em alguns segundos, estou nos braços de Morfeu.

Hôtel du Palais
1, avenue de l'Impératrice
64200 Biarritz
+33 (0)5 59 41 64 00
www.hotel-du-palais.com

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

48 horas de Bordeaux a Biarritz

Do take-off ao cut-back da costa basca

O dia seguinte, 8h20 – Com suas lindas aldeias de pescadores, cuja discrição é o charme, Biarritz tornou-se um destino famoso que a realeza escolheu para se aposentar... Figura cosmopolita e exuberante do País Basco, a arquitetura da cidade reflete seu passado glorioso e o crescimento do turismo. As falésias íngremes abraçam as vastas planícies de areia e repousam, selvagens, diante de um mar conturbado por frequentes tempestades. Ao largo da costa basca, surfistas e suas pranchas vão à procura de onda. Determinada, por minha vez, a enfrentar as ondas, junto-me a um grupo de iniciantes. Vestida com uma combinação adaptada e uma roupa de banho, meu instrutor me empresta uma prancha de espuma. Como aluna assídua, estou ali na praia, pronta para chegar ao final, como o herói do filme Point Break, “uma onda do inferno”.

École du Surf Français
56, rue de Madrid
64200 Biarritz
+33 (0)5 59 41 11 18
www.ecole-de-surf-biarritz.fr

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

48 horas de Bordeaux a Biarritz

Viagem sensorial pelos mercados de Biarritz

12h30 – Como é bom deixar minha roupa de surf e deitar-me na areia quente. A aula foi cansativa! Decido ir aos mercados de Biarritz. Etapa essencial da minha curta estadia, percorro becos perfumadas do templo da gastronomia local, tentada pela omelete de trufas da Maison Balme, pela pescada e o linguado de Christophe Beury e as especialidades nipônicas de Caro Sushi. Termino me presenteando com alguns queijos do local e frutas da estação, e cedo ao delicioso chamado dos frios bascos e espanhóis.

Halles de Biarritz
Rue des Halles
64200 Biarritz
halles-biarritz.fr

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

48 horas de Bordeaux a Biarritz

Encontro secreto no Surfing

16h10 – Terra dos atletas no coração de Biarritz, o restaurante Le Surfing parece preso na areia, a alguns metros da costa com suas conturbadas ondas. As pranchas e cartazes, que revestem as paredes e o teto, dão à cidade uma atmosfera californiana. Sento-me à uma mesa no terraço da cervejaria, admirando o oceano. Peço uma sangria e me presenteio com um belo prato de comida mexicana. O conjunto é simplesmente delicioso. No início da noite, a luz do dia dá ao céu tons alaranjados, e eu me lembro que está quase na hora de eu partir. Deixo esta terra de água e areia prometendo voltar o mais rápido possível.

Le Surfing
9, boulevard du Prince de Galles
64200 Biarritz
+33 (0)5 59 24 78 72
www.lesurfing.fr