48 horas em Porto

Publicado em 

48 horas em Porto

A viajante Alice Roman se presenteia com uma estada de 48 horas na dinâmica e criativa Porto, segunda maior cidade de Portugal, e nos conta seu itinerário e endereços preferidos.

48 horas em Porto

Chegada ao hotel Pestana Vintage Porto, de frente para o rio

17 horas - Instalada com conforto no meu quarto, admiro as idas e vidas dos barcos que navegam no Douro. A vista do cais, do outro lado da rua, é apaziguadora. Essa foi a razão pela qual escolhi este hotel: é o único da cidade que pode me oferecer esse visual, no centro de Ribeira, bairro histórico, animado e popular. No exterior, o prédio conserva o estilo típico dos prédios históricos coloridos, característicos da arquitetura portuguesa; e, no interior, seu estilo vintage revisitado recentemente pela designer lisboeta Cristina Matos, me transporta diretamente para os anos 1950. Adoro a seleção de mobiliário antigo aqui e acolá, ao lado de outras modificações perfeitas. No único quarto no térreo, retomo a ideia de galeria de retratos, combinados com acessórios de design que contrastam com as paredes de pedra.

Pestana Vintage Porto
Praça da Ribeira 1
4050-513 Porto
+351 22 340 2300
www.pestana.com

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

48 horas em Porto

Visita às caves de Graham's

18 horas - Na chegada, entro no clima fazendo o que há de mais importante: degustar um porto. Posso escolher entre o Graham's Six Grapes, o 30 Years Old Tawny, o 2000 Vintage Port e o Dow's Vintage 1985. Tive o cuidado de reservar a visita - emocionante - às adegas em que o melhor vinho do porto dorme em mais de 2.000 barris de carvalho... silêncio! Não podemos acordar o vinho maravilhoso que está dormindo.

Graham's 1890 Lodge
Rua do Agro 150, Vila Nova de Gaia
4400-281 Porto
+351 22 377 6484
www.grahams-port.com

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

48 horas em Porto

Jantar no restaurante Ode Porto Wine House 

20 horas - Estou ansiosa para "degustar" a cidade, porque sua gastronomia e seu vinho me dizem muito sobre quem ela é. Vou ao Ode Porto Wine House, pela sua autenticidade. Vigas aparentes, muros de pedra ocre e pequenas mesas de ardósia deixam o ambiente acolhedor, na mesma medida que a hospitalidade atenciosa. À la carte, encontro o que estava procurando: uma carta que reflete os desejos do chef pelos sabores locais e por pratos tradicionais, privilegiando ingredientes orgânicos. No menu, alheira (salsichão) de porco Bizaro, polvo mole com batatas assadas, espinafre e molho de tomate.

Ode Porto Wine House
Largo do Terreiro 7
4050-603 Porto
+351 913 200 010

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

48 horas em Porto

Fim de noite no centro de Porto

23h00 – Para terminar a noite, vou ao Aduela Taverna-Bar. À sombra da oliveira que se dobra sob o pequeno terraço, perto da antiga Porto, podemos beber sangria de morango. Um momento raro. Sinto-me bem aqui, longe do caos turístico. Os acompanhamentos que me são propostos têm um ar apetitoso e, ao meu redor, a clientela está animada... mas na medida certa.
Um grupo da mesa ao lado me indica o também elegantePausa Bar, um pouco mais distante, para saborear um coquetel, sentada em um dos bancos de couro. Se eu quiser dançar um pouco, me indicam o Maus Hábitos, um espaço cultural de ambiente boêmio, decorado com objetos antigos. Parece que o lugar é inusitado. Eu apenas agradeço. A dez minutos, vou ouvir um concerto. A cada noite, a programação é diferente.

Aduela Taverna-Bar
Rua Oliveiras 36
4050-448 Porto
+351 22 208 4398

Pausa Bar
Rua Jose Falcao 82
4050-315 Porto
+351 91 675 1359

Maus Hábitos
Rua Passos Manuel 178, 4° Piso
4000-382 Porto
+351 93 720 2918
www.maushabitos.com

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

48 horas em Porto

Café da manhã no Café Majestic

9h30 – A fachada de mármore não mudou. Desde 1921, os intelectuais do Porto adotaram o hábito de se encontrar no Majestic para um café. Até hoje, ainda é um grande sucesso e, durante as horas de alta frequência, é preciso esperar na fila para ter acesso à parte interna. Apesar dessa joia de art déco ser muito conhecida entre os turistas, ela sempre atraiu sua clientela local, acostumada com as salas históricas e os espelhos estilo Belle Époque. Entusiasta da art nouveau, logo reconheci as poltronas de couro, os lustres típicos e as lâmpadas de teto bem pintadas. Depois de me acomodar, pedi um café com um delicioso pastel de nata, este pequeno pudim cercado de massa folhada crocante. Que momento divino! Durante alguns minutos, a conversa ambiente até mesmo se esvai. Fui transportada para os anos 1920, na época em que muitos escritores frequentavam o local para conversar ou meditar por horas a fio.

Café Majestic
Rua Santa Catarina 112
4000-442 Porto
+351 22 200 3887
www.cafemajestic.com

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

48 horas em Porto

Visita à Catedral de Porto

11 horas - Mais comumente chamada de Sé de Porto, essa catedral é uma igreja fortaleza do século XII em pleno centro histórico. Apesar de seu estilo imponente e das inúmeras modificações realizadas, o maravilho claustro revestido de azulejos persiste. É uma maravilha! É também diante do altar de prata e da roseta do século XVIII que meu olhar repousa. Eles são lindíssimos.
Se a construção da catedral começou no início do século XII e foi concluída no século seguinte, a capela principal foi completamente reconstruída no século XVIII.
Os afrescos que ornam seus muros foram pintados por Niccoló Nasoni, artista e arquiteto toscano que conheceu a glória em Portugal. No interior, não me canso de contemplar as vigas e abóbadas de granito, que ainda são originais.
Além da arquitetura, a catedral também vale pela sua localização. Ela domina Porto, oferecendo uma paisagem incrível dos telhados da cidade e das ruelas típicas.

Terreiro da Sé
4050-573 Porto

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

48 horas em Porto

Almoço no restaurante das cavas Taylor's

13 horas - Em Porto, eu precisava conhecer a história do vinho do Porto. Com a visita à adega, ontem, me sinto bem informada. O suficiente para apreciar outras degustações. Esse é certamente um dos melhores locais da cidade para isso. Do alto de seus três séculos de existência, essa respeitosa cave é simplesmente uma das mais antigas da região. É no terraço ao ar livre do restaurante recém reformado que me sento para degustar uma harmonização com vinho (linguini de beterraba com endívias grelhadas acompanhado de uma taça de Quinta do Vale Melão), apreciando a paisagem espetacular da cidade velha.

Taylor's PortRua do Choupelo 250
4400-088 Porto
+351 22 374 2800
www.taylor.pt

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

48 horas em Porto

Visita à Livraria Lello, um mundo de livros

15 horas - Antes de entrar, olho para cima e vejo as duas imagens que enquadram a grande janela da fachada: a Arte e a Ciência. Desde 1906, essa biblioteca, de beleza ornamental incontestável, passou a ser a “casa das letras” de todos os intelectuais e romancistas da cidade, que vinham folhear páginas de livros raros. Desde então, essa joia da arquitetura neogótica, que abriga o templo da cultura literária do Porto (mais de 60.000 publicações em um catálogo informatizado), permaneceu intacta.
Vejo-me entre bibliófilos, estudantes e intelectuais. Diante da sublime escadaria central, entre antigos grifos e estantes de madeira, abro alguns livros. Aqui, estão pepitas comoos três volumes de Oito séculos de arte portuguesa, de Reynaldo dos Santos, ou a primeira edição em réplica deOs Lusíadas, a epopeia de Luís de Camões (1572), que são preciosamente conservadas no escritório deAntero Braga, o guardião do templo! A escritora britânica J. K. Rowling se inspirou no lugar para criar "Hogwarts", a escola de feiticeiros. Alguns jovens fãs da série Harry Potter têm pressa na entrada para conhecer o local. 

Livraria Lello
Rua das Carmelitas 144
4050-161 Porto
+351 22 200 2037
www.livrarialello.pt

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

48 horas em Porto

Pausa gourmet na confeitaria: Leitaria Quinta do Paço

17 horas - Saindo com um bom livro, decido me dar uma pausa adocicada para folhear tranquilamente suas páginas. Só tenho a dificuldade de escolha: as diversas "pastelarias" de Porto dão continuidade ao hábito delicioso de uma pausa para o café em uma pastelaria. Para isso, escolhi a melhor, a Leitaria Quinta do Paço, que existe desde 1920. Os doces exibidos nas suas vitrines são uns mais apetitosos do que os outros, especialmente aqueles baseados em pâte à choux e chantili da casa, conhecidos em toda a cidade. O éclair (também chamado de "bomba de chocolate" no Brasil) mais conhecido é o "doce do Porto ", com chantili e chocolate ao leite; no entanto, tenho uma queda por éclair de frutas vermelhas.

Leitaria Quinta do Paço
Praça Guilherme Gomes Fernandes 47
4050-293 Porto
leitariaquintadopaco.pt

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

48 horas em Porto

Jantar no restaurante Euskalduna Studio

20 horas - Me ofereço um jantar no "Basco"! Tradução da palavra " Euskalduna ". Adoro a atmosfera intimista e sofisticada deste estabelecimento com serviço impecável. Decido me instalar junto ao balcão de mármore verde para jantar. Escolho o menu "degustação", que é composto de dez destaques: dez pratos da tradicional cozinha portuguesa, revisitados com orgulho, inteligência e criatividade pelo chef Vasco Coelho Santos, que se sucedem e oferecem sempre os sabores mais surpreendentes. A cada um dos pratos que são postos na minha frente, o garçom explica os novos conceitos e os métodos de experimentação do chef. As opções são alteradas regularmente, conforme as estações do ano e a disponibilidade dos ingredientes nas barracas de feira. Como "grand finale", tenho direito a uma sobremesa inesquecível: rabanada com sorbet coberta por sementes de abóbora.

Euskalduna Studio
Rua de Santo Ildefonso 404
4000-466 Porto
+351 93 533 5301
www.euskaldunastudio.pt

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

48 horas em Porto

Celebrar na Galeria de Paris

22 horas - Artéria histórica da cidade, todas as noites acolhe os notívagos em busca de distração. Bares e restaurantes modernos, onde reina um ambiente sempre alegre e amistoso, se justapõem. Do lado de fora, nas calçadas, a multidão se cruza e entrecruza durante toda a noite. Depois de uma jornada repleta de passeios e visitas na cidade, paro por aqui, com o coração aberto ao desconhecido. São diversos endereços de pequenos restaurantes. Escolho fazer uma parada na Galeria de Paris, onde todo o charme da antiga loja de tecidos que outrora ocupava o mesmo espaço foi mantido. Calma de dia, à noite fica bastante animada e se mostra um dos estabelecimentos preferidos dos portuensespara festejar. Diversão garantida!

Galeria de Paris
4050-284 Porto

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

48 horas em Porto

Casa da Música, tudo pela música!

10 horas - O projeto nasceu em 1999, quando Porto se preparava para se transformar na capital europeia da cultura (2001). Hoje, a Casa da Música destoa da arquitetura tradicional da cidade. Próxima ao centro histórico, no bairro da Boavista, a Casa da Música rapidamente se transformou no símbolo moderno da cidade. Vim assistir a um concerto sinfônico, contudo, o local oferece programas diversificados e você também pode passar noites no estilo clubbingou simplesmente fazer um passeio deslumbrante. Se a fome bater, a Casa da Música dispõe de um restaurante excelente, aberto na hora do almoço e do jantar, onde você também pode escutar música, é claro.

Casa da Música
Avenida da Boavista 604-610
4149-071 Porto
+351 22 012 0220
www.casadamusica.com

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

48 horas em Porto

Comer e Chorar por Mais, a mercearia de outrora

11 horas - Frequentada principalmente por uma clientela habitual, esta mercearia fina não é uma armadilha para turistas. Em uma decoração com muito estilo anos 1900, o gourmet encontra aqui diversos produtos, principalmente uma grande variedade de queijos, presuntos portugueses suspensos em seus ganchos, cestos cheios de linguiças e chouriços, mel, frutas secas ou até mesmo óleo de oliva de primeira qualidade, todos dispostos nas prateleiras e no balcão. Em um canto da loja, os pães tradicionais nos remetem ao padeiro do passado, enquanto na adega de vinhos, o mercador sugere a melhor garrafa para acompanhar uma francesinhaou seu prato de charcutaria. Ao sair da loja, entendo melhor o significado do nome deste lugar mágico: "comer e chorar por mais".

Comer e Chorar por Mais
Rua Formosa 300
4000-248 Porto
+351 916 641 607
www.comerechorarpormais.com

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

48 horas em Porto

Delícia típica no Brasão: a Francesinha

13 horas - Entre os muros de pedra e vigas de madeira bruta, a Cervejaria Brasão enche os pratos e os corações com uma grande generosidade. No bar central, me instalo em uma das pequenas mesas para descobrir a Francesinha, especialidade típica do Porto. Reza a lenda que um português imigrante na França teria achado o famoso "croque-monsieur" insípido. Para deixá-lo mais saboroso, o lusitano criativo decidiu rechear o sanduíche do seu jeito. É, portanto, um tipo de croque-monsieur preparado à base de fatias de pão branco cobertas com fatias de queijo entre as quais se intercalam carne de gado, presunto, linguiça de porco defumada temperada com alho e páprica e mortadela... tudo gratinado no forno e acompanhado por um molho à base de alho, de tempero picante, polpa de tomate, carne e, claro, vinho do porto. Rico e generoso, igual a Portugal!

Cervejaria Brasão
Rua de Ramalho Ortigão 28
4000-407 Porto
+351 934 158 672
www.brasao.pt