5 ideias de fins de semana para o feriado de 14 de julho

Publicado em 

5 ideias de fins de semana para o feriado de 14 de julho

As comemorações do Dia da Bastilha em 14 de julho são a oportunidade dos sonhos para uma viagem pela França.

Em 14 de julho de 1789, uma agitação sem precedentes tomou conta de Paris. A Bastilha, então prisão do Estado do rei Luís XVI, foi tomada e destruída por milhares de revoltados. Ao som de tambores e tiros de canhão, esse acontecimento marcaria um dos principais momentos da Revolução Francesa. Quase um século mais tarde, em 1880, 14 de julho se tornaria oficialmente o dia da festa nacional. Desde então, as cerimônias parisienses são palco de um imenso desfile militar pela Champs-Élysées, na presença dos mais altos oficiais do Estado, e de fogos de artifício deslumbrantes lançados da Torre Eiffel. A isso se acrescentam os bailes populares e shows organizados em diferentes pontos da cidade. Porém, como era de se esperar, 14 de julho não é comemorado apenas na Cidade Luz. Por toda a França, esse fim de semana prolongado ecoa como uma promessa de festas ilimitadas e um caldeirão pirotécnico e mágico. Selecionamos 5 destinos para que você não se arrependa de ter saído da capital e abdicado das comemorações à la parisiense. Basta seguir o guia!

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

5 ideias de fins de semana para o feriado de 14 de julho

Bordeaux: desfile militar alternativo

Se para você a festa de 14 de julho rima com desfile militar, pegue o caminho da Aquitaine, ou mais precisamente da Praça de Quinconces, em Bordeaux. A cada ano, é lá o ponto de encontro tradicional das tropas em grande aparato. A cerimônia se inicia às 18h, com a preparação dos esquadrões e a entrega das medalhas de condecoração, depois continua com o desfile militar – a pé, motorizado e aéreo – e o salto dos paraquedistas da Escola de Tropas Aerotransportadas de Pau. Para o encerramento, há a prestação musical dos paraquedistas e das forças aéreas em frente às tribunas oficiais. Além disso, entre o espetáculo pirotécnico lançado do rio Garonne e os bailes dos corpos de bombeiros (de Ornano e Benauge), você não terá tempo de descansar durante o fim de semana. Também não se esqueça de visitar a nova Cité du Vin e jantar em um dos restaurantes da famosa “Rue Gourmande” (“Rua Glutona”).

Desfile militar
Place des Quinconces
33000 Bordeaux

La Rue Gourmande
Rue Porte de la Monnaie
33800 Bordeaux
www.latupina.com

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

5 ideias de fins de semana para o feriado de 14 de julho

Cap d'Agde: capital dos fogos de artifício

Não é somente em Paris que os fogos de 14 de julho são grandiosos. Há muitos anos, no Cap d'Agde, estação balneária conhecida do departamento de Hérault, não é um, mas sim cinco fogos de artifício imensos que alegram os turistas entre 10 e 14 de julho, a partir das 23h. Na noite do Dia da Bastilha, o porto do Cap d'Agde vibra com um turbilhão de cores vivas e o barulho das explosões. Dia 10 de julho, o espetáculo acontece no nível do Mail de Rochelongue, dia 11 no Village Naturiste, dia 12 em frente ao Château Laurens e, dia 13, no nível da foz do rio Hérault. Se você gosta de tranquilidade, suba a pé até o alto do monte Saint-Loup. As crianças adoram o passeio e a vista dos fogos do Cap d'Agde é única... Na noite de 14 de julho, é possível admirar até mesmo os dos municípios vizinhos.

Festival de fogos de artifício
34300 Le Cap d'Agde
France

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

5 ideias de fins de semana para o feriado de 14 de julho

Lyon: as guinguettes do 9° arrondissement

No âmbito do festival “Tout L'Monde Dehors !”, – que acontece diariamente durante o verão na capital dos gauleses e inclui mais de 300 eventos culturais e festivos em 90 lugares – você está convidado para conhecer as famosas guinguettes do 9° arrondissement em 14 de julho. Nesse dia, a comemoração popular e musical atrai crianças e adultos para um momento festivo e bucólico no parque Roquette, propondo uma programação musical variada, atividades infantis, espaço de relaxamento, comidas... Com um ambiente amistoso e espírito retrô, as guinguettes têm esse algo mais que alegra as pessoas. Planeje também um passeio pelo bairro histórico de Lyon e seus simbólicos traboules (passagens), a visita da Catedral Saint-Jean-Baptiste ou da Basílica Notre-Dame de Fourvière, um jantar em um dos vários bouchons (restaurantes típicos) de Lyon, e o seu fim de semana será perfeito.

As guinguettes do 9° arrondissement
Parc Roquette
Rue Roquette
69009 Lyon

Cathédrale Saint-Jean-Baptiste
Place Saint-Jean
69005 Lyon

Basilique Notre-Dame de Fourvière
8 Place de Fourvière
69005 Lyon

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

5 ideias de fins de semana para o feriado de 14 de julho

Cordes-sur-Ciel: viagem no tempo dos falcoeiros

A cerca de 80 quilômetros de Toulouse, aproveite suas férias em Cordes-sur-Ciel, mergulhando em épocas pré-revolucionárias... e ainda mais longe no passado. Criada em 1971 para comemorar os 750 anos da cidade, a Festa Medieval do Grande Falcoeiro traz à tona, a cada edição, o período da Idade Média. Durante dois dias, 14 e 15 de julho, os espetáculos se encadeiam ao som do cavalgar de cavalos associado ao dos tamborins, gaitas de fole e alaúdes. Desfiles durante o dia, e a noite iluminados com tochas, saynètes, shows, bailes, espetáculos pirotécnicos, bem como jogos e atividades infantis. Para a hospedagem, além dos diversos hotéis e pousadas de Cordes-sur-Ciel, a Festa Medieval do Grande Falcoeiro também propõe um espaço de acampamento medieval!

Fêtes du Grand Fauconnier
81170 Cordes-sur-Ciel
www.grandfauconnier.com

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

5 ideias de fins de semana para o feriado de 14 de julho

Carhaix: o Festival Vieilles Charrues celebra a liberdade

Entre 13 e 16 de julho, pegue a direção de Carhaix-Plouguer, a uma hora de estrada de Brest no departamento de Finistère, e mais precisamente de Kerampuilh. Mesmo que o público não entoe “Ah, ça ira, ça ira !”, nem mesmo “La Carmagnole”,– canções revolucionárias francesas –, ainda assim é uma brisa musical de inspiração rebelde que sopra no local. Anualmente durante quatro dias, mais de 200.000 apaixonados por música chegam com suas malas – e cabana – em meio aos montes de Arrée. Desde 1992, o Vieilles Charrues, festival mais emblemático da Bretanha, acolheu nomes de prestígio, dos quais Miossec, Nougaro, James Brown, The Blues Brothers, Massive Attack, Patti Smith e The Cure. Neste verão, Jean-Michel Jarre, Kery James, Phoenix, Vianney, Wax Tailor e Paolo Conte, entre outros artistas renomados, se apresentarão nos três palcos, realçando à sua maneira a festa de 14 de julho.

Les Vieilles Charrues
Site de Kerampuilh
29270 Carhaix-Plouguer
www.vieillescharrues.asso.fr