6 cozinhas regionais no coração da capital

Publicado em 

6 cozinhas regionais no coração da capital

Terra da gastronomia, a França revela, de uma região para outra, uma antologia de especialidades culinárias. Descubra nosso passeio pela França da cozinha regional sem deixar a capital.

6 cozinhas regionais no coração da capital

Envolée de crepes dos Breton Brethren

No 15º distrito de Paris, um modesto estabelecimento perfuma o Boulevard de Grenelle com delicadas fragrâncias da Bretanha. Nas cozinhas do restaurante, as galettes de trigo preto e os crepes de trigo se agitam entre os fogões e saltam em um prato deliciosamente decorado. Perceptíveis em seus corações, os tesouros que eles contêm se entrelaçam em sua elegante renda: ovo, salmão defumado, queijo de cabra, cogumelos em creme, compotas de cebolas e batatas fritas precedem o açúcar, o chocolate, o creme de castanha e o caramelo na manteiga salgada, acompanhado por um copo de cidra. Você apreciará aqui a doçura dos produtos bretões a preços muito acessíveis.

Les Frères Bretons
31, boulevard de Grenelle
75015 Paris
+33 (0)1 45 72 42 88
Menu: a partir de 12,90 EUR
www.facebook.com/LesFreresBretons

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

6 cozinhas regionais no coração da capital

Frescor da Córsega no Chez Minnà

A poucos passos do Teatro Antoine, o ângulo das ruas de Enghien e Hauteville é notável à distância graças às longas fachadas de sálvia do Chez Minnà. No interior, as antigas tábuas de madeira e as paredes de pedra caiadas mergulham no coração de uma Córsega quente, uma Córsega montanhosa de lares autênticos e discretos. Na mesa, o chef revisita os clássicos da ilha com produtos frescos do local, dos produtores confirmados. Comece sua epopeia com uma burratina de murta e seu carpaccio de beterraba, continue com um generoso ombro de cordeiro confitado com mel e alecrim, antes de terminar com um sublime bolo fiadone apenas cozido no forno. Não está com muita fome? Compartilhe um prato de salsichas artesanais ou queijos.

Chez Minnà
20, rue d'Hauteville
75010 Paris
+33 (0)1 71 37 97 04
Menu: a partir de 15 EUR
www.chez-minna.com

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

6 cozinhas regionais no coração da capital

L'Alsacien, pela audácia da simplicidade

O primeiro bar de flammekueches da capital, L'Alsacien honra a gastronomia de sua região nas cores da sua bandeira administrativa: uma pasta trançada coberta com um creme fresco opalino, algumas cebolas amareladas pelo cozimento e inúmeros pequenos pedaços de bacon dourados espalhados com cuidado. Experimente a tradicional torta flambada da Alsácia que, desde a época em que os camponeses assavam seu pão cada três semanas, nunca é deixada de fora aos dedos dos mais gourmets! Ainda em chamas, o flammekueche é cortado em várias partes que os clientes enrolam sobre si mesmos e saboreiam à mão. Suas bordas lambidas pelas chamas são acompanhadas por um chopp que os garçons têm o maior prazer em lhe trazer.

L'Alsacien
6, rue Saint-Bon
75004 Paris
+33 (0)1 42 77 64 22
Menu: a partir de 13 EUR
www.lalsacien.com/restaurant-alsacien-paris

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

6 cozinhas regionais no coração da capital

Tradições inovadoras no Auberge Etchegorry

No tempo em que era apenas o “Cabaret de Madame Grégoire”, o estabelecimento mantinha atrás de suas paredes de papoula, a presença honorável de Hugo ou Chateaubriand. Desde a década de 1990, o Auberge Etchegorry cultiva a qualidade e o refinamento da gastronomia basca, reconhecido pela importância que atribui às pequenas fazendas locais tradicionais. O jovem proprietário do lugar, Dominique Laborde, tem o prazer de compartilhar suas raízes com os gourmets de passagem e se aplica para compartilhar as receitas de seus antepassados. No menu, as lulas cozidas em sua tinta e os piquillos recheados com bacalhau servem como uma introdução ao belo escalope de foie gras frito com as uvas da casa. Artesanal, sempre artesanal!

Auberge Etchegorry
41, rue Croulebarbe
75013 Paris
+33 (0)1 44 08 83 51
Menu: a partir de 20 EUR
hotel-restaurant-paris.com

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

6 cozinhas regionais no coração da capital

Le Graindorge, a paixão flamenga

Longe de estar restrito à sua simplicidade aparente, a cozinha do norte está cheia de tesouros culinários que são saboreados, como a tradição exige, em torno de grandes mesas de amigos e familiares. Cinco minutos a pé da Place de l'Étoile, numa ruela do 17ºdistrito, Le Graindorge exibe com uma rare elegância os sabores de Flandres, da terrina de faisão ao foie gras até a caçarola de gigotin de coelho com ameixas secas, sopa gelada de açafrão com mexilhão e galinha d'angola recheada com gueuze ou queijo coalho fresco com confit de tomates na lagosta waterzooï com camarão cinza. E de sobremesa? O chef Bernard Broux trabalha na preparação de uma rabanada caramelizada com açúcar mascavo, revestida com sorvete de spekulaa e, claro, uma boa cerveja fresca.

Restaurant Graindorge
15, rue de l'Arc de Triomphe
75017 Paris
+33 (0)1 47 54 00 28
Menu: a partir de 34 EUR
www.le-graindorge.fr

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

6 cozinhas regionais no coração da capital

As “mães de Lyon” estão no Chez Marcel

Embaixada parisiense da cozinha de Lyon desde 1919, o restaurante Chez Marcel convida você a um modesto balcão de madeira patinado que as garrafas de gentiana colorem alegremente. Aqui, em um ambiente intimista com uma decoração carregada, Pierre Cheucle dá lugar à tradição culinária dos bouchons, cuja qualidade dos produtos preparados, extraídos de recursos locais, fazem sua fama. Alguns bouchons típicos da capital gastronômica francesa exaltam a sua febre gourmet: carne de porco, fígado de vitela salteado, salsichas com salsa e quenelles gratinadas, carpaccio de porco com vinagre de alho... É bastante requintado. Especialidade tardia da cozinha Lyonnaise, a torta com pralinas cor-de-rosa conclui lindamente a sua degustação.

Chez Marcel
7, rue Stanislas
75006 Paris
+33 (0)1 45 48 29 94
Menu: a partir de 21 EUR
www.facebook.com/Chez-Marcel