A Córsega no prato

Publicado em 

A Córsega no prato

Terra de tradição gastronômica, a Córsega oferece uma culinária familiar e requintada apreciada por todos os fãs. Saindo de Ajaccio, embarque na descoberta das especialidades da Ilha da Beleza.

A Córsega no prato

Autenticidade em Ajaccio

Sua escapada gastronômica se inicia em Ajaccio, no restaurante 20123. Em um ambiente rústico, mergulhe na Córsega de outrora graças a uma culinária preparada com produtos mediterrâneos e saborosos. No cardápio: cordeiro de leite assado no forno e o insuperável refogado de vitela e azeitonas, com fundo musical de cantos tradicionais. Antes da sobremesa, aproveite para experimentar os queijos da região, como o bruccio, à base de leite de ovelha.

Mais distante, o Piano Chez Toinou é um charmoso estabelecimento típico situado na cidadezinha animada de Porticcio, no sul da baía de Ajaccio. Você será recebido pelo truculento chefe de sala e acomodado no agradável espaço externo. Com o cardápio em mãos, peça um dos pratos córsicos inspirados nos ingredientes locais, na terra e no mar: cocotte de vitela ao mel, maçã e figo assados ou ouriço-do-mar crocante servido com ratatouille, e encante suas papilas gustativas!

Le 20123
2 rue du Roi de Rome
20000 Ajaccio
+33 (0)4 95 21 50 05
www.20123.fr/

Le Piano Chez ToinouLes Candilelli
20166 Porticcio
+33 (0)4 95 20 87 93
facebook.com/chez.toinou/

A Córsega no prato

Gastronomia de montanha em Corte

Direção ao Auberge de la Restonica, um restaurante em estilo cottage situado logo após o limite do pitoresco e isolado vilarejo de Corte, em meio às montanhas da ilha. Entre gargantas espetaculares, o lugar é especialmente apropriado para quem faz trilha e busca repor as energias com um prato córsico suculento. Comece pela salada de aspargos e panzetta ao vinagrete de cassis, antes de saborear o prato principal do restaurante: o “filé restonica”, um filé de boi servido com queijo flambado ao conhaque. Um deleite, a ser degustado entre amigos ou em família.

Auberge de la Restonica
Route de Restonica
20250 Corte
+ 33 (0)4 95 46 09 58
www.aubergerestonica.com/

A Córsega no prato

Requinte em Porto-Vecchio

Para um jantar gastronômico depois de um passeio na floresta de Ospedale, pare no La Table de Cala Rossa do Grand Hôtel. Saboreie os pratos deliciosos e requintados do chef Pascal Cayeux, que brinca com a associação de ingredientes cultivados exclusivamente na horta do restaurante. Deixe-se seduzir pela lagosta preparada no vapor com verbena, ou a coxa de pombo confitada ao azeite de oliva e acompanhada por nhoque de castanha.

Se você estiver com pouca fome, dê preferência ao I Piattini, o segundo restaurante do hotel. Camarões da região ao sal de capim-limão, croque-monsieur com presunto trufado ou caponata de legumes mediterrâneos e framboesa.... Você irá experimentar iguarias excepcionais, confortavelmente acomodado com os pés na água, em um terraço sobre palafitas extraordinário.

Grand Hôtel de Cala Rossa
20137 Lecci de Porto-Vecchio
+33 (0)4 95 71 61 51
www.hotel-calarossa.com/fr

A Córsega no prato

A Itália em Calvi

Localizado na baía de Calvi, no litoral noroeste da Córsega, o Octopussy propõe pratos simples e modernos, temperados com as melhores influências locais. Acomodado no terraço, que oferece uma vista panorâmica esplêndida das muralhas da citadela sobre o porto e a baía, você pode escolher o famoso salmão orgânico grelhado na chapa, servido com uma taça de rosé da região, o Clos Canarelli, cujas notas são ácidas e originais. Para a sobremesa, prove o tiramisu italiano reinterpretado com canistrelli, biscoitos típicos da Ilha da Beleza .

Octopussy
Chemin de la Pinède
Plage de Calvi
20260 Calvi
+ 33 (0)4 95 65 23 16
plage-octopussy.com/