Basquiat e Schiele: uma dupla artística na Fondation Louis Vuitton em Paris

Publicado em 

Basquiat e Schiele: uma dupla artística na Fondation Louis Vuitton em Paris

De 3 de outubro de 2018 a 14 de janeiro de 2019, a Fondation Louis Vuitton apresenta duas exposições imperdíveis sobre os grandes nomes da arte Basquiat e Schiele.

Basquiat e Schiele: uma dupla artística na Fondation Louis Vuitton em Paris

Mergulhe na Nova York dos anos 1980 com Basquiat

Se existe uma exposição que não pode ser perdida em Paris neste outono europeu, é a da
Fondation Louis Vuitton , um prédio que, por si só, já constitui uma obra de arte com suas 12 velas imensas em vidro curvado.

A uma curta distância do Jardin d'Acclimatation , a ambiciosa construção é palco de uma retrospectiva única sobre toda a carreira, curta, mas excepcional, do nova-iorquino Jean-Michel Basquiat (1960-1988), um dos pintores vanguardistas populares mais importantes do fim do século XX°

Nos quatro andares do museu, mergulhe no universo multicolorido e underground (alternativo) do mestre, por meio de uma centena de obras significativas. O percurso segue a vida do artista, de sua parceria com Andy Warhol até seus quadros inéditos na Europa, como a intrigante representação de um cavaleiro montado em um esqueleto: Riding with Death.

Essa obra se tornou o emblema do neoexpressionismo, do qual Basquiat foi um dos protagonistas. Ela ilustra sua obsessão pela morte humana e os eventos marcantes de sua época: do surgimento da cultura hip-hop à AIDS, passando pela pobreza e o desemprego. A promessa de uma viagem surpreendente em plena Nova York dos anos 1980.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Basquiat e Schiele: uma dupla artística na Fondation Louis Vuitton em Paris

Imersão expressionista com Schiele

Juntamente com o vanguardista Basquiat, a Fondation Louis Vuitton se volta para outra estrela cadente da pintura: o austríaco Egon Schiele (1890-1918). Essa segunda exposição é composta por cerca de 80 quadros, tão ousados quanto explosivos. As obras do expressionista Schiele são brutas, desarticuladas e insólitas. Cada uma delas provoca o pudor de sua época estabelecendo um vínculo claro entre morte e erotismo, eros e thanatos.

Você ficará emocionado com a série de autorretratos, nos quais o artista parece raquítico e perturbado, como noAutorretrato com Lanterna Chinesa (1912). Seguindo a trajetória da retrospectiva, você verá muitas representações de nudismo com poses complexas, como a Garota Morena com Saia Levantada (1911), antes de terminar seu périplo com uma das obras principais desse “filho maldito da arte” e indissociável da Secessão Vienense: Cardeal e Freira (1912). Uma interpretação provocadora de O Beijo de seu mestre espiritual, Gustav Klimt. Assim, você poderá conferir toda a arte do século XX° graças à exposição sobre esses dois gênios em Paris .

Exposição Egon Schiele – Jean-Michel Basquiat
De 3 de outubro de 2018 a 14 de janeiro de 2019

Fondation Louis Vuitton
8 avenue du Mahatma Gandhi
Bois de Boulogne
75116 Paris
+33 (0)1 40 69 96 00
www.fondationlouisvuitton.fr/