Canoagem no rio Garonne: a atividade imperdível em Bordeaux

Publicado em 

Canoagem no rio Garonne: a atividade imperdível em Bordeaux

Desça o rio de canoa-caiaque e conheça Bordeaux de um ângulo único. Explore a Ilha de Arcins do estuário antes de entrar no coração da cidade.

Canoagem no rio Garonne: a atividade imperdível em Bordeaux

Pronto para uma grande diversão?

No pequeno porto de Rives d'Arcins, situado a 14 quilômetros ao sul de Bordeaux , Boris, o fundador da Bordeaux Canoë, o recebe com o sorriso de quem vive de sua paixão. Você será guiado pelo canoísta experiente durante um magnífico passeio pelo Garonne. Instruções de segurança são necessárias antes de poder navegar pelo quarto rio mais longo da França. Acessível, de maio a outubro, para todos aqueles que sabem nadar, esta excursão aquática não apresenta nenhuma dificuldade. Você usará um uniforme e um colete salva-vidas. Depois de guardar seus acessórios em um recipiente impermeável e remo em mãos, entre na água com seu caiaque.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Canoagem no rio Garonne: a atividade imperdível em Bordeaux

Ilha selvagem e cabana de pescador

Deixe-se levar pela corrente até a Ilha de Arcins. Este cenário natural preservado se estende em meio ao estuário do rio Gironde. Você certamente verá garças e milhafres-pretos sobrevoando a copa das árvores.

Com algumas remadas você percorrerá as margens, onde se alinham os famosos “carrelets”. Essas charmosas cabanas de palafitas receberam o mesmo nome que a rede quadrada que usam para a pesca. Sinta a sensação de plenitude nesta parte selvagem do rio. O Boris aproveita para explicar que a cor escura da água é resultante da mistura de água doce e salgada. Ao contrário do que se pode pensar, o Garonne é um dos rios mais limpos da Europa.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Canoagem no rio Garonne: a atividade imperdível em Bordeaux

Passeio pelas pontes e fachadas históricas

Levado pela água, você chegará à ponte François Mitterand, que marca a entrada de Bordeaux. Mais ao longe, um momento mágico acontece ao passar pela Pont de Pierre. Impressionado, você poderá mensurar a magnificência desta obra arquitetônica encomendada pelo imperador Napoleão Iº , que liga o centro da cidade ao bairro de Bastide.

Distante da agitação da cidade, percorra a margem esquerda de Bordeaux. Observe a pedra clara dos edifícios burgueses que captura a luz com esplendor. Nas duas partes das margens renovadas, você poderá constatar que a vida está em seu auge.
Na Place de la Bourse , admire o maior espelho d'água do mundo, que reflete a fachada dos prédios clássicos do séculoe XVIII. Diante de sua admiração, Bordeaux exibe um conjunto urbano excepcional listado como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Canoagem no rio Garonne: a atividade imperdível em Bordeaux

Intervalo saboroso e descoberta histórica

Seu guia escolheu a praça mítica Place de la Bourse para descer do caiaque. Aproveite para descansar os músculos e se refrescar. O Boris propõe um lanche da tarde delicioso com “cannelés”, esses bolinhos emblemáticos de Bordeaux com sabor de rum e baunilha.

Revigorado, volte para o Garonne e a última etapa de seu passeio pela água. Uma última surpresa o aguarda no centro do porto de Bordeaux. Esta zona arenosa, acessível apenas para embarcações a remo, contém diversos destroços da operação Frankton, ocorrida durante a Segunda Guerra Mundial. Seu passeio pela parte fluvial do Garonne se encerra aqui. No horizonte, admire a silhueta design da
Cité du Vin flamejante durante o pôr do sol, enquanto a Bela Adormecida mergulha no entardecer.

Bordeaux Canoë
10 rue Louis Blériot
33130 Bègles
França

+33 (0)6 50 46 10 23

bordeauxcanoe.com/