Castelos de contos de fada às portas de Paris

Publicado em 

Castelos de contos de fada às portas de Paris

Fontainebleau, Vaux-le-Vicomte, Courances... a região parisiense está repleta de palácios reais cercados por jardins à francesa e residências aristocráticas com arquitetura digna de um conto infantil.

Castelos de contos de fada às portas de Paris

Quadros de mestres e jardins maravilhosos em Chantilly

A somente meia hora da Gare du Nord em Paris , uma alameda verdejante abre caminho até o Castelo de Chantilly. Na antiga região de Valois, circundada por três florestas, esse tesouro do patrimônio francês é encontrado em meio a um parque de 115 hectares, projetado pelo jardineiro preferido do Rei Sol, Le Nôtre. Com uma decoração estilo Antigo Regime desejada por Henrique de Orléans, filho do último rei da França, Luís Felipe, conheça a arte de viver criada pela aristocracia francesa dos séculos XVIIe XVIII. No Museu de Condé, extasie-se com obras-primas de uma incrível coleção de pinturas antigas: Rafael, Delacroix, Ingres, Watteau... todos os grandes mestres estão presentes. Depois dessa visita inspiradora, dirija-se ao estábulo, que impressiona com suas dimensões extraordinárias. Ele podia comportar 240 cavalos e 500 cães destinados às caças organizadas na propriedade.

Château de Chantilly
60500 Chantilly
+33 (0)3 44 27 31 80
www.domainedechantilly.com

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Castelos de contos de fada às portas de Paris

Imersão renascentista em Fontainebleau

A cerca de 60 quilômetros ao sudeste da capital francesa, siga os rastros dos reis da França explorando o Castelo de Fontainebleau. Respire o ar fresco do grande parque, um modelo perfeito de jardim à francesa, que se justapõe a uma imensa floresta, depois conheça esse emblema da Idade Média e do Renascimento. O requinte da arte italiana se revela na sucessão de aposentos. A magnífica galeria decorada pelo artista Rosso Fiorentino alia estuque, painéis, personagens da mitologia antiga e quadros em homenagem a Francisco I. Continue sua visita no museu Napoléon I, que retoma a carreira fulgurante do Imperador. Ao ir embora, você terá desvendado todos os segredos das artes decorativas do período imperial.

Château de Fontainebleau
77300 Fontainebleau
+33 (0)1 60 71 50 70
www.musee-chateau-fontainebleau.fr

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Castelos de contos de fada às portas de Paris

Noite mágica no Vaux-le-Vicomte

O Castelo de Vaux-le-Vicomte serviu de modelo para a construção do de Versalhes . O que confirma seu interesse histórico. Obra de Nicolas Fouquet, superintendente financeiro de Luís XIV, a esplêndida residência pode ser facilmente visitada em um dia, saindo de Paris. Tire um tempo para caminhar entre os arbustos esculpidos, as bacias e os canteiros de flores desse jardim à francesa excepcional de 35 hectares. Em seguida, penetre nessa joia arquitetônica clássica do século XVII. Com o audioguia, mergulhe em um universo luxuoso enriquecido por uma vasta coleção de móveis dos séculos XVIIe XVIII. O castelo de Vaux-le-Vicomte também organiza visitas noturnas: não perca a oportunidade de descobrir sua decoração iluminada pela luz de velas. A visita é seguida por um jantar suntuoso no restaurante Les Charmilles. E com a queima de fogos no parque, sua noite se termina como em um conto de fadas.

Château de Vaux-le-Vicomte
77950 Maincy
+33 (0)1 64 14 41 90
www.vaux-le-vicomte.com

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Castelos de contos de fada às portas de Paris

Jogos de água e cor em Courances

Para conhecer o Castelo de Courances, pegue a direção do departamento Essonne, a 47 quilômetros de Paris. Ainda uma atual residência, abre suas portas nos fins de semana de abril a outubro. Com suas bacias e canais, o parque é considerado um dos mais belos da França. Caminhe por esses incríveis jardins cuja beleza é clássica e romântica. Você ficará encantado imediatamente com os jogos de água, as perspectivas, a paleta de verdes... Só falta estender sua toalha para um piquenique campestre. Ocultada pelas copas das árvores, a majestosa silhueta do castelo revela sua fachada em tijolos vermelhos, característica do estilo Luís XIII. No interior, siga o guia, que contará com paixão a história desse local privado que foi palco de diversos filmes franceses.

Domaine de Courances
5 Rue du Château
91490 Courances
+33 (0)1 64 98 07 36
courances.net

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Castelos de contos de fada às portas de Paris

Passeio bucólico em Champs-sur-Marne

A meia hora de carro de Paris , aproveite para conhecer o Castelo de Champs-sur-Marne. Típico das casas de veraneio do século XVIII, esse local encantador destaca uma nova arte de viver à francesa. Ao penetrar neste templo da elegância, surpreenda-se com quartos dotados de um compartimento sanitário e guarda-roupas. A famosa Marquesa de Pompadour, amante de Luís XV, morou ali três anos e mandou construir um banheiro único no mundo com sua decoração de estuque. Depois passeie pelo parque, que associa dois estilos de jardins em princípio antagônicos: um uniforme à francesa, e outro à inglesa, mais denso, mais misterioso, como as florestas perturbadoras dos contos dos irmãos Grimm.

Château de Champs-sur-Marne
31 Rue de Paris
77420 Champs-sur-Marne
www.chateau-champs-sur-marne.fr