Le Château Borély, cenário do Museu de Artes Decorativas

patrimônio excepcional
Le Château Borély, cenário do Museu de Artes Decorativas

No bairro de Bonneveine, visite o riquíssimo Museu de Artes Decorativas, um dos mais belos exemplares de construção do século XVIII.  

O château Borély permanece sendo o símbolo de uma residência aristocrática de Marselha do século XVIII, construída em 1768 por uma rica família de comerciantes. Sua execução foi assim confiada ao arquiteto marselhês Esprit Brun. Um Museu de Arqueologia fica estabelecido neste local até 1989, sendo então transferido para a Vieille Charité. A residência fechada se torna em 2003 o museu de Artes Decorativas e de Moda. Hoje, a construção é classificada como monumento histórico, abrigando as coleções de artes decorativas dos museus de Marselha.

O museu conta também com a livraria Borélivres, que oferece uma seleção de obras relacionadas às coleções permanentes e às exposições temporárias do museu.

O museu da moda também foi parar no Château Borély. A ideia aqui é de entrar como se tivéssemos sido convidados. Este museu tem como ambição se colocar entre as grandes instituições francesas, tais como o Museu de Artes Decorativas de Paris, Le Mobilier National, a Cité de la Céramique ou o Fonds National d'art contemporain.

Château et Parc Borély
134 avenue Clot-Bey
13008 Marselha

Fone: +33 (0)4 91 55 33 60

www.culture.marseille.fr/patrimoine-culturel