Descobrindo o berço medieval de Berlim

Publicado em 

Descobrindo o berço medieval de Berlim

Você conhece o bairro medieval da capital alemã? Confira aqui uma visita guiada por suas ruelas conservadas, tabernas autênticas e museus secretos.

Descobrindo o berço medieval de Berlim

Nikolaiviertel, o bairro medieval da cidade

Às margens do rio Spree , o bairro histórico renovado de Berlim convida a passear por suas ruelas sinuosas, repletas de gastrobares, tabernas tradicionais e outras lojas. Sua visita começa na Nikolaikirche. A Igreja de São Nicolau, em estilo romano, já existia quando a cidade foi fundada no século XIII
°
, mas suas torres foram acrescentadas em 1877. Diante das altas torres ocres e abóbadas elevadas desse local imerso em história, você será tomado por uma sensação de grandiosidade. É aqui que a primeira câmara de deputados eleitos por voto direto se instalou, depois da reunificação do país, dividido em dois durante a Guerra Fria. No museu da igreja, você poderá descobrir a história movimentada da cidade no século passado. Ao redor, as casas neoclássicas se justapõem às pequenas lojas de roupas, de perfumes e cafés elegantes frequentados por moradores locais.

Nikolaikirche
Nikolaikirchplatz
10178 Berlim
Alemanha

Nikolaikirche Museum
Nikolaikirchplatz
10178 Berlim
Alemanha
+49 30 24002162
www.en.stadtmuseum.de/st-nicholas-church-museum

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Descobrindo o berço medieval de Berlim

Fachadas neoclássicas e palácio rococó

A atmosfera desse bairro com ruas estreitas para pedestres lembra a Berlim antiga, seu cenário neoclássico e seus simpáticos comerciantes. Próximo de lá, se situa o Museum Knoblauchhaus, uma das raras residências berlinenses do século XVIII° a resistir aos bombardeios. Por trás de sua elegante fachada renovada, documentos familiares contam mais sobre a vida social, a economia e a arquitetura dessa época passada.

Dê uma volta pelo Museum Ephraim-Palais, numa magnífica residência em estilo rococó que pertenceu ao banqueiro Veitel Heine Ephraim. No lado externo, observe as colunas toscanas, as pilastras e as grades douradas da sacada, antes de conhecer o esplêndido design interno, em três andares, de autoria do arquiteto Friedrich Wilhem Diterich. Quando menos esperar você estará frente a frente com uma extraordinária escada em espiral e sua balaustrada em ferro forjado cuja sofisticação é inigualável. Impressionante. Por sua vez, os amantes de cultura irão adorar descobrir as diversas exposições temporárias voltadas para a arte ou a história da cidade. Há pouco tempo, o local se transformou, por exemplo, em uma grande galeria de fotos que retomou a vida dos moradores do oeste de Berlim nas décadas de 1960 e 1970.

Museum Knoblauchhaus
Poststraße 23
10178 Berlim
Alemanha
+49 30 24002162
www.en.stadtmuseum.de/knoblauchhaus-museum

Museum Ephraim-Palais
Poststraße 16
10178 Berlim
Alemanha
+49 30 24002162
www.en.stadtmuseum.de/ephraim-palais-museum

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Descobrindo o berço medieval de Berlim

Heinrich Zille, o icônico artista berlinense

Um pouco mais longe você pode encontrar o Zille Museum. O espírito desse emblemático artista berlinense paira no bairro de São Nicolau. Seus desenhos, litografias e fotografias representam uma imersão na Berlim da era industrial, na virada dos séculos XIX°e XX°. Graças a essas obras, mergulhe no passado da classe média de Berlim, rindo com os traços humorísticos de algumas das cenas cotidianas caricaturadas pelo artista.

Depois aproveite para se deliciar na Zille-Destille (destilaria). Acomode-se no balcão de madeira desse pub antigo e se refresque com uma Berliner Moll, a cerveja local. Para um almoço autêntico, direção ao cenário medieval do Zur Gerichtslaube. Escolha um lugar sob as abóbadas ou no terraço dessa instituição berlinense cuja culinária tradicional da estação dá água na boca, assim como na época de Zille. Quem estiver com muita fome poderá experimentar de bom grado o típico e pantagruélico chucrute prussiano com porco cozido e purê de batatas. Um deleite.

Satisfeito, comece um passeio tranquilo ao longo da Poststraße, a rua principal, onde se alinham as mais belas lojas do bairro. Empurre as portas do Rumanli, um antiquário seleto que esconde diversos tesouros. Lá se encontram objetos de segunda mão como lâmpadas vintages, uma joia antiga ou um vaso Art Déco produzido na fábrica da cidade. Os apaixonados por relojoaria poderão ir diretamente ao número 25 dessa rua. Aqui, na Exclusive, você poderá admirar modelos raros de relógios de bolso e pêndulos Art Nouveau com formas audaciosas. Você verá toda a Berlim do século passado desfilar na sua frente.

 

Zille Museum
Propststraße 11
10178 Berlim
Alemanha
+49 30 246 32 500
zillemuseum-berlin.de

Zille-Destille
Propststraße 9
10178 Berlim
Alemanha
+49 30 242 52 47
zilledestille-nikolaiviertel.de/?lang=en

Zur Gerichtslaube
Poststraße 28
10178 Berlim
Alemanha
+49 30.241 56 98
www.gerichtslaube.de/?lang=fr

Kunsthandel Rumanli
Poststraße 12
10178 Berlim
Alemanha
+49 30 75 52 85 08
www.kunsthandel-rumanli.de

Exclusive Wohnraumuhren
Poststraße 25
Nikolaiviertel-direkt vor der Kirche
10178 Berlim
Alemanha
+49 30 2415808
wohnraumuhren.de/en/