Exposições: a moda está chamando você em Londres

Publicado em 

Exposições: a moda está chamando você em Londres

Este ano você não resistirá ao convite da Inglaterra, com três exposições voltadas para a moda. O que elas têm em comum? As mulheres da monarquia britânica, ícones atemporais.

Exposições: a moda está chamando você em Londres

Diana, princesa da moda que enaltece o Palácio de Kensington

Que você tenha acompanhado ou não pelos jornais cada uma das aparições da Princesa de Gales, você mergulhará com gosto na exposição que a celebra. 21 anos após sua morte trágica, a Piggott Gallery do Palácio de Kensington, em Londres, decidiu estudar seu guarda-roupa e destacar a evolução. Uma forma original de entender a metamorfose daquela jovem tímida, noiva do Príncipe Charles, em uma mulher forte, que sabia associar elegância e glamour. Ou como Diana se tornou um modelo que inspirou o mundo inteiro.

Nas salas da antiga residência londrina de Diana, reveja as primeiras camisas com estilo alinhado e, principalmente, aquela rosa-claro usada na fotografia oficial de noivado. Mais ao longe, você reconhecerá o famoso vestido de veludo azul que vestiu quando foi convidada pela Casa Branca e dançou com o igualmente famoso John Travolta. Admire as diversas criações de Catherine Walker: de trajes de cerimônia a tailleurs de todos os tipos, passando pelas peças ajustadas que vestiram a Princesa de Gales durante quase 15 anos. Continue seu périplo entre modelos e croquis, cheios de charme e saudade, andando pelo Sunken Garden. Denominado White Garden durante o período da exposição, ele homenageia a princesa, apaixonada por flores brancas.

Diana, her fashion story
Até 17 de fevereiro de 2019
Kensington Palace
Londres
W8 4PX
Reino Unido
+44 (0)844 482 7777
www.hrp.org.uk/kensington-palace/explore/diana-her-fashion-story/

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Exposições: a moda está chamando você em Londres

Diplomacia aveludada em Bath

Para outro panorama dos vínculos entre moda e monarquia, dirija-se à charmosa cidade de Bath, localizada a 250 quilômetros da capital. O Bath Fashion Museum desenrolou o tapete vermelho para uma exposição que reúne os trajes vestidos por algumas das personagens emblemáticas da família real britânica nas últimas décadas. Portanto, uma viagem ao coração da moda, mas também aos bastidores da vida de mulheres de influência. Além de seu valor estético, material, textura, corte e acessórios, são testemunhos do papel daquelas que os vestiam em aparições oficiais.

Percorrendo as diversas salas do museu, você reencontrará o gosto por belas peças da princesa Margaret, irmã de Elizabeth II, que passou encomendas particularmente para os estilistas Christian Dior e Norman Hartnell. Volte no tempo ao contemplar o vestido no qual Alexandra da Dinamarca se casou, na época, com o futuro rei Edward VII. Esta peça da coleção real data de 1863 e foi emprestada graciosamente para a ocasião pela rainha. Também exibido, o conjunto de veludo dourado e verde-claro que a rainha Mary usou em 1947 no casamento de sua neta, a princesa Elizabeth, hoje no trono. Que tenham sido esposas, mães ou irmãs, cada uma dessas figuras da monarquia inglesa encarna uma época diferente e contribuiu para escrever a história da coroa. Com ares levemente saudosos, essa exposição presta uma homenagem poderosa às mulheres da realeza e ao seu papel decisivo.

Royal Women
Até 28 de abril de 2019
Fashion Museum
Bennett Street
Bath
BA1 2QH
Reino Unido
+44 (0)1225 477789
www.fashionmuseum.co.uk/

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Exposições: a moda está chamando você em Londres

Christian Dior, ou a história de uma cumplicidade com a Inglaterra

Voltemos a Londres, que destaca um dos ícones da moda francesa e internacional, Christian Dior, com uma retrospectiva inédita. De fato, o estilista criou laços estreitos com a Grã-Bretanha a partir dos anos 1950. A maison de alta costura foi fundada em 1946 e já em 1949, a rainha Margaret encomendou seus primeiros vestidos de primavera. Nesse meio tempo, Dior apresentou o New Look, que sacudiu os códigos da elegância e redesenhou a silhueta feminina. É aqui que começa uma cumplicidade duradoura ritmada por coleções e desfiles.

A apresentação da coleção de outono-inverno de 1954 foi até mesmo especialmente reconstituída para a ocasião... sua imersão será total. Admire também o famoso vestido desenhado para o 21° aniversário de Margaret. Você ficará encantado com esta façanha de tule vaporoso e corpete bordado. No total, nada menos do que 500 objetos (perfumes, maquiagem da época, revistas, itens pessoais de Christian Dior), dos quais 200 peças de vestuário, revelam o fascínio do estilista francês pelo estilo British.

Christian Dior: Designer of Dreams
De 2 de fevereiro a 14 de julho de 2019
Victoria & Albert Museum
Cromwell Road
Londres
SW7 2RL
Reino Unido
+44 (0)20 7942 2000
www.vam.ac.uk/exhibitions/dior-designer-of-dreams