Foi dada a largada para 2024: os Jogos Olímpicos às luzes de Paris

Publicado em 

Foi dada a largada para 2024: os Jogos Olímpicos às luzes de Paris

É oficial! Paris recebeu a aprovação do Comitê Olímpico Internacional para a organização dos jogos em 2024. Vamos explorar antecipadamente alguns monumentos emblemáticos de Paris.

Foi dada a largada para 2024: os Jogos Olímpicos às luzes de Paris

De Champs-Élysées aos Invalides

O Sena está agitado sob a ponte Mirabeau, ainda sob efeito do anúncio recente do COI (Comitê Olímpico Internacional): em 2024, Paris será a sucessora de Tóquio na organização dos jogos de verão. A capital já está despertando sob o brilho da tocha olímpica! Os VIIo e VIIIo distritos em breve serão o palco de eventos disputados por titãs internacionais de diversas modalidades. Os arqueiros jogarão suas flechas posicionados na grama verde dos Invalides.
Montados em suas máquinas, os ciclistas chegarão ao Arco do Triunfo a qualquer custo. Maratonistas determinados e nadadores aventureiros enfrentarão o Sena e contornarão a Torre Eiffel, com braçadas vigorosasou passos firmes. Na Margem Direita, as seleções nacionais de vôlei de praia e de futebol de cinco mostrarão uma luta esportiva aguerrida em um Champ-de-Mars equipado com um vasto campo de areia. Na Margem Direita, os melhores esgrimistas e lutadores de taekwondo do mundo invadirão o coração do Grand Palais, feito de pedra e aço.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Foi dada a largada para 2024: os Jogos Olímpicos às luzes de Paris

Em Seine-Saint-Denis

Explore a chamada "Grand Paris" para assistir às diversas competições olímpicas e paralímpicas. No programa, esportes coletivos como nado sincronizado, polo aquático e voleibol. Admire atletas competindo em mergulho e esgrima em cadeira de roda, ou descubra a curiosa bocha, esporte de origem greco-romana. Resultado da revitalização notável de um antigo prédio industrial, a Cité du Cinéma se tornará o ponto central da cidade, onde serão abrigadas as centenas de campeões vindos dos quatro cantos do mundo. Não longe do futuro centro aquático, o espetacular Stade de France provocará nos espectadores emoções e sensações únicas. Entusiasta de esportes de equipe? Visite os pavilhões I e II do Bourget, que prometem uma experiência memorável em arenas funcionais. Ainda no mesmo departamento, você encontrará os dois principais centros de mídia: um é um novo bairro projetado com foco na excelência ambiental, e o outro é um lugar lendário aperfeiçoado pelo uso da inovação.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Foi dada a largada para 2024: os Jogos Olímpicos às luzes de Paris

Além do boulevard périphérique

De Boulogne-Billancourt a Vanves e outras cidades localizadas no outro lado do boulevard périphérique (anel rodoviário), os complexos e lugares mais impressionantes de Paris receberão diversas competições. Handebol, tênis de mesa, basquete, goalball, rugby e futebol deixarão os amantes da bola, redonda ou oval, exultantes. Dos salões I e IV da exposição da Paris Expo, a vista da Torre Eiffel é surpreendente! A imensa capacidade modular dos estádios Pierre-de-Coubertin e Jean-Bouin, personagens reais do patrimônio desportivo parisiense, encantará os espectadores. Por outro lado, a modernidade avant-garde do célebre Parc des Princes e o prestígio imutável de um templo de saibro, Roland Garros, vão lembrá-lo de alguns momentos cheios de emoção. Então será a hora de se aventurar ainda mais longe da capital. Em poucos meses, você será testemunha de uma batalha de nível mundial, englobando os campeões de todas as categorias em plena glória. Valerá a pena ter paciência.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Foi dada a largada para 2024: os Jogos Olímpicos às luzes de Paris

Versalhes, terra de reis

Fora da capital, uma joia da arquitetura que é tão icônica quanto a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo ou os Champs-Elysées. Marcado pelo reinado do Rei Sol, Luís XIV, e com brilho de imponência similar, o castelo de Versalhes é um trunfo inestimável para os Jogos de 2024. Nos jardins, você assistirá a eventos olímpicos e paralímpicos de adestramento, salto e pentatlo moderno.
A alguns passos, o velódromo de Saint-Quentin-en-Yvelines, legado da candidatura de Paris 2012, receberá os ciclistas na pista e convidará os mestres do BMX a inaugurar o circuito coberto. Espere por double flip, bunny up, candy bare foot plant! Debruçados sobre a colina de Élancourt, os moutain bikers terão a região parisiense como cenário, e os melhores jogadores de golfe do mundo vão competir no greende um dos 20 mais belos cursos da Europa.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Foi dada a largada para 2024: os Jogos Olímpicos às luzes de Paris

Os arredores da Cidade das Luzes

A 22 km, você chegará ao centro náutico de Vaires-sur-Marne. Outro legado de Paris 2012, é novamente objeto de curiosidade de olhares atentos. Como poderia ser aperfeiçoado para acolher nas melhores condições as competições de remo e canoa em sprint e slalom? Não há dúvida de que este vasto lago da Île-de-France será o local ideal para atletas aclamados por milhares de espectadores.
Perto de Nanterre e Colombes, o imenso complexo Arena 92 receberá ginastas, ginástica rítmica, trampolins e demonstrações da força dos halterofilistas. Moderno, funcional e símbolo incontestável do legado olímpico de 1924, o estádio Yves-du-Manoir receberá os jogos de hóquei. Os eventos das provas paralímpicas de judô e taekwondo serão realizados no Zénith de Paris. Por fim, além da Arena I para a ocasião, Bercy terá o luxo de um segundo estádio, pronto para receber os campeões de judô, basquete, luta e tênis de mesa.