Inebrie-se com criações artísticas durante um fim de semana no Porto

Publicado em 

Inebrie-se com criações artísticas durante um fim de semana no Porto

Cidade com ímpeto criativo, o Porto mostra uma de suas belas facetas em um bairro voltado para a arte contemporânea e locais de exposição abertos a todos.

Inebrie-se com criações artísticas durante um fim de semana no Porto

O bairro artístico do Porto, animação imperdível

Bombarda. Por trás do nome dessa personalidade histórica de Portugal, se esconde o bairro artístico do Porto. Para os amantes de estética e novas tendências, a visita é obrigatória. Mesmo burguês, o ambiente se mantém amistoso.

A parte popular do Porto,
livre de gentrificação, preserva um certo ar rebelde. Ao redor da rua Miguel Bombarda, caminhe por um setor transformado em playground para street artists. Lojas vintage, galerias inovadoras e estilistas se sucedem por aqui. O bairro fica ainda mais animado um sábado a cada dois meses. Dandys, hipsters e toda a juventude moderna da cidade frequentam os espaços de exposição de arte contemporânea para conhecer artistas promissores. As galerias mais dinâmicas são as de Serpente e Trindade. Entre as 16h e 17h, basta abrir as portas e assistir às inaugurações, acessíveis a todos. O local perfeito para cultivar seu bom gosto por belas coisas, fazer compras e brindar com os portistas (jogadores do time de futebol do Porto) sob fundo de música do mundo ao vivo.

Galeria Serpente
Rua Miguel Bombarda 558
4050-379 Porto
+351 226 099 440
www.galeriaserpente.com/eng/now.html

Galeria Trindade
Paula Sá
Rua Miguel Bombarda, 141
4050-381 Porto
+351 969 092 109
galeriatrindade.co.pt/

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Inebrie-se com criações artísticas durante um fim de semana no Porto

Do cárcere às exposições de fotografia

Amantes de belas fotos, corram para o Centro Português de Fotografia . Fechada depois da Revolução dos Cravos, a antiga cadeia se transformou em um notório museu público voltado para a fotografia contemporânea. Encontramos aqui uma seleção afinada – mas não elitista – de artistas internacionais cujas imagens fortes contrastam com a seriedade monacal das salas abobadadas de pedra. Não perca a coleção permanente de António Pedro Vicente, um renomado historiador português que reuniu várias centenas de máquinas fotográficas. Modelos bastante antigos (daguerreótipos e sistemas de fole) se associam às invenções mais insólitas. Pare para observar as máquinas em forma de maço de cigarro usadas por espiões durante a Guerra Fria, ou os modelos icônicos da Kodak e da Leica.

Centro Português de Fotografia
Antiga Cadeia e Tribunal da Relação do Porto
Largo Amor de Perdição
4050-008 Porto
+351 220 046 300
www.cpf.pt

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Inebrie-se com criações artísticas durante um fim de semana no Porto

O lar da arte contemporânea no Porto

Mudança radical de cenário no bairro moderno de Boavista, onde a Fundação de Serralves, criada pelo famoso arquiteto contemporâneo Siza Vieira, atrai os amantes da arte conceitual. Situado em meio a uma propriedade de 18 hectares, esse museu voltado para a arte contemporânea acolhe diversas exposições temporárias de artistas vanguardistas. Cubos brancos banhados por luz natural, as salas alternam as obras de grandes artistas plásticos, como o californiano John Divola e seu trabalho sobre locais abandonados. No outono europeu, o museu fará uma exposição com as fotos de Robert Mapplethorpe. A visita continua em um jardim arborizado, entre esculturas imensas e a Casa de Serralves com linhas Art Déco.

Ao cair da noite, volte para o centro da cidade e dirija-se ao Passos Manuel, que conta com uma sala de espetáculos, um bar e uma discoteca. Assim, esse local fascinante reúne todos os ambientes, dentro do Coliseu, um grande prédio modernista inaugurado em 1941 e reformado em 2004 em estilo “kubrickiano”. É o ponto de partida ideal para explorar a faceta criativa do Porto e sair dos caminhos batidos.

Fundação de Serralves
Rua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto
+351 808 200 543
www.serralves.pt

Passos Manuel
Coliseu do Porto
Rua de Passos Manuel, 137
4000-385 Porto
+351 22 205 8351
www.facebook.com/passosmanuelporto