Jornadas do Patrimônio: 5 lugares parisienses excepcionalmente abertos

Publicado em 

Jornadas do Patrimônio: 5 lugares parisienses excepcionalmente abertos

Dias 15 e 16 de setembro de 2018, lugares exclusivos participam pela primeira vez das Jornadas Europeias do Patrimônio. Como explorador incansável que você é, descubra essas pérolas raras.

Jornadas do Patrimônio: 5 lugares parisienses excepcionalmente abertos

Exploração sonora na antiga estação de Mines

Ao norte de Paris, nos rastros de uma estação de carvão abandonada, a Gare de Mines se tornou uma referência no panorama festivo da capital, com shows ao ar livre, encontros underground e noites inspiradas pela cultura queer , que questionam as questões de gênero. Durante as Jornadas Europeias do Patrimônio, no dia 15 de setembro de 2018, o local oferece uma série de eventos inéditos e gratuitos. Artistas, especialistas em acústica e pesquisadores abordam o patrimônio acústico – música, cantos tradicionais – durante conferências, oficinas, sessões de escuta comentada e shows. Acomodado em um cenário industrial, você poderá escutar Madeleine Leclair, etnomusicóloga, detalhar seu trabalho com fundo de cantigas de ninar e músicas de transe. Um grande momento musical imperdível.

La Station – Gare des Mines
29 avenue de la porte d'Aubervilliers
75018 Paris
+33 (0)9 73 26 11 47
lastation.paris/

Sábado 15 de setembro de 2018, das 14h às 20h

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Jornadas do Patrimônio: 5 lugares parisienses excepcionalmente abertos

Arte contemporânea na sede da UNESCO

Direção à Maison da UNESCO no 7º distrito de Paris. A uma curta distância da
Torre Eiffel, este local mítico convida a admirar uma coleção de obras de arte únicas, testemunhos da diversidade artística pelo mundo afora. Instaladas ao mesmo tempo dentro e fora do prédio, essas obras-primas são provenientes de diversos países membros. Uma rara oportunidade de contemplar A Queda de Ícaro, um imenso afresco de 90 m2 de autoria de Pablo Picasso. Ao longo deste percurso inédito, você verá inúmeros quadros e esculturas de artistas famosos: Joan Miró, Erró, Alexander Calder, Isamu Noguchi, entre outros, numa sucessão de mais de 500 obras. Depois deste mergulho na arte contemporânea, seu passeio contemplativo continua no jardim japonês, um dos mais lindos da capital.

Maison de l'UNESCO
7 place de Fontenoy
75007 Paris
www.unesco.org/new/fr/unesco/about-us/where-we-are/visit-us/

Sábado 15 e domingo 16 de setembro de 2018, das 10h às 18h

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Jornadas do Patrimônio: 5 lugares parisienses excepcionalmente abertos

Encontro com a história na Biblioteca Sainte-Barbe

Embarque em uma visita exclusiva pelo Quartier Latin, no antigo colégio Sainte-Barbe transformado em biblioteca interuniversitária. Primeiramente, neste local fundado em 1460, você ficará maravilhado com a arquitetura decorativa dos prédios reconstruídos no século

XIX e listados como monumentos históricos da cidade. Essas paredes conheceram a pluma estudiosa de grandes nomes da história mundial. Dentre eles, o político francês Jean Jaurès consta no registro de antigos alunos. Na sala de desenho com abóbadas metálicas aéreas, concentre-se nos finos baixos-relevos em terracota que ilustram o passado do local. Você voltará cheio de lembranças.

Bibliothèque Sainte-Barbe
4 rue Valette
75005 Paris
+3(0)1 56 81 76 00
www.bsb.univ-paris3.fr/

Sábado 15 de setembro, das 10h às 18h

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Jornadas do Patrimônio: 5 lugares parisienses excepcionalmente abertos

Homenagem à arte dos fantoches no Teatro Mouffetard

Hospedado no Quartier Latin, pegue a direção do Théâtre Mouffetard, uma instituição única na França. Aqui, todas as formas contemporâneas da arte dos fantoches são homenageadas, seja em espetáculo, escrita, artes plásticas ou dança. Durante as Jornadas Europeias do Patrimônio, você poderá assistir a uma projeção gratuita do documentário A África Colecionada do diretor Christian Lajoumard. O cineasta explora a arte africana dos fantoches e estatuetas. Com ele você entenderá a dimensão simbólica desses objetos. Uma descoberta cultural apaixonante.

Le Mouffetard – Théâtre des arts de la marionnette
73 rue Mouffetard
75005 Paris
+33 (0)1 84 79 44 44
lemouffetard.com/

Sábado 15 de setembro às 18h

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Jornadas do Patrimônio: 5 lugares parisienses excepcionalmente abertos

Descoberta imperial na Maison Walewska

Faça uma imersão na história napoleônica, em um dos bairros mais chiques de Boulogne-Billancourt, no oeste da Cidade Luz. No número 7 da rua Montmorency, penetre em um elegante hotel privado, com estilo Diretório e suas formas inspiradas na Roma antiga. Constando no inventário de monumentos nacionais e ocupada pela amante de Napoleão I, Marie Walewska, apelidada de “a esposa polonesa”, esta magnífica residência impressiona de imediato com suas molduras suntuosas e afrescos murais. Adentrando na ampla sala de recepção com colunas esculpidas, você terá a impressão de sentir a presença do Imperador, que adorava perambular por esse “ninho de amor”, como chamava esse charmoso edifício distante da agitação parisiense. Na parte externa, presenteie-se com um passeio romântico pelos esplêndidos jardins. Suas lembranças das Jornadas Europeias do Patrimônio em Paris ficarão gravadas em sua memória.

Maison Walewska
7 rue de Montmorency
92100 Boulogne-Billancourt

Sábado 15 de setembro, das 11h às 12h e das 15h às 16h