Jornadas do Patrimônio na França: o outro lado da paisagem

Publicado em 

Jornadas do Patrimônio na França: o outro lado da paisagem

Nos dias 16 e 17 de setembro, a França vive ao ritmo das Jornadas do Patrimônio. Esta é a oportunidade ideal para explorar os endereços mais inesperados.

Todas as cidades da França têm muito a oferecer. Durante dois dias, as Jornadas do Patrimônio são a oportunidade de descobrir ou redescobrir as maravilhas do país.
De Paris a Nantes, passando por Estrasburgo, Lyon, Marselha e Bordeaux, o Travel by Air France revela locais imperdíveis ou, ao contrário, pequenos segredos que somente podem ser desvelados neste último fim de semana do verão.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Jornadas do Patrimônio na França: o outro lado da paisagem

Em Paris: visita extraordinária ao Palácio do Eliseu

O Palácio do Eliseu sempre o intrigou? Você se pergunta o que está acontecendo na casa do presidente da República Francesa? As Jornadas do Patrimônio são, a cada ano, a oportunidade de conhecer os bastidores do mais célebre dos palácios da França. Construído entre 1718 e 1720, foi originalmente a casa do conde de Évreux. Em 1848, o palácio se tornou a residência dos presidentes da República.
Sua visita começará pelos jardins, depois que você atravessar o Porte du Coq. No interior, você pode conhecer as diferentes partes do Eliseu, como o salão Murat onde, todas as quartas, é realizado o conselho dos ministros, o salão de festas, onde acontecem os jantares de Estado e depois ir ao tão aguardado gabinete do presidente. Imagine-se no lugar de Emmanuel Macron ou de um dos seus ilustres predecessores, tomando decisões nesse ambiente.
Durante o seu passeio, você também poderá admirar o colar de grão-mestre da Legião de Honra, os carros presidenciais e ainda diferentes itens presenteados ao mais alto dignitário do Estado.

Palácio do Eliseu
Avenue Gabriel
"Grille du Coq"
75008 Paris
www.elysee.fr

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Jornadas do Patrimônio na França: o outro lado da paisagem

Em Estrasburgo: da Neustadt ao patrimônio mundial da UNESCO

Neste ano, para as Jornadas do Patrimônio, você visitará os cantos mais secretos do famoso bairro da Neustadt (literalmente, "cidade nova"), cuja construção, no começo do século XX, permitiu que a capital alsaciana triplicasse de tamanho. Depois da Grande Ilha, em 1988, o bairro foi efetivamente registrado na lista do patrimônio mundial da UNESCO em 9 de julho deste ano. Esta é a oportunidade de explorar a riqueza excepcional do antigo bairro imperial!
Para começar, a companhia Le Bruit qu'ça coûte, graças ao seu "Écotarium" (Escutarium), aparelho móvel de "escuta poética", revelará a você as paisagens sonoras insuspeitas da Neustadt e de seu patrimônio fônico. Em seguida, depois de explorar de modo único o famoso Palais du Rhin, inaugurado em agosto de 1889 pelo imperador Guilherme II da Alemanha, você vai percorrer os poucos metros que separam esse último da biblioteca nacional e universitária de Estrasburgo, onde poderá inspecionar os tesouros, à vontade. Você poderá até mesmo entrar no ateliê de conservação, onde todos os dias diversos livros antigos passam pela "restauração".

Bairro Europeu
67000 Estrasburgo

Palais du Rhin
1-3, place de la République
67000 Estrasburgo

Biblioteca Nacional e Universitária de Estrasburgo
6, place de la République
67000 Estrasburgo

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Jornadas do Patrimônio na França: o outro lado da paisagem

Em Lyon: de Fourvière à Maison de la Danse

No topo da colina de Fourvière ergue-se com orgulho a basílica que leva o mesmo nome. Com seu porte imponente, ela é visível de toda a cidade e seu terraço oferece uma vista incrível de Lyon. Esta terceira semana de setembro será a oportunidade para descobrir a basílica de modo único devido às visitas guiadas em tópicos diferentes como "Bíblia e simbolismo" ou "Fourvière na história de Lyon". Você aproveitará para visitar os lugares mais escondidos do prédio santo: grande tribuna, carrilhão e terraço de Saint-Michel.
Depois, uma visita aos célebres traboules (passagens típicas entre os prédios), seguindo a trilha dos canuts (trabalhadores têxteis), no bairro da Croix-Rousse. Siga para o Guillotiére, no IIIº distrito, onde você encontrará facilmente a praça Djebraël Bahadourian, assim nomeada em homenagem a um merceeiro armênio conhecido dos lioneses, cujos três filhos perpetuam ainda hoje a saga familiar. Um deles, Armand, é proprietário de um famoso bazar oriental, e o levará a visitar suas adegas secretas, como se fossem verdadeiras cavernas de Ali Baba.
Para terminar, siga em direção à Maison de la Danse, no VIIIº distrito, que abrirá excepcionalmente suas portas ao público. Você poderá explorar este conjunto arquitetônico único, obra do arquiteto lionês Pierre Bourdeix, e até mesmo acabar dançando com toda a família!

Notre-Dame-de-Fourvière
8, place de Fourvière
69005 Lyon
+33 (0)4 78 25 13 01
www.fourviere.org

Bahadourian
20, rue Villeroy
Place Djebraël Bahadourian
69003 Lyon
www.bahadourian.com

Maison de la Danse
8, avenue Jean Mermoz
69008 Lyon
www.maisondeladanse.com

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Jornadas do Patrimônio na França: o outro lado da paisagem

Em Marselha: a Savonnerie du Fer à Cheval lhe passa um sabão

No século XIX as saboarias fizeram de Marselha a cidade do sabão. Entre elas, a Fer à Cheval ainda existe hoje em dia e é a mais antiga saboaria da cidade. Há mais de 160 anos, a pequena saboaria mantém sua experiência ancestral, respeitando a tradição. Ela também foi considerada "Empresa do Patrimônio Vivo". Aqui, os mestres saboeiros continuam a trabalhar à moda antiga, escolhendo as matérias-primas com cuidado e utilizando sempre os antigos caldeirões.
Durante as Jornadas do Patrimônio, a saboaria Fer à Cheval abre gratuitamente suas portas para que você descubra os segredos do famoso sabão de Marselha. As etapas de fabricação (saponificação, separação, fervura, lavagem e acabamento), não serão mais mistério para você! É a oportunidade para você levar um dos raros e "verdadeiros" sabões de Marselha que ainda encontramos no mercado.

Savonnerie du Fer à Cheval
66, chemin de Sainte-Marthe
13014 Marselha
+33 (0)4 91 10 30 95
www.savon-de-marseille-boutique.com

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Jornadas do Patrimônio na França: o outro lado da paisagem

Em Nantes: os mistérios de um templo maçônico

Você já sonhou em desvendar os mistérios que cercam a sociedade dos maçons? Este é um tema sempre cercado de especulações, com frequência com acusações de que eles criam complôs ou puxam as tramas do poder. O templo maçônico de Nantes excepcionalmente abre suas portas para visitas guiadas realizadas pela associação fraternal de estudos sociais. É a oportunidade de fazer perguntas e tentar compreender o funcionamento desta ordem iniciática. Contudo, não vamos estragar a surpresa: o segredo ficará guardado até o último minuto. Procure bem pelo número 33 da rue Jean-Jaurès e não se deixe enganar pela fachada que se parece com todas as outras.
Saiba, contudo, que a maçonaria existe desde a Idade Média, e desde 1725 na França. Essa visita será a sua oportunidade de aprender um pouco mais sobre a história desta sociedade discreta, sua evolução e ações.

Templo maçônico de Nantes
33, rue Jean-Jaurès
44000 Nantes

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Jornadas do Patrimônio na França: o outro lado da paisagem

Em Bordeaux: patrimônio humano

Estabelecido em 1551 por um rico comerciante, o centro hospitalar Charles Perrens leva o nome de um professor da faculdade de medicina. Transformado em hospital psiquiátrico Château-Picon no século XIX recebeu seu nome definitivo em 1974. A mudança de nomenclatura acompanha as novas práticas no campo da saúde mental. A visita aos antigos prédios da unidade psiquiátrica será a oportunidade de aprender mais sobre a evolução das técnicas de cuidados. No programa, você também terá seminários, projeção de documentários, exposições, entre outros. É a chance para os mais generosos e filantropos descobrir este aspecto desconhecido da medicina. Se você for curioso, sensível ao bem-estar do outro e sente o desejo de ajudar o próximo, essa excursão é feita para você!

Centre hospitalier Charles Perrens
121, rue de la Béchade
33076 Bordeaux
+33 (0)5 56 56 34 34