Luzes brilhantes na Festa das Luzes em Lyon

Publicado em 

Luzes brilhantes na Festa das Luzes em Lyon

De 6 a 9 de dezembro de 2018, a capital dos gauleses se ilumina durante a Festa das Luzes. Mergulhe neste espetáculo noturno que transforma o centro da cidade em um ambiente encantador.

Luzes brilhantes na Festa das Luzes em Lyon

Um espetáculo único no mundo

Antes do fim do ano, a Festa das Luzes o recebe para admirar obras luminosas que fazem brilhar milhares de luzes nos quais de Saône e nas ruas estreitas de Vieux Lyon. Entre tradição popular e inovação tecnológica, este evento inédito remonta ao século XIX. Na época, os lioneses colocavam velas nas janelas para celebrar a instalação de uma estátua da Virgem Maria na colina de Fourvière. A tradição evoluiu em 1989, dando destaque ao patrimônio cultural, rios e colinas da cidade.

Todas as noites, a partir das 20h, fique de olho no centro da cidade, reinterpretado pela luz e pela imaginação de artistas de todo o mundo. Iluminadores, designers, videomakers e artistas visuais surpreendem você em cada esquina com instalações que revelam a beleza do patrimônio.

Antes de mergulhar em meio à multidão e perambular pelas ruas da cidade, calce bons sapatos de caminhada. Equipado de luvas e chapéus, cubra-se de paciência se quiser visitar os lugares mais espetaculares. Um número limitado de pessoas pode assistir a cada projeção.

Festa das Luzes

De 6 a 9 de dezembro de 2018

Centro de Lyon

69002 Lyon

França

www.fetedeslumieres.lyon.fr/en

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Luzes brilhantes na Festa das Luzes em Lyon

O que ver durante a Festa das Luzes 2018?

Para aproveitar a festa, prepare seu itinerário. Neste ano, dezenas de artistas se dedicaram às ruas tortuosas de Vieux Lyon. Na praça Antonin Poncet, a designer Helen Eastwood e seu parceiro Laurent Brun revivem sua alma infantil com a instalação interativa na qual você participa. Ao soprar a obra, você provoca uma cascada de bolhas coloridas.

Um pouco mais distante, na praça Louis Pradel, Nicolas Paolozzi convida você a entrar na toca de uma criatura gigantesca inspirada pelas profundezas do oceano. Denominada “Abbys”, essa estrutura de luz móvel o faz mergulhar no universo fascinante da bioluminescência, a energia brilhante produzida por certos organismos.

Ande até a célebre praça Bellecour, depois volte pelos quais de Saône. Admire os edifícios iluminados, com a colina de Fourvière em segundo plano. Você ficará impressionado com esse espetáculo magnífico. Atravesse o Saône até a praça Saint-Jean. Um momento de pura poesia o aguarda diante da catedral do mesmo nome. Na fachada do monumento gótico, a dupla artística Ucubo projeta um afresco digital contemporâneo combinando flores e pigmentos de cores.

A magia continua no Odéon antigo de Fourvière. À moda de um verdadeiro lionês, compre uma vela e participe da criação de um afresco cintilante gigante. Olhe mais para cima, o Grande Teatro se cobre de cores. Continue mais longe, em direção às encostas de Croix-Rousse. Um ambiente de festa invernal, entre castanhas grelhadas e vinho quente, reina nesse bairro de artistas. Das escadas em traboules, passagens ocultas em meio a imóveis antigos, siga os lioneses até as instalações intimistas e cheias de charme que fazem resplandecer as moradias ocultas. Sua estada em Lyon será mais do que mágica.