Mergulho na Madrid alternativa

Publicado em 

Mergulho na Madrid alternativa

A capital também apresenta uma faceta atípica e informal: essa é a Madrid alternativa. Passeie por lugares diferenciados e sinta a riqueza e o dinamismo da cidade.

Mergulho na Madrid alternativa

Street art e espetáculos em uma antiga fábrica de cigarros

O cheiro acre do cigarro desapareceu, mas as paredes que fizeram parte da Tabacalera de Madrid, continuam de pé. O destino desta antiga fábrica de Embajadores mudou em 2003, quando o Ministério da Cultura decidiu oferecer uma segunda vida com vocação artística para uma parte desse local abandonado. Desde então, os espaços recebem exposições temporárias e são organizadas oficinas voltadas para a fotografia ou as artes contemporâneas, bem como shows.

A atmosfera é calorosa, propícia à criação e acessível para que jovens talentos e visitantes possam se encontrar. O prédio conta com uma segunda parte: o Centro Social de Lavapiés. Um verdadeiro laboratório de ideias, contracultura e boas práticas administrado pelos próprios moradores do bairro. O espaço é totalmente participativo e abrange o aspecto social, as artes, o debate de ideias e o bem-estar. Percorra o subsolo, que se tornou uma galeria de arte espontânea, com obras de street art do chão ao teto. Os artistas dão asas à sua imaginação fértil, aproveitando uma liberdade única.

Depois, acomode-se em um dos dois pátios para aproveitar o sol, entre os tomates e as saladas da horta solidária! Aqui a mesa do jardim é de pallet de madeira reciclado e as poltronas, peças antigas de segunda mão personalizadas.

La Tabacalera
Calle de Embajadores, 53
28012 Madrid
latabacalera.net/

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Mergulho na Madrid alternativa

Ambiente vintage no bairro de Malasaña

Sua estadia continua no Malasaña. Mais do que uma visita, o que você vai viver é uma verdadeira experiência, de tanto que este bairro encarna a contracultura madrilenha. A aura dos cafés, restaurantes, lojas e galerias de arte é atípica, diferente do que se costuma ver. Ali reina um delicioso ambiente boêmio. Alguns dirão que podemos encontrar um pouco da Movida Madrileña, que acelerou o coração dos moradores nos anos 1980. Então, perca-se pelas ruas, pare para tomar um café na Plaza del Dos de Mayo - calma de dia, animada à noite -, entre nos brechós com peças vintage e nas lojas retrô umas mais pitorescas do que as outras.... Os bares, com terraços nas calçadas, estão sempre cheios não importa a hora. Caminhando, você verá os clientes sentados às mesas brincando e papeando. Aqui o modo de vida tradicional cede espaço a uma doçura de viver irreverente e emancipada.

Caso sinta fome, ache o que você procura na rua Espíritu Santo. Por si só, ela oferece uma volta ao mundo gastronômica, de todas as cores e todos os sabores! Crepes, cupcakes, tapas, sushis, jamón... um festival! No Lolina Vintage Café, tudo lembra a Movida: na sala relativamente pequena, os sofás em tamanhos e cores variados são antiquados como se deve, os diversos papéis de parede coloridos com formas geométricas datam dos anos 1970, enquanto os espelhos dourados acrescentam um toque barroco ao local. Um conjunto diversificado bem alegre e harmonioso! Experimente uma culinária simples e passe um momento de sabor em uma atmosfera vibrante.

Lolina Vintage Café
Calle del Espíritu Santo, 9
28004 Madrid
+34 807 57 59 77
lolinacafe.com/

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Mergulho na Madrid alternativa

Moda vanguardista e obras de arte

Depois, pegue a direção da Garcia Madrid, ainda no bairro de Malasaña. Pare em frente à vitrine dessa loja vanguardista de moda masculina espanhola, conhecida hoje no mundo inteiro. O espaço híbrido associa artes gráficas e indumentárias. Jovens estilistas apresentam suas coleções de outono-inverno e primavera-verão por meio de desfiles tendência, que atraem caçadores de talentos e jornalistas. A cenografia é criativa, com música ao vivo, jogos de luzes, exposição de obras de arte contemporâneas.... A Garcia Madrid também é uma loja e uma marca que propõe roupas e acessórios inspirados diretamente nas fashion weeks caseiras. Senhores, aproveitem para renovar seu guarda-roupa ou, pelo menos, dar uma atualizada!

Garcia Madrid Malasaña
Corredera Baja de San Pablo, 26
28004 Madrid
+34 91 522 05 21
garciamadrid.com/en