Museu das Culturas Guianenses, testemunho do patrimônio

museu
Museu das Culturas Guianenses, testemunho do patrimônio

O museu conserva e valoriza uma coleção de objetos típicos de grupos étnicos que fundaram a Guiana Francesa, dos primeiros povos ameríndios aos grupos de imigração recente, como os Hmong ou haitianos.

Desde dezembro de 2010, dois outros países e cidades em acordo com a Guiana Francesa – Brasil e Belém, Suriname e Paramaribo – se aliaram para criar uma verdadeira rede de museus da Amazônia. Ocupando uma casa crioula do centro da cidade inteiramente reformada, o museu foi inaugurado em 1995 e ostenta a categoria de "Museu da França". Suas coleções completas, fiéis à diversidade cultural da Guiana Francesa, abrangem também um fundo de arqueologia ameríndia e colonial, coleções iconográficas e históricas e arquivos sonoros e documentários.

Por falta de espaço, dois anexos foram transferidos para a rue Madame Payé. O primeiro, no n.° 54, reconstitui uma casa crioula que pertenceu a Herménégilde Tell, sogro de Félix Éboué, e revela os modos de vida de outrora na zona urbana. O segundo, no n.° 78, destina-se a exposições temporárias e um centro de documentação especializado sobre as culturas, os grupos étnicos e as sociedades presentes no planalto guianense.

Musée des Cultures Guyanaises
54-78, rue Madame Payé
97300 Cayenne

Fone: +594 (0)5 94 31 41 72