Museu de Belas Artes, homenagem à pintura de Lyon

museu
Museu de Belas Artes, homenagem à pintura de Lyon

Além de suas coleções clássicas, das mais ricas da Europa, esse museu presta homenagem à escola de pintura de Lyon

Em 1801, Napoleão inaugurava esse museu, em Lyon, num antigo mosteiro beneditino, a Abbaye Royale des Dames de Saint-Pierre. Mais tarde, o prédio foi tombado como monumento histórico, suas coleções foram enriquecidas de muitas obras ao longo dos séculos e, hoje, ele é considerado um dos grandes museus da Europa.

A visita a seus cinco departamentos é um programa apaixonante, seguindo um percurso artístico que vai do antigo Egito até a Arte Moderna. Quem não dispõe de muito tempo deve dar prioridade às duas salas dedicadas aos pintores de Lyon.

Muito além de uma pintura regional, a Escola de Lyon representa um movimento conhecido como Style Troubadour (Estilo Trovador) por suas inúmeras evocações florais. As obras de artistas do quilate de Jean-Claude Bonnefond, Pierre Revoil e Fleury Richard estão ali expostas. Não perca de jeito nenhum as 18 telas que compõem o ciclo do Poema da Alma, de Louis Janmot.

Se o sol marcar presença, suba os quatro pavimentos do museu e desfrute, no terraço, de uma das mais belas vistas de Lyon. Faça também uma pausa nos jardins. Ali são encontrados, com frequência, estudantes de belas-artes traçando esboços das estátuas, principalmente de Auguste Rodin, mas também dos visitantes.

Musée des Beaux-Arts de Lyon
20, place des Terreaux
69001 Lyon

Fone: +33 (0)4 72 10 17 40

http://www.mba-lyon.fr/mba/sections/languages/portugues/museu/museu_lyon