No pico das colinas: Atenas de outro ângulo

Publicado em 

No pico das colinas: Atenas de outro ângulo

Do Monte Licabeto à Colina Filopapos, passando pelo bairro de Kastella, trilhe caminhos diferentes e admire vistas magníficas de Atenas e seus arredores.

No pico das colinas: Atenas de outro ângulo

Outro ponto de vista do alto do monte Licabeto

Diz a lenda que, quando Atenas pegou um rochedo para reforçar as fortificações da Acrópoles, dois corvos pretos surgiram no céu, sinal de um mau agouro. Surpresa, a deusa deixou cair o bloco de pedra, que acabou formando o Monte Licabeto. O mito explica a existência da mais alta das sete colinas de Atenas. De fato, a capital grega não se limita à Acrópole , por mais que seja a mais simbólica.

Do alto de seus 277 metros, o Licabeto proporciona uma vista panorâmica inigualável de toda a cidade, até o Porto de Pireus. Para contemplar Atenas, comece a subir a pé: sua recompensa depois do esforço será ainda maior. Da Praça Kolonaki, esse passeio de 30 minutos atravessa ruelas de escadarias e se prolonga ao longo de pequenas alamedas arborizadas. Se você prefere poupar suas energias para outras atividades, chegue ao cume em três minutos com o funicular. Lá em cima, com paredes em branco luminoso, reina a Capela São Jorge, construída no século XIXº
.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

No pico das colinas: Atenas de outro ângulo

Passeio bucólico e vista para o Golfo Sarônico

À tarde, descubra outro ponto de vista exclusivo: a Colina das Musas, ou Colina de Filopapos. Partindo da Igreja Santa Asia Marina, esse passeio bucólico leva até a prisão de Sócrates, um labirinto de salas esculpidas na rocha. Durante a Segunda Guerra Mundial, objetos da Acrópole e do Museu Nacional de Arqueologia teriam sido escondidos aqui. A sombra dos pinheiros convida ao piquenique e, depois, a um cochilo ninado pelo canto dos passarinhos. Retomando sua subida na encosta, você verá as ruínas do Santuário das Musas. Ainda atualmente, artistas vêm colocar oferendas em um montículo de pedras. No cume da colina encontramos o Monumento de Filopapo. Com 12 metros de altura, foi erguido no século II em homenagem a este cônsul e governador romano. À noite, o pôr-do-sol beija a paisagem e a Acrópole se ilumina.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

No pico das colinas: Atenas de outro ângulo

Descanso merecido no alto da Colina Profitis

No bairro residencial de Kastella, ao lado de Pireus, vale a pena conhecer outra colina, a Profitis Ilias. Em seu caminho, percorra o labirinto de ruas estreitas e escadas dissimuladas cercadas por palmeiras e uma vegetação exuberante. Em cima, peça um café gelado no terraço. Admire o pequeno porto de Mikrolimano, onde flutuam centenas de embarcações coloridas e, ao longe, o Golfo Sarônico brilhando com a luz mediterrânea de Atenas .