Notre-Dame de la Garde, "A Boa Mãe" que zela por Marselha

monumento
Notre-Dame de la Garde,

A Basílica de Marselha é um local de peregrinação para que a sua alma e o seu corpo se sintam elevados.

Do alto de seus 154 metros, a colina da Garde é o ponto mais alto de Marselha. O local, tombado desde 1917, reina com todo o seu esplendor, com sua virgem e seu filho que protegem a cidade e seus habitantes.

Construída sobre um cume calcário a 149 metros de altitude, ela abrange os bairros do Roucas Blanc e de Vauban. O arquiteto protestante, Henri Espérandieu, deu origem a este monumento majestoso em estilo romano-bizantino, que vem a ser chamado de "Boa Mãe". A Basílica é composta de duas partes: uma cripta, cravada na rocha, com estilo romano, e uma igreja alta, decorada por mosaicos. No alto, estão a Virgem e o Menino. Esta obra monumental de 11,2 metros, projetada por Eugène Lequesne, foi realizada nos ateliês Christofle, feita em cobre dourado recoberto por folhas de ouro.

Para visitar a "Boa Mãe", você tem a opção de ir por uma estradinha íngreme cercada de pinheiros, ou por um funicular que irá lhe deixar nos degraus do monumento, de onde você irá descobrir uma vista de tirar o fôlego. Desde 2013, o recém-inaugurado museu de Notre-Dame de la Garde oferece belíssimas coleções de ex-votos e objetos de culto.

Basilique Notre-Dame de la Garde
Rue Fort du Sanctuaire
13281 Marselha

Fone: +33 (0)4 91 13 40 80

http://www.notredamedelagarde.com/?lang=enwww.notredamedelagarde.com