O Louvre consagra Leonardo da Vinci com uma exposição excepcional

Publicado em 

O Louvre consagra Leonardo da Vinci com uma exposição excepcional

Para marcar os 500 anos do falecimento do mestre do Renascimento, o museu parisiense consagra o gênio Leonardo por meio de uma retrospectiva com seus quadros, desenhos e croquis mais bonitos.

O Louvre consagra Leonardo da Vinci com uma exposição excepcional

O evento cultural do outono em Paris

De 24 de outubro de 2019 a 24 de fevereiro de 2020, o maior museu de arte do mundo apresenta uma retrospectiva sobre a obra geral de Leonardo da Vinci. Um grande evento que reúne, pela primeira vez, mais de 120 obras espalhadas pelo mundo afora.

Aproveite a suavidade outonal em Paris e saiba mais sobre o quinto centenário do falecimento do mestre toscano, reputado por seus inúmeros talentos: pintor, engenheiro, cientista, cenógrafo, etc. Arquétipo do Homem do Renascimento, o Grande Leonardo da Vinci encarna, por si só, este período de renovação artística e científica que nasceu em Florença no século XV, antes de se difundir pela Europa.

Um dos maiores eventos de arte do ano em Paris, a exposição do Louvre deve atrair multidões. Antes de se deslocar até o pátio de entrada do museu, lembre-se de reservar on-line o dia e o horário da sua visita. Todos os visitantes, incluindo os com acesso livre ou grátis ao museu, devem se cadastrar (link na parte de baixo da página) para conferir a exposição tranquilamente. Audioguias em idiomas variados estão disponíveis durante a reserva. Às sextas-feiras o horário de visita é prolongado, para admirar o talento do mestre até as 21h45, longe do tumulto.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

O Louvre consagra Leonardo da Vinci com uma exposição excepcional

Exposição com mais de 120 obras do mestre

O Louvre não mediu esforços para homenagear o artista mais produtivo de sua época. As equipes trabalharam incessantemente durante dez anos, refazendo o exame científico dos quadros em posse do museu, restaurando três deles e reestudando todos os documentos de arquivos para readaptar a biografia desse prodígio.

O resultado dessa preparação minuciosa supera todas as suas expectativas. Observe com admiração, pela primeira vez, quadros e desenhos tirados do acervo excepcional do Louvre e obras únicas provenientes da Itália. Das cerca de 15 pinturas autenticadas, apenas A Adoração dos Magos, frágil demais, não pôde ser transportada para Paris.

Geralmente, o Louvre conserva um terço do conjunto de pinturas de da Vinci, ou seja, cinco quadros principais e mais de 22 desenhos. Nenhuma surpresa até então, já que o artista passou seus últimos três anos em Touraine, na França, a convite do rei Francisco I. Preparado? O espetáculo pode começar.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

O Louvre consagra Leonardo da Vinci com uma exposição excepcional

Experiência interativa sobre Leonardo da Vinci

Em um jogo de claro-escuro impecavelmente orquestrado, observe cada um dos cinco quadros principais conservados pelo museu: A Virgem das Rochas, La Belle Ferronnière, A Mona Lisa, A Virgem e o Menino com Santa Ana, e São João Batista. Admire com que facilidade e fidelidade todos esses personagens são representados. Aproxime-se da Mona Lisa e aprecie o incrível realismo de sua pele. Sobrepondo várias camadas de tinta, o artista reproduziu seu modelo à perfeição e inventou a técnica do sfumato, que marca uma mudança na história da pintura.

De costume, uma multidão se concentra em volta do quadro icônico, o que impede às vezes de apreender todas as sutilezas; no entanto, dessa vez você terá a oportunidade de vê-la como nunca. A experiência em realidade virtual Tête-à-tête com a Gioconda proporciona um mergulho profundo na obra. Equipado com óculos especiais, atravesse virtualmente o vidro que protege o quadro. Impossível chegar mais perto, confira todos os detalhes e entenda melhor toda a sofisticação da Mona Lisa.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

O Louvre consagra Leonardo da Vinci com uma exposição excepcional

Rastros de um artista completo

Ao estilo luminoso dessas obras inestimáveis se junta a precisão dos desenhos e croquis exibidos. Contemple o talento universal desse homem que, se interessava por todas as disciplinas. Em seu codex Atlanticus, uma coletânea de desenhos e notas em mais de mil folhas em grande formato, o artista-cientista mostra seus diversos estudos sobre dispositivos hidráulicos, uma ponte removível destinada a soldados e, também, o famoso tanque de guerra. O florentino pesquisava sobre todos os assuntos! Uma ilustração prova que ele estava trabalhando em uma escultura equestre monumental. Outras são voltadas para a análise do corpo humano ou a organização de festividades para o rei francês.

A interconexão entre todas essas disciplinas seria o segredo da criatividade desse grande homem. Estudando certos manuscritos, você ficará surpreso ao saber que Leonardo redigia suas notas e projetos por meio de uma escrita invertida, que se lê com um espelho!

Saindo dessa retrospectiva apaixonante, uma mensagem aparece como uma evidência: apesar de seu interesse profundo por ciência e técnicas, o artista de peso colocava a pintura acima de tudo.

Exposition Léonard de Vinci
De 24 de outubro de 2019 a 24 de fevereiro de 2020
Musée du Louvre
Rue de Rivoli
75001 Paris
França
+33 (0)1 40 20 50 50
www.louvre.fr/en/expositions/leonardo-da-vinci