O triunfo do Minotauro no MUICO

arte & cultura
O triunfo do Minotauro no MUICO

Há somente cinco museus no mundo que possuem um jogo completo da “suite Vollar”, variações sobre o tema do minotauro assinadas por Picasso.

O MUICO ou Museo Colecciones ICO (Instituto de Crédito Oficial) abriga obras dos maiores nomes da escultura e da pintura espanhola do século XX, como Miró, Dalí, Gaudi, Tàpies, Solano, Chillida, Barceló.
Mas, sobretudo, à guisa do National Gallery Washington MOMA, do museu Picasso e do British Museum, ele possui seu próprio jogo completo da " suite Vollard ", variações sobre o tema do Minotauro, assinadas por Picasso. Veja, por exemplo, uma séria de cem águas-fortes que levou o artista a Guernica (onde a figura do Minotauro está igualmente presente). Se você o desconhece, saiba que Ambroise Vollard foi o primeiro vendedor de arte de Picasso e que o artista tinha prometido lhe fornecer cem gravuras em troca de um Renoir ou um Cézanne.
310 jogos completos serão produzidos a partir das 100 placas originais. Um bom número deste jogos serão cedidos a um outro vendedor de arte, Henry Petiet, quando Vollard morre. Mas outros ainda serão dispersos.

Museo ICO
Calle de Zorrilla, 3
28014 Madrid

Fone: +34 914 201 242

www.fundacionico.es