O Velho Lyon

arte e cultura
O Velho Lyon

O mais antigo bairro de Lyon apresenta-se com suave e romântica influência florentina

Aos pés da colina de Fourvière, o Velho Lyon tem o nome bem apropriado, pois o bairro data da lidade Média. Foi naquela época que as primeiras traboules (passagens de pedestres) foram construídas para facilitar o transporte de mercadorias das praias do Ródano até as casas sobre pilotis.

Mais tarde, já na Renascença, graças a Maria de Médicis, um grupo de florentinos lá se instalam e constroem habitações cujos interiores são autênticas obras do Quattrocento italiano. Algumas ainda perduram, porém são propriedades particulares. É possível, no entanto, visitar certos pátios interiores e percorrer as traboules como num jogo de pistas. São subterrâneos? Não, trata-se de passagens secretas de arquitetura gótica que permitem aceder de uma rua para outra, atravessando muitas vezes pátios de imóveis.

O Velho Lyon sendo exclusivo para pedestres, caminha-se prazerosamente por suas ruelas, que souberam evitar um confinamento no passado e onde as tentações são exacerbadas diante de confeitarias, livrarias antigas e animados cafés.

Vieux Lyon
69005 Lyon