O vulcão ativo de Fournaise

insÓlito
O vulcão ativo de Fournaise

Local imperdível e inesquecível da ilha, ele é um dos vulcões mais ativos do planeta.

Situado no sul da ilha e culminando a mais de 2 631 metros de altitude, o cume de Fournaise é um dos vulcões mais ativos do mundo, sobretudo pela frequência de suas erupções e pelo volume médio de lava que ele jorra. Seu vasto maciço ocupa cerca de um terço da ilha.

Ele apresenta diversas erupções por ano desde 1998, cada uma durando cerca de… seis meses! O acesso, no entanto, é relativamente facilitado pela estrada da planície de Sables, que leva até Bellecombe, onde você terá a oportunidade de assistir projeções e os frequentes escoamentos de lava. Assim que chegar ao lugar, você terá uma vista espetacular para o Enclos Fouqué e para Formica Léo. A saber: a frequência das erupções e a abundância dos escoamentos de lava modificam a configuração ininterruptamente. Embora o conjunto das paisagens seja predominantemente mineral, assim que a lava termina de resfriar, um processo natural de vegetalização se instaura para fazer nascer uma fauna e uma flora muito ativas.

O pico de Fournaise é supervisionado permanentemente, desde a implementação de um observatório vulcânico. Há que se observar o nascimento em outubro de 2015 do pico Kala e Pelé e do pico Kei Aki, que surgiram logo após as últimas erupções vulcânicas.

www.fournaise.info