Palácio da Alvorada, todas as velas içadas

monumento
Palácio da Alvorada, todas as velas içadas

À beira do Lago Paranoá, em meio ao imenso jardim de dois quilômetros da Praça dos Três Poderes, o Palácio da Alvorada é o símbolo da república brasileira.

À beira do Lago Paranoá, admire o Palácio da Alvorada, residência oficial dos presidentes do Brasil. Foi o primeiro prédio inaugurado na cidade, em 30 de junho de 1958, no dia seguinte da vitória na final da Copa do Mundo na Suécia. Nesse ano, o jovem atacante de 18 anos e líder do time, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, foi pela primeira vez campeão mundial. A fachada do prédio quadrangular é ornada por uma série de pilares em formato de losangos, semelhantes a velas de barco, com volumes extremamente leves e linhas puras que realçam o mármore branco.

Kubitschek foi o primeiro a residir no Palácio da Alvorada, e durante a construção da cidade previu: "Brasília é a nova alvorada na história do Brasil". Em frente ao palácio, "As Banhistas", do escultor brasileiro descendente de italianos Alfredo Ceschiatti (1918-1989), são de grande encanto. Juntamente com outros artistas, dos quais Bruno Giorgi e Dante Croce, foi solicitado para embelezar a capital federal, até mesmo dentro da catedral ou na Praça dos Três Poderes.

Palácio da Alvorada
Via Palácio Presidencial
Palácio da Alvorada
Brasília 70150-000

Fone: +55 (0)61 3411 4000

www.brasil.gov.br