Paris: os doces ousam o salgado

Publicado em 

Paris: os doces ousam o salgado

A Cidade Luz inverte os códigos culinários. Madeleines, canelés, waffles e cheesecakes saem da mesa de sobremesas e passam para a de entradas, graças a chefs criativos.

Paris: os doces ousam o salgado

O waffle que conheceu o mar

Distante de Paris , no litoral da Bretanha, Iris e seu pai, Manuel, tiveram uma ideia ambiciosa. E se o waffle doce que degustavam de frente para o oceano pudesse estar no centro de receitas gastronômicas saudáveis? Foi assim que o waffle light e sem glúten nasceu. Pouco tempo depois, a confeitaria Yummy & Guiltfree (“Gostoso e Sem Culpa”) abriu suas portas em pleno bairro parisiense do Marais. Além dos irresistíveis waffles doces, o chef prepara versões salgadas com sabores delicados. Não deixe de provar a refinada especialidade da casa, de salmão marinado com cream cheese, funcho com gergelim preto e um filete de azeite de avelã. Seu paladar não irá acreditar.

Yummy & Guiltfree
3, rue du Temple
75004 Paris
França
+33(0)1 45 66 56 68
www.yummyandguiltfree.com/

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Paris: os doces ousam o salgado

O canelé que não tem medo de temperos

A uma curta distância do Centro Georges Pompidou , você encontrará outro estabelecimento iconoclasta. No número 72 da rua la Verrerie, conheça uma confeitaria especializada em canalés. Aqui, esses bolinhos de Bordeaux à base de leite, rum, baunilha e açúcar foram revolucionados. As duas fundadoras, chamadas Aude, decidiram elaborar iguarias doces e salgadas originais. Você sentirá a curiosidade de experimentar o “Especial”, interpretação delicada de frango, trufa e manjericão. Frescor garantido. A menos que prefira o “Céline”, cujas notas apimentadas de curry acentuam o recheio de aipo do canelé. Mesmo os conhecedores ficarão impressionados com essa incrível mistura de texturas.

Aux deux canelés
72 rue de la Verrerie
75004 Paris
França
+33(0)9 82 26 47 75
www.auxdeuxcaneles.fr/

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Paris: os doces ousam o salgado

A madeleine que tem cheiro de sol

Azeite de oliva, pimenta de Espelette, pasta de azeitonas, queijo feta... os sabores do Mediterrâneo se reúnem nas madalenas. No Mesdemoiselles Madeleines, rua des Martyrs, esqueça tudo o que você sabe sobre esse bolinho francês famoso. O chef confeiteiro Stéphane Bour imaginou uma surpreendente coleção de prazeres salgados. Ao degustar a madalena “Renée”, com pasta de azeitonas pretas e cenoura fresca com cominho, sinta todos os aromas da Provença. Ao aproximar dos lábios a especialidade “Aimée”, à base de queijo feta, limão, pinhão torrado recheado de manjericão, você se sentirá numa ilha grega acariciada pela brisa quente mediterrânea. Ao escolher a madalena “Andrée”, seja invadido pelo calor e o vigor italianos, com molho de tomate e mozzarella di Bufala explodindo na boca, em uma sintonia de sabores.

Mesdemoiselles Madeleines
37 rue des Martyrs
75009 Paris
França
+33(0)1 53 16 28 82
www.mllesmadeleines.com/index.php

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Paris: os doces ousam o salgado

O cheesecake como prato principal

Depois de visitar o Instituto do Mundo Árabe e passear ao longo da bacia do Arsenal, você se encontrará em frente à vitrine do She's cake. Aqui, os aromas se associam em receitas originais de cheesecakes. A cada estação do ano o cardápio da chef Séphora Saada evolui, para o grande prazer dos conhecedores. No inverno, deguste o cheesecake com creme de beterraba e avelã e legumes grelhados. Ou um prato à base de salmão e wasabi acompanhado de gergelim. No verão, derreta-se com a especialidade de roquefort, pera e abobrinha, coroando uma estadia rica em emoções gastronômicas na cidade de Paris .

She's cake
20 avenue Ledru-Rollin
75012 Paris
França
+33(0)1 53 46 93 16
www.shescake.fr/index.html