Passeio gastronômico pela Little Tokyo de Paris

Publicado em 

Passeio gastronômico pela Little Tokyo de Paris

Sushi bar, cantina de bento, confeitaria ou queijaria à moda japonesa.... Próximo à Ópera, conheça os melhores estabelecimentos culinários da Little Tokyo parisiense.

Direção ao chiquérrimo bairro da Ópera, em Paris, para descobrir um enclave insólito. Desça na estação de metrô Pyramides e pegue a rua Sainte-Anne. Aos pés de prédios elegantes de estilo haussmanniano, dezenas de pequenos restaurantes e comércios variados representam as múltiplas facetas da cultura nipônica. Esta “Little Tokyo” parisiense surgiu no início dos anos 1970, quando homens de negócios japoneses se hospedavam em hotéis entre a Ópera Garnier e o Palais Royal. Hoje, o bairro se tornou o epicentro da gastronomia japonesa de Paris.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Passeio gastronômico pela Little Tokyo de Paris

Queijo à moda japonesa

Na rua Richelieu, pare na Queijaria Hisada. Sanae Hisada e sua filha Eri o convidam a degustar as especialidades da casa: queijos de vários países incrementados com sabores tipicamente nipônicos. Essas apaixonadas por gastronomia preparavam seus produtos lácteos para os moradores de Tóquio antes de abrirem sua primeira loja parisiense, em 2004. Nas prateleiras, encontre mozzarella de búfala afinada na folha de cerejeira (sakura mochico), bem como macaron de queijo de cabra. Esta mistura sutil de sabores abrirá seu apetite.

Queijaria Hisada
47 rue de Richelieu
75001 Paris
+33(0)1 42 60 78 48
www.hisada.fr/

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Passeio gastronômico pela Little Tokyo de Paris

Takoyakis como no país do Sol Nascente

Depois de despertar seu paladar com uma primeira degustação, caminhe pela comunidade japonesa de Paris. Com fachadas caligrafadas, se sucedem cantinas especializadas em sopas de macarrão chinês ramen, restaurantes de bento, sushi bares.... As escolhas são intermináveis com tantas proposições de dar água na boca. Uma dica: tente chegar cedo porque os melhores estabelecimentos, geralmente minúsculos, atraem um número enorme de parisienses.

Na rua Sainte-Anne, os frequentadores fazem fila na frente de um restaurante com fachada bastante simples. Esta é porta do Happa Tei. Embarque imediato para Osaka em busca de uma iguaria pouco conhecida no Ocidente: o takoyaki. O chef se sobressai na preparação dessas almôndegas de massa de crepe recheadas de polvo. Com o apetite aberto por esses petiscos suculentos, continue sua escapada pelos outros inúmeros estabelecimentos culinários.

Happa Tei
64 rue Sainte-Anne
75002 Paris
+33(0)1 42 96 60 40

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Passeio gastronômico pela Little Tokyo de Paris

Você prefere ramen ou sushi?

Se você é mais ramen, aquele macarrão chinês fino de trigo servido como sopa, não deixe de conhecer o cardápio do Naritake. Nesse restaurante laranja fluorescente, você pode escolher o sabor do seu caldo e o molho que acompanha o seu prato. Para uma descoberta rica em sabores, escolha um ramen de porco assado com ovo marinado em soja e cebolinha apimentada.

Você se interessa mais por uma variedade de peixes crus? Reserve sua mesa no Michi, rua Sainte-Anne. Não preste atenção na vitrine fora de moda desse bar de sushi. Acomodado no balcão, veja o chef cortar salmão, camarão e vieiras com uma velocidade desconcertante. Você se deliciará com os sushis e sashimis de qualidade impecável. Este é um dos melhores restaurantes de sushi da Cidade Luz.

Naritake
31 rue des Petits-Champs
75001 Paris
+33(0)1 42 86 03 83

Michi
58 bis rue Sainte-Anne
75002 Paris
+33(0)1 40 20 49 93

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Passeio gastronômico pela Little Tokyo de Paris

Doces entre Paris e Tóquio

Para a sobremesa, o que você acha de surpreender ainda mais seu paladar? Uma verdadeira instituição local, a padaria Aki associa pães de tradição francesa e doces com sabores franco-japoneses. Você ficará em dúvida entre o mille-feuille de chá verde e o brioche recheado com purê de feijão vermelho adocicado, e acabará escolhendo uma deliciosa bomba com aroma de yuzu, cítrico bastante ácido típico da Ásia. Sua degustação será tão extraordinária quanto delicadamente saborosa.

Aki Boulanger
16 rue Sainte-Anne
75001 Paris
+33(0)1 40 15 63 38
akiboulanger.com/

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Passeio gastronômico pela Little Tokyo de Paris

Compra de produtos saborosos e experiência com saquê

Essas descobertas culinárias acabarão lhe dando vontade de preparar você mesmo seus pratos japoneses. Saia em busca de lojas que vendem os utensílios necessários. Na rua Petit-Champs se encontra o Kioko, o supermercado japonês mais reputado da capital. Entre o corredor de legumes exóticos e os livros de cozinha, encontre forminhas de animais ou bola de futebol para arroz e crie bentos divertidos.

Mais distante, na rua Saint-Augustin, a loja Workshop Issé chama atenção. Essa mercearia fina conta com uma adega de saquê na calçada da frente. Sente-se no balcão de madeira maciça e ouça as explicações de Miyamoto sobre o processo de produção da bebida. Esse especialista do álcool de arroz emblemático propõe a degustação, com moderação, de algumas variedades com aroma frutado. Seu mergulho na cultura japonesa em plena Paris terá sido completa.

Kioko
46 rue des Petits-Champs
75002 Paris
+33(0)1 42 61 33 65
www.kioko.fr/fr/

Workshop Issé
11 rue Saint-Augustin
75002 Paris
+33(0)1 42 96 26 74
www.workshop-isse.fr/