Passeio pela Provença do escritor Peter Mayle

Publicado em 

Passeio pela Provença do escritor Peter Mayle

O Maciço do Luberon é um dos personagens principais do best-seller mundial Um ano na Provence do autor britânico Peter Mayle. Nessa autobiografia, ele dá vida às paisagens ensolaradas do sul da França.

Passeio pela Provença do escritor Peter Mayle

O sol e os campos de lavanda saindo de Marselha

No fim dos anos 1980, Peter Mayle e sua esposa deixaram Londres para comprar uma antiga casa rural provençal, perto de Ménerbes, no Luberon, a menos de uma hora de estrada de Marselha . O autor conta a história de sua ambientação na França com uma prosa bem-humorada em seu livro Um Ano na Provence, vendido em mais de 6 milhões de exemplares e traduzido em 40 idiomas. O interesse internacional por essa obra levou milhares de britânicos, bem como japoneses e australianos, a percorrer o sul da França. Por sua vez, deixe suas malas no Luberon e saia em busca dos rastros do mais provençal dos autores ingleses. Essa região e suas paisagens coloridas irão encantá-lo imediatamente.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Passeio pela Provença do escritor Peter Mayle

Os melhores produtos da região mediterrânea no Luberon

Lá você encontrará o calor humano descrito na obra de Peter Mayle, e a paixão sem limites dos franceses pela gastronomia, com seus almoços infindos à sombra. Na feira de Coustellet, pequeno oásis de paz, encha sua cesta com frutas e legumes banhados de sol. Na cave cooperativa de Bonnieux, não resista a uma taça de rosé espumante à altura de muitos champanhes.

Dos sorvetes com sabores surpreendentes de Ansouis aos queijos de cabra de Banon ou as frutas cristalizadas de Gargas, a variedade incrível de produtos locais irá deslumbrá-lo. Experimente, por exemplo, as preparações geladas do Art Glacier de Ansouis. Em um belo terraço no alto de uma colina coberta de pinhais, prove os deliciosos sorvetes de verbena, lavanda e até mesmo azeite de oliva!

Depois das degustações, uma partida de bocha (o esporte de predileção do sul da França descrito por Peter Mayle) será bem-vinda à sombra do Castelo da Tour d'Aigues, grande obra-prima do Renascimento cuja arquitetura foi inspirada nos maiores castelos e, principalmente, no Louvre.

La Cave de Bonnieux
Quartier de la Gare
84480 Bonnieux
+33 (0) 4 90 75 80 03
www.cave-bonnieux.com/

L'Art GlacierLes Hautes Terres
84240 Ansouis
+33 (0) 4 90 77 75 72
www.artglacier.com/

Château de la Tour d'AiguesPlace Jean Jaurès
84240 La Tour d'Aigues
+33 (0) 4 90 07 50 29

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Passeio pela Provença do escritor Peter Mayle

Patrimônio cultural e encontro com artesãos

A paisagem ensolarada do Sul francês também apresenta um rico patrimônio arquitetônico e artesanal. Em Lacoste, explore o castelo do sulfuroso Marquês de Sade, onde estão expostos móveis da coleção privada de Pierre Cardin, o dono atual. Ao chegar a Ménerbes, suba até a cidadela que domina o vilarejo onde Peter Mayle decidiu se abrigar. Você ficará encantado com o charme de diversas construções em pedra. Presenteie-se com uma refeição saborosa na Casa da Trufa e do Vinho do Luberon. Perante o panorama que se abre para as colinas, o magnífico jardim à francesa convida a reler as páginas deUm Ano na Provence , que descreve o modo de vida meridional. Retome seu caminho até Lourmarin, situado entre vinhedos, oliveiras e amendoeiras. O vilarejo recebeu destaque graças a outro escritor famoso, Albert Camus. Ganhador do Prêmio Nobel de Literatura, passou seus últimos dias por lá e foi enterrado no cemitério local.

Durante seu percurso provençal, não se esqueça de visitar algumas oficinas para conferir todo o know-how dos artesãos. Por exemplo, em Lumières, Édith Mézard borda peças delicadas perto do Castelo de l'Ange, anteriormente um estábulo de cavalos no século

XVIII. Um pouco mais distante, em Gargas, Régis Mathieu restaura e reproduz lustres antigos esplêndidos. Conheça sua coleção de 200 luminárias realçadas em um local que já foi uma fábrica de ocre. Uma verdadeira maravilha à moda provençal .

Maison de la Truffe et du Vin du LuberonPlace de l'horloge
84560 Ménerbes
+33 (0)4 90 72 38 37
www.vin-truffe-luberon.com

Édith Mézard – Broderies provençales
Route des Alpes, na entrada do vilarejo de Lumières
84051 Goult
+33 (0)4 90 72 36 41
www.edithmezard.fr/

Mathieu Lustrerie
Chemin les Vieux Sauvans
84400 Gargas
+33 (0)4 90 74 92 40
www.mathieulustrerie.com/