Passeio pelas traboules escondidas de uma Lyon secreta

Publicado em 

Passeio pelas traboules escondidas de uma Lyon secreta

Ao passar pelas ruas do bairro Vieux-Lyon, preste bem atenção! Passagens secretas podem passar despercebidas. Entre nessas traboules, tesouros fortuitos na cidade com dois rios.

Passeio pelas traboules escondidas de uma Lyon secreta

Lyon, cidade de mistérios

Na praça Colbert, uma passagem discreta desperta a curiosidade. Intrigante, siga esse caminho que se abre em um pátio amplo. Mais à frente, um segundo pátio se esbarra em um prédio. De repente surge uma escada imensa de cimento, com seis andares! Proeza arquitetônica do

século XIX, a escada da Cour des Voraces faz parte da traboule mais famosa do bairro da Croix-Rousse. Elas permitem passar de uma rua a outra, por baixo dos apartamentos.
A cidade conta com mais de 400, e mais da metade no Vieux-Lyon. Dentre elas, apenas cerca de 40 passagens são acessíveis aos pedestres. Pouco visíveis, algumas poderiam passar despercebidas. Fique de olho aberto para encontrá-las! Elas abrigam maravilhas arquitetônicas inesperadas: galerias (sacadas internas) à italiana, fachadas ricas em ornamentos, poços medievais... descubra a faceta insólita de Lyon.

Cour des Voraces
9 place Colbert
69001 Lyon

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Passeio pelas traboules escondidas de uma Lyon secreta

As traboules do Renascimento

Construídas no fim do século XV e no início do século XVI , as traboules do Vieux-Lyon e da península estão quase todas posicionadas perpendicularmente ao rio Saône. Na época, elas se destinavam a facilitar o acesso à água dos moradores. Particularidades do patrimônio de Lyon, esses atalhos são testemunhas da história da cidade. No número 27 Quai Saint-Antoine, pegue uma dessas passagens secretas. Essa traboule típica do Renascimento revela belas associações de ogivas e prédios antigos com galerias (sacadas internas) de pedra.
No 16 rue du Boeuf, conheça a traboule da Tour Rose, que sozinha simboliza toda a história do Vieux-Lyon. Entrando por um magnífico pátio florido, você verá esse edifício onde Henrique IV se hospedou alguns dias em 1600, durante seu casamento com Maria de Médici. Discreta, a chamada “longa traboule” dá a impressão de explorar uma passagem secreta. Nessa artéria estreita com charme secreto, caminhe por entre sacadas do século
XVII, antes de sair na altura do 54 rue Saint-Jean. A uma curta distância, no fundo de outra traboule sem saída, penetre no universo medieval da loja Mandragore e descubra acessórios e joias inspirados na arte renascentista.

Traboule de la Tour Rose
22 rue du Bœuf
69005 Lyon

Mandragore
52 rue Saint-Jean
69005 Lyon
+33 (0)4 72 41 99 16
www.boutique-mandragore.com

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Passeio pelas traboules escondidas de uma Lyon secreta

As alamedas enigmáticas dos canuts

Nas ladeiras do bairro da Croix-Rousse, as traboules são bem mais recentes do que as do Vieux-Lyon. Construídas em 1820-1830 nos prédios dos canuts, permitiam que esses tecelões transportassem seus rolos de seda protegidos da chuva. Elas costumam esconder praças magníficas, como a dos Voraces.

Dê uma volta pelo 14 rue René Leynaud. Aperte o botãozinho no interfone para desvendar os segredos de uma passagem secreta. No fundo do corredor, descubra um pátio interno com paredes pintadas de rosa em estilo italiano. Um silêncio total reina nesse ambiente atemporal.

Continue seu passeio até a passagem Thiaffait. Duas escadas majestosas levam até essa rua de pedestres a céu aberto. Desde sua reforma nos anos 1990, ela recebe o Vilarejo dos Criadores. Vestimentas em algodão orgânico, coleção vintage, criações minimalistas... Com certeza você encontrará nessa concept-sore voltada para a moda e o design algum souvenir único da sua estadia em Lyon .

Village des Créateurs du Passage Thiaffait
19 rue René Leynaud
69001 Lyon
+33 (0) 4 78 27 37 21
www.villagedescreateurs.com