Passeio por arquiteturas impactantes em São Paulo

Publicado em 

Passeio por arquiteturas impactantes em São Paulo

Em um emaranhado de prédios surrealistas e colinas com vegetação tropical, a megalópole surpreende. Domestique este labirinto urbano que esconde tesouros arquitetônicos com uma modernidade audaciosa.

Passeio por arquiteturas impactantes em São Paulo

Design e melancia no Hotel Unique

Cidade desmedidamente grande, a capital cultural do Brasil reserva belas surpresas. Efeito “Uau!” garantido ao descobrir o Hotel Unique. Seu hotel boutique faz perfeitamente jus ao nome. Verdadeira obra de arte de autoria do famoso arquiteto local Ruy Ohtake, a estrutura espetacular sustentada por colunas de concreto costuma ser comparada a uma fatia de melancia ao contrário. Na parte de dentro, descubra o universo vanguardista do designer João Armentano, associação de técnica e elementos naturais.

Um elevador panorâmico o leva até o terraço do hotel. Aqui, o bar Skye exibe sua piscina vermelha de frente a uma floresta de arranha-céus iluminados. Para sua primeira noite, acomode-se à mesa deste estabelecimento do chef francês Emmanuel Bassoleil. Sucumba ao carpaccio bovino de Kobe, temperado com vinagrete de maracujá, e depois aos camarões com seu molho de tomate picante “Iemanjá”. Isso tudo servido com croquetes brasileiros que derretem na boca.

Hotel Unique
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4700
Jardim Paulista
São Paulo 01402-470
Brasil
+55 11 3055 4710
www.hotelunique.com.br

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Passeio por arquiteturas impactantes em São Paulo

Homenagem a Niemeyer no Parque do Ibirapuera

No dia seguinte, explore o imenso parque urbano Ibirapuera, que se estende até os pés do seu hotel. Em São Paulo, grandes arquitetos criaram edifícios caracterizados por um estilo composto que pode parecer aleatório. Em 1922, um grupo de artistas e arquitetos decidiu se libertar das influências europeias e inventar seu próprio estilo brasileiro. Assim nasceu o movimento paulista.

Caminhando pelas árvores tropicais do parque, imaginado em 1954 pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer e o paisagista Roberto Burle Marx, descubra algumas obras que encabeçam o movimento modernista brasileiro.

Perto da entrada principal, admire a vista da cúpula branca da Oca. Niemeyer se inspirou em ocas da Amazônia para realizar esta estrutura circular que se insere perfeitamente em seu ambiente. Impressionante.

Atrás de fileiras de árvores dispersas se esconde outro prédio do mestre: o pavilhão Padre Manoel da Nóbrega. Curioso, entre nesta elegante construção branca, repleta de vidraças. Lá dentro você descobrirá o Museu Afro Brasil. Sua coleção enriquecida com 6.000 obras narra a história apaixonante da cultura negra no Brasil.

Por fim, seu passeio pelo parque o leva ao Auditório Ibirapuera, última obra de Niemeyer, inaugurada em 2005. Em frente à entrada, contemple a incrível chama vermelha de aço que parece sair do prédio.

Parque do Ibirapuera
Av. Pedro Álvares Cabral
Vila Mariana
São Paulo 04002-010
Brasil

Museu Afro Brasil
Avenida Pedro Álvares Cabral
Portão 10, s/n
Parque Ibirapuera
São Paulo 04094-050
Brasil
+55 11 3320-8900

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Passeio por arquiteturas impactantes em São Paulo

Encontro entre arte e arquitetura

Direção ao centro da cidade, onde sua peregrinação paulista continua. Na Avenida Ipiranga, a forma sinuosa do edifício Copan contrasta com as construções lineares ao redor. Este projeto, iniciado nos anos 1950 para comemorar os 400 anos da cidade, se tornou um dos símbolos da capital econômica brasileira. Fique de boca aberta perante esse prédio icônico de 32 andares que possui a maior estrutura em concreto armado do país. Aproveite para visitar o Centro de Arte Pivô, um antigo alojamento precário transformado em coração do prédio, onde você poderá conferir exposições ambiciosas, bem como oficinas de artistas residentes.

Passeando pelas ruas do centro de São Paulo, você será conquistado pela mistura de estilos europeu, do Renascimento e eclético. Pegue o metrô até a estação Anhangabaú. Perto de lá, o Theatro Municipal de São Paulo ilumina a Praça Ramos de Azevedo com sua elegância inspirada na Ópera de Paris. Levante a cabeça e veja seus detalhes ornamentais, como esculturas alegóricas que representam o teatro e a música. Inaugurado em 1911 para distrair a elite paulistana, desempenhou um papel histórico ao acolher a Semana de Arte Moderna em 1922, que revolucionou a arte brasileira.

Centro de Arte Pivô
Av. Ipiranga, 200
República
São Paulo 01220-030
Brasil
+55 11 3255-8703
http://www.pivo.org.br

Theatro Municipal de São Paulo
Praça Ramos de Azevedo
República
São Paulo 01037-010
Brasil
+55 11 3053 2090
theatromunicipal.org.br/

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Passeio por arquiteturas impactantes em São Paulo

Vanguardismo e telas de mestre

Mudança de estilo na Avenida Paulista, uma das artérias mais longas da cidade. Em frente ao Trianon, o Museu de Arte de São Paulo (MASP) atrai todos os olhares. Com sua estrutura retangular, elevada a metros do solo, e seu contorno avermelhado, esta obra radical não deixa ninguém indiferente. Museu mais visitado de São Paulo, o MASP ocupa desde 1968 esse prédio vanguardista criado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi. Bem-vindo ao museu de arte ocidental mais importante do hemisfério sul. Você não precisa de mapa para visitar a coleção permanente. Percorra livremente a ampla sala, onde quadros de mestres europeus parecem levitar em painéis de vidro transparentes. Símbolo da aliança de gêneros paulista, o MASP é um testemunho da audácia brasileira cruzada com o velho continente europeu.

Museu de Arte de São Paulo
Av. Paulista, 1578
Bela Vista
São Paulo 01310-200
Brasil
+55 11 3149 5959
masp.org.br