Percurso street art no 13° distrito de Paris

Publicado em 

Percurso street art no 13° distrito de Paris

Pelas fachadas dos prédios do animado bairro da Biblioteca Nacional, venha uma tarde descobrir artistas de rua do mundo inteiro. Um itinerário surpreendente e inspirador.

Percurso street art no 13° distrito de Paris

Imersão na “Champs-Élysées do street art

O 13° distrito, no sudeste da capital francesa , está em constante evolução. Depois de anos de transformação, as ruas foram ornadas com desenhos surrealistas criados por artistas urbanos do mundo inteiro.

Durante uma tarde, com o percurso Street Art 13 você descobrirá cerca de 50 obras desse extraordinário museu a céu aberto estruturado como um passeio divertido.

Seu trajeto underground começa no boulevard Vincent Auriol, que alguns já batizaram de “Champs-Élysées do street art ”. Ao longo dessa grande avenida, atravessada por uma linha de metrô externa, você encontrará pinturas imensas.

No número 186 da rue Nationale, pare impressionado em frente à gigantesca obra Liberté, Égalité, Fraternité (Liberdade, Igualdade, Fraternidade), do norte-americano Shepard Fairey. Revestindo um edifício de sete andares, a imagem homenageia o símbolo da França, a Marianne.

Mais ao longe, na fachada do hospital Pitié-Salpêtrière, o artista Invader imortalizou um personagem conhecido de televisão, o Dr House , em forma de pixel. Na Place Vénétie, cuidado com o torcicolo enquanto admira um dos murais mais altos da Europa, com 66 metros: Tourbillon de sardines (Turbilhão de Sardinhas), de Pantónio. Nesse labirinto de concreto colorido, seu guia dará mais informações sobre as escolhas desses street artists. Apaixonante.

Percurso Street Art 13
24 boulevard du général d'armée Jean Simon
75013 Paris
+33 (0)1 44 06 45 39
www.streetart13.fr/

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Percurso street art no 13° distrito de Paris

Caindo nas graças do Butte-aux-Cailles

Depois de ver obras monumentais, confira também grafites mais intimistas em um bairro com charme de vilarejo campestre. Bem-vindo ao Butte-aux-Cailles. Perambulando por ruas sinuosas, não é raro se surpreender com uma silhueta que parece sair de um muro ou se confrontar com um famoso fixado no concreto, como Johnny Depp, Brigitte Bardot ou Serge Gainsbourg.

Apesar de a maioria das obras estarem visíveis, como os estênceis de Miss Tic, artista plástica e poeta de rua, e de Jef Aerosol, outras demandam uma verdadeira caça ao tesouro, como o estilo criado por Clet Abraham e seus adesivos discretos em placas de trânsito, que mudam seu sentido inicial.

No Butte-aux-Cailles, o street art não se limita aos adesivos e estênceis. Artistas como o português Vhils usam paredes descuidadas para esculpir rostos impressionantes de pedra e realçar outros materiais, como a madeira ou o metal. Por sorte algumas pinturas murais são preservadas durante anos, enquanto outras são adicionadas regularmente para destacar ainda mais os muros de
Paris .

Butte-aux-Cailles
75013 Paris