Portugal: sua road trip por trajetos desconhecidos

Publicado em 

Portugal: sua road trip por trajetos desconhecidos

Praias incontáveis em aldeias de pescadores, cidades muradas por falésias castigadas pelos ventos, de Porto, a bela, às suaves colinas verdes, tenha muitas emoções em Portugal.

Portugal: sua road trip por trajetos desconhecidos

Dia 1: passeio pela antiga Porto

Assim que desembarca em Porto, a grande cidade do norte, visite a Ribeira. Esta é a alma de
Porto . Na colina que se inclina para o Douro, o casario antigo e colorido forma um quebra-cabeça alegremente anárquico. Passeie pelas ruas sinuosas onde roupas nos varal balançam ao vento. Há cinco ano, a Ribeira se transforma: as fachadas enegrecidas pelo tempo encontraram a luminosidade, bares de vinho e delicatessens substituem os comércios tradicionais, pousadas e concept store ocupam imóveis revitalizados. Ao fim do dia, faça uma parada às margens do rio para ver os barcos tradicionais passando pela majestosa ponte Dom Luiz I
º. À noite, conheça o Hotel Teatro . Este antigo teatro transformado em casulo confortável vai encantar você com o design inspirado no universo das pranchas.

Hotel Teatro
Rua Sá da Bandeira, 84
4000-427 Porto
Portugal
+351 220 409 620
www.hotelteatro.pt

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Portugal: sua road trip por trajetos desconhecidos

2° dia : mercados gourmets e degustação de vinhos

Para almoçar, conheça os prazeres gourmet do mercado de Bolhão. Um ar de Belle Époque, quiosques de madeira e vendedores divertidos: este lugar popular manteve sua alma tradicional. Aproveite a atmosfera mais contemporânea do mercado Bom Sucesso, que faz parte de um projeto urbano de design. Não tente resistir às especialidades gastronômicas dos restaurantes.
Depois do almoço, passe para a outra margem do Douro, para a Vila Nova de Gaia, onde estão localizadas as adegas das grandes casas de Porto.
Visite uma dessas caves repletas de umidade e do cheiro persistente de barris de carvalho, depois prove um grande cru rubi produzido no alto do Douro. As notas frutadas o surpreenderão.

Mercado Bolhão
Rua Formosa
4000-214 Porto
Portugal
+351 223326024

Mercado Bom Sucesso
Praça Bom Sucesso
4200-132 Porto
Portugal
+351 22 605 66 10
www.mercadobomsucesso.pt

Vila Nova de Gaia
Portugal

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Portugal: sua road trip por trajetos desconhecidos

Dia 3: Um passeio na praia

Saia da região vinícola e dirija ou embarque num trem na magnífica estação ferroviária Porto-São Bento para o sul, margeando o litoral. Depois de 45 minutos, conheça Aveiro, chamada de “pequena Veneza portuguesa”. Explore os canais pitorescos e suba a bordo das tradicionais embarcações moliceiros para percorrer essa cidade colorida com diversos prédios em art nouveau e lindas praças com atmosfera amigável. Conheça a beira-mar, em Costa Nova. Esta pequena estação balneária abriga um charme incomum com casas coloridas, alinhadas em frente à ria entre mercados de peixes e restaurantes saborosos. À beira do oceano, alugue um guarda-vento extravagante para se fundir ao cenário!

Depois desta lufada de ar fresco, pegue a estrada que sobe as colinas até o parque nacional de Buçaco. Este local magnífico incentiva uma caminhada pela floresta, no meio da qual monges ergueram um impressionante mosteiro no século XVII. Se deseja prolongar este momento de serenidade, faça a loucura de dormir neste edifício convertido em pousada, ou residência de luxo, o Buçaco Palace Hotel.

Costa Nova
3810-079 Aveiro
Portugal

Parque nacional de Buçaco
3050-261 Luso
Portugal
+351 231 937 000
www.centerofportugal.com/fr/bois-du-bucaco/

Palace Hotel do BuçacoMata do Buçaco
3050-261 Luso
Portugal
+351 231 937 970
www.pousadasofportugal.com/pousadas/bussaco-palace-hotel/

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Portugal: sua road trip por trajetos desconhecidos

Dia 4: pausa gótica em Nazaré

Depois de uma noite divina, vá para Nazaré. Lá, se hospede no hotel familiar Ribamar, elegante prédio branco e amarelo de frente para o mar. Você vai admirar a atmosfera popular, um pouco obsoleta desta cidade costeira. Algumas senhoras ainda usam as roupas tradicionais e o cheiro de peixe grelhado paira no ar. Pegue o funicular até o promontório no penhasco. Sob seus pés, uma praia imensa e conhecida por suas grandes ondas que batem todos os recordes e que, no inverno, atraem os surfistas mais corajosos . Nazaré é uma excelente base para excursões para o monastério de Alcobaça e Batalha, dois pontos góticos considerados patrimônio mundial da UNESCO, situados a menos de meia hora. São maravilhas históricas e arquitetônicas que valem o passeio.

Hotel Ribamar
Rua Gomes Freire 9
2450-222 Nazaré
Portugal
+351 262 551 158
ribamar.pai.pt

Monastério de Alcobaça
2460-018 Alcobaça
Portugal
+351 262 505 128
www.mosteiroalcobaca.gov.pt/

Monastério de Batalha
Largo Infante Dom Henrique
2440 Batalha
Portugal
+351 244765497
www.mosteirobatalha.gov.pt/

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Portugal: sua road trip por trajetos desconhecidos

5° dia : surfistas e paisagens de conto de fadas

Cabo ainda mais ao sul, onde você chega à cidade medieval de Óbidos. Suas muralhas merecem uma visita bem cedo da manhã, para evitar a multidão. Depois, passeie pelas vielas desta idade cheia de charme. Desviando-se para o oeste, conheça à praia de Peniche. Se não teme altas ondas, surfe algumas delas, antes de saborear frutos do mar no porto. Permita-se um pequeno passeio digestivo até a imponente fortaleza que se projeta em meio às ondas. No passado, este local austero serviu como prisão.

Depois desta visita, pegue a estrada para uma viagem de duas horas até Alentejo. Você chegará a uma pequena aldeia: Monsaraz. Situada no alto de uma colina de 340 metros, a paisagem sobre os olivais e o rio Guadiana, fronteira natural com a Espanha, é de tirar o fôlego. Jardim que convida à meditação, piscina providencial, localização de sonho de frente para o maior lago artificial da Europa... O que você acha de uma estada rural no hotel Monte Alerta? Um estabelecimento rural em sintonia com uma região autêntica e selvagem. À noite, eleve seus olhos para o céu reconhecido pela UNESCO como um observatório privilegiado de estrelas.

ÓbidosRua Direita
2510 Óbidos
Portugal

Praia de Peniche
2520 Peniche
Portugal

Hotel Monte Alerta
Monte Alerta Caminho Municipal 1127
7200-174 Monsaraz
Portugal
+351 968 756 785
www.montealerta.pt/home-1

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Portugal: sua road trip por trajetos desconhecidos

Dia 6: montanhas e vestígios neolíticos

Na parte da manhã, passeie pelas ruas da cidade. Os muros brancos assumem uma cor amarela nas primeiras luzes do amanhecer. Impressionado por esse espetáculo, faça uma caminhada pelas colidas das redondezas. Depois do primeiro quilômetro de caminhada, você se verá diante dos intrigantes monolitos de Cromeleque do Xerez. Este conjunto neolítico situado no meio de uma planície árida fará você divagar ao imaginar os primeiros homens a desenvolver esses menires. Mais longe, você conhecerá o convento de Orada e suas longas fachadas barrocas. Um cenário que leva você a mergulhar na atmosfera emocionante dos grandes westerns.

Cromeleque do Xerez
7200-175 Monsaraz
Portugal

Convento de Orada
8100 Telheiro
Portugal
fundacaoconventodaorada.pt/historia_convento.html .

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Portugal: sua road trip por trajetos desconhecidos

Dia 7: a costa selvagem do Alentejo

No dia seguinte, pegue o rumo para a costa sudoeste. Dirija ao longo da costa selvagem da região de Alentejo. Da vila portuária de Sines, conheça o parque natural regional. Pare em Porto Covo, cidade pitoresca de pescadores, com casas brancas. Troque o carro por calçados de caminhada. Uma caminhada costeira leva você por praias arenosas, grandes dunas e falésias com milhares de tons minerais. Dê um mergulho no oceano revigorante antes de fazer um piquenique nas dunas de Almograve. Uma paisagem inesquecível! Um pequeno desvio mais ao sul leva você ao porto tradicional de Entrada da Barca, escondido na rocha. À noite, deguste peixe fresco do restaurante à beira mar, A Barca Tranquitanas.

Porto Covo
7520 Porto Covo
Portugal

Entrada da Barca
7630-734 Entrada da Barca
Portugal

A Barca Tranquitanas
Entrada da Barca
7630-734 Zambujeira do Mar
Portugal
+351 283 961 186

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Portugal: sua road trip por trajetos desconhecidos

Dia 8: natureza oceânica e descobertas históricas

Chegou a hora de conhecer Zambujeira do Mar para passear por longas falésias imaculadas. A brisa marinha vai despertar seu apetite. Sorte sua! Essa cidade encantadora promete um festival de peixes e frutos do mar de frescor incomparável.

Por estradas bucólicas, planícies repletas de sobreiros e de oliveiras se estendem até o horizonte. Faça uma parada contemplativo em Santarém, um miradouro natural com vista para a vastidão do Tejo. De lá, casas baixas e brancas se destacam nas colinas.

Em Évora, antiga cidade murada repleta de vestígios romanos, não se assuste ao conhecer os cinco mil esqueletos que cobrem as paredes da Capela dos Ossos, que data do século XVIº. Recupere seus sentimentos com uma degustação de vinhos naturais na propriedade Herdade Lagos, isolada perto de um parque natural do vale de Guadiana, conhecido por sua espetacular cascata Pulo do Lobo e seus muitos e seculares moinhos de água.

Uma hora e meia de estrada depois, as falésias de arenito de Ericeira, bonita cidade caiada, aparecem no horizonte. Seu literal pontilhado de surfe atrai a juventude boêmia que mantém seus hábitos nos bares situados em meio às cabanas de pescadores. À noite, atrás de uma fachada branca, empurre a porta azul de uma pequena casa da aldeia. Você estará no hotel de charme Casa das Aguarelas onde passará uma noite tranquila em uma atmosfera calma.

Zambujeira do Mar
7630 Zambujeira do Mar
Portugal

Santarém
2000 Santarém
Portugal

Capela dos Ossos
Praça 1º de Maio 4
7000-650 Évora
Portugal

Herdade dos Lagos
Vale de Açor
7750-056 Mértola – Alentejo
Portugal
+351 286 991 145
en.herdade-dos-lagos.de/

Casa das Aguarelas
Travessa do Honrado, n°1
2655-290 Ericeira
Portugal
+351 261 866 837
casadasaguarelas.pt/pt/inicio/

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Portugal: sua road trip por trajetos desconhecidos

Dia 9: exuberância arquitetônica em Sintra

Parta desta atmosfera descontraída à moda portuguesa para a cidade de Sintra , saída diretamente de um conto de fadas. Tenha uma estada de charme na Casa da Estefanea Boutique Bed and Breakfast, uma endereço exclusivo, instalado em um edifício nobre. Um passeio agradável pela cidade velha o leva ao palácio nacional de Sintra, impressionante à primeira vista, com as chaminés de 33 metros, símbolos da cidade. A construção abriga o maior grupo deazulejos mudéjar, esses ladrilhos coloridos, característicos da Península Ibérica. Faça uma pausa gourmet para degustar uma queijada, a doçura local, bolos deliciosos a base de queijo branco, açúcar e canela. Dizem que a receita data do século XIII!

A verdadeira joia local está em meio às colinas verdejantes do parque nacional da Serra da Sintra. No palácio de Pena, você se surpreenderá pela mistura de estilos exuberantes, entre mouro e gótico medieval. No interior, o tempo parou em 1910, data na qual os últimos reis de Portugal foram expulsos do poder. Composto de 26 cômodos, esta é uma das raras residências reais a se manter intacta. Móveis, talheres, pratos, tudo se manteve inalterado. Trilhas escondidas na floresta dão romantismo ao lugar.

Casa da Estefanea Boutique Bed and Breakfast
Av. Heliodoro Salgado 75
2710-421 Sintra
Portugal
+351 960 276 687
www.casadaestefanea.com/fr/

Palácio nacional de Sintra
Largo Rainha Dona Amélia
2710-616 Sintra
Portugal
+351 21 923 7300

Palácio da PenaEstrada da Pena
2710-609 Sintra
Portugal
+351 21 923 7300

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Portugal: sua road trip por trajetos desconhecidos

Dia 10: passeio de bonde e bicicleta em Lisboa

A meia hora de carro surge Lisboa . Nesta cidade das sete colinas, as encostas são íngremes, mas o famoso bonde amarelo aparece em seu socorro. Tome o
tram 28 que atravessa os antigos bairros de Alfama ao Bairro Alto. Neste labirinto de vielas repletas de vida, impressione-se diante das residências altas revestidas de azulejos, galerias e lojas de grife. Sinta os odores deliciosos e fique atento às notas de fado que escapam pelas janelas.

Desça ao nível do Tejo e alugue uma bicicleta para chegar a Belém. Este bairro leva você à época dos exploradores e das Grandes Descobertas. Este era o porto de partida das caravelas que partiam para o Novo Mundo. Recupere as forças ao saborear um pastel de Belém comprado na
Antiga Confeitaria , uma instituição gourmet. Essa massa divina é feita com base em uma receita antiga do Mosteiro dos Jerônimos, perto dali. Continue seu passeio gourmet na mercearia fina Manuel Tavares, situada na Baixa. Nesta loja vintage, de 1860, reabasteça-se de presuntos, salsichas e outros embutidos saborosos. Perto dali, tome o antigo elevador de ferro forjado de Santa Justa. Seu miradouro dá a você um pôr do sol mágico. Está chegando a hora da verdade. Faça um brinde com a ginjinha, um licor de cereja em um bar do Rossio. E estenda sua noite nas ruas animadas do Bairro Alto, onde pequenos restaurantes, bares e clubes estão lado a lado.

Antiga Confeitaria, Pastéis de Belém
Rua de Belém nº 84 a 92
1300 – 085 Lisboa
Portugal

 

Mosteiro dos Jerônimos
Praça do Império
1400-206 Lisboa
Portugal
+351 21 362 0034
mosteirojeronimos.pt

Manuel Tavares (mercearia)
Rua da Betesga 1 A e B
1100-090 Lisboa
Portugal
+351 21 342 4209
manueltavares.com/en/