Renoir pai e filho: diálogo entre pintura e cinema em Paris

Publicado em 

Renoir pai e filho: diálogo entre pintura e cinema em Paris

A partir de 6 de novembro de 2018, o prestigiado Museu de Orsay explorará os vínculos entre o pintor Pierre-Auguste Renoir e seu filho Jean, cineasta. Uma retrospectiva inédita.

Renoir pai e filho: diálogo entre pintura e cinema em Paris

Um paralelo entre dois artistas

A exposição “Renoir pai e filho” ocupa o cenário magnificamente decorado do Museu de Orsay, nas margens do Sena ,em Paris . De 6 de novembro de 2018 a 27 de janeiro de 2019, este evento excepcional aborda a relação próspera entre um pai, Pierre-Auguste Renoir, e um filho, Jean Renoir. Dois artistas que, respectivamente, marcaram a pintura e o cinema.

As obras desses dois homens se entrecruzaram continuamente ao longo de suas vidas. O filho posava para o pai, o pai inspirava o filho a criar uma biografia.... Com quadros, trechos de filmes, fotografias, trajes, cartazes, desenhos e documentos inéditos, essa retrospectiva pluridisciplinar trata de vários temas comuns a esses dois artistas talentosos, dos quais o papel do modelo feminino e lugares como o Sena, Montmartre ou o sul da França.

Renoir pai e filho
De 6 de novembro de 2018 a 27 de janeiro de 2019
Museu de Orsay
1 rue de la Légion d'Honneur
75007 Paris
+33 (0)1 40 49 48 14
bit.ly/2OedvgL

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Renoir pai e filho: diálogo entre pintura e cinema em Paris

Visitas guiadas e sessões de cinema

Ao longo do percurso, você conseguirá entender até que ponto o pai inspirou seu filho. Alimentado pelas imagens de seu genitor, o cineasta retoma cenas dos quadros de Pierre-Auguste Renoir, como neste trecho do filme Um Dia no Campo , que você poderá assistir durante a exposição. Você também reconhecerá o tema do quadro O Balanço , no qual uma mulher se balança no ar.

Seja surpreendido pelo gosto da liberdade e a personalidade profundamente humana dos dois. Para entender melhor a arte do século XIX
°
, siga o guia durante uma visita cruzada entre essa grande exposição e as coleções permanentes do museu. Você descobrirá a obra íntima do grande pintor impressionista em relação com seus amigos de juventude Monet e Bazille.

Se desejar saber mais sobre Jean Renoir, reserve seu lugar e acomode-se no auditório do museu para a conferência de abertura. Em sintonia com a exposição, dia 16 de novembro de 2018, a conservadora do museu Syvie Patry explicará em detalhes os vínculos que uniam os dois artistas e suas criações.

Você também pode inscrever seus filhos de 6 a 8 anos em uma oficina divertida e experimental. Eles se inspirarão em obras exibidas para criar uma fotonovela criativa.

Conferência de Abertura
16 de novembro de 2018
Auditório do Museu de Orsay
1 rue de la Légion d'Honneur

75007 Paris

+33 (0)1 40 49 48 14

bit.ly/2PpfyM9

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Renoir pai e filho: diálogo entre pintura e cinema em Paris

Sob as abóbodas do Orsay

Aproveite a sua vinda para admirar também o impressionante prédio do Museu de Orsay. Na parte de fora, essa antiga estação de trem exibe em sua fachada de pedra os nomes das estações outrora servidas. Transformada em museu, ela se tornou com o passar do tempo um ícone da criação artística do mundo ocidental de 1848 a 1914. Ao entrar nesse monumento nacional, você ficará encantado com a beleza do lugar. Seus espaços imensos destacam a nave e as cúpulas, os pilares e vigas de ferro fundido, bem como a decoração de estuque. Sob o fundo de uma vidraça, o imenso relógio da passagem central protege as coleções permanentes. Sorria, você está em pleno centro da Cidade Luz .