San Lorenzo: o bairro rebelde de Roma

Publicado em 

San Lorenzo: o bairro rebelde de Roma

Apelidado de “Camden romano”, o bairro de San Lorenzo expressa todo o entusiasmo e a extravagância da juventude italiana. No entanto, é um lugar que oscila entre tradição e modernidade.

San Lorenzo: o bairro rebelde de Roma


Por trás dos grafites: a Roma eterna

Ao sudeste da Cidade Eterna, próximo à Universidade La Sapienza, se esconde um bairro pouco frequentado pelos turistas. Rebelde e misterioso. Em seus muros, dezenas de grafites e obras de street art formam juntos um alegre caos colorido. Porém, por trás das fachadas com aspecto anarquista, encontramos a Roma autêntica, aquela das osterias e doces típicos.

 

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

San Lorenzo: o bairro rebelde de Roma

De Augusto à street art

Comece o seu périplo em frente à Porta Tiburtina, perto da estação ferroviária de Roma Termini. Construído durante o império de Augusto, este monumento marca a entrada do bairro de San Lorenzo. Continue caminhando em direção ao leste, por um labirinto de ruas à sombra e prédios na cor pastel. Perdendo-se na Via dei Sardi e na Via degli Ausoni, contemple as obras de street artists do mundo inteiro. Uma das mais magistrais está localizada na Viale dello Scalo San Lorenzo. Aqui, na altura do número 93, o espanhol Gonzalo Borondo criou um dos grafites mais emblemáticos do bairro, com uma mão gigante cobrindo um rosto descomposto em tons claros de cinza e rosa. Por meio de seu conjunto de obras, o objetivo do artista é trabalhar e realçar as emoções imaginando rostos poderosos que se espalham por muros altos.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

San Lorenzo: o bairro rebelde de Roma


Descobrindo as iguarias de San Lorenzo

Para quem gosta de comer bem, San Lorenzo está repleto de bons estabelecimentos ainda pouco conhecidos dos turistas. Na Osteria da Marcello, experimente uma culinária familiar típica de Roma. Aberto em 1961, o restaurante associa sabores de polvo, tomate, abobrinha e salmão. Para a alegria do seu olfato e do seu paladar.

Na hora da sobremesa, delicie-se com os melhores doces artesanais da Cidade Eterna na Pasticceria Paci. Torta de chocolate, pistache, limão... os romanos adoram as guloseimas desse local imperdível de San Lorenzo.


Osteria da Marcello
Via dei Campani, 12
Zona San Lorenzo, Roma
+39 06 446 3311
www.osteriadamarcello.com/


Pasticceria Paci
Via dei Marsi, 33,
00185 Roma
+39 06 495 7804

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

San Lorenzo: o bairro rebelde de Roma

Em meio à juventude romana

Depois de uma pausa merecida para o almoço, por que não dar uma volta no museu? Existem vários em San Lorenzo: museu da matemática, das origens, de arte contemporânea, de zoologia... tem para todos os gostos. Se você prefere estar ao ar livre, passeie ao lado da Basílica de São Lourenço Fora de Muros e seu grande parque arborizado.
À noite, conheça o Luppolo12, um bar de cerveja artesanal com estilo único. Os moradores do bairro frequentam o local para degustar uma tábua de queijos com uma caneca de chopp. A garantia de uma imersão total em Roma.

Luppolo12
Via dei Marrucini, 12,
00185 Roma
+39 380 348 8696
www.facebook.com/Luppolo12/