Notre-Dame, emblema gótico da capital francesa

monumento
Notre-Dame, emblema gótico da capital francesa

Desde a Idade Média, a Notre-Dame de Paris, que apaixona parisienses e inspira artistas do mundo inteiro, se tornou a alma da cidade.

"A arquitetura é o grande livro da humanidade, a expressão principal do homem em diversos estados de desenvolvimento, seja como força ou como inteligência", escreve Victor Hugo em seu romance Notre-Dame de Paris. Desde o século XIII, este edifício emblemático de Paris, obra-prima da arquitetura gótica, atravessa os séculos ao centro da Île de la Cité, dominando o rio Sena.

Devido ao incêndio ocorrido em abril de 2019, a Notre-Dame de Paris está aguardando sua restauração total. Do átrio, admire suas duas torres, o portal do Julgamento Final e as diversas esculturas que o decoram. Depois, dê a volta para contemplar os grandes arcobotantes de sua nave, seus imensos vitrais em forma de rosáceas, suas fascinantes criptas e seus famosos campanários onde o jovem Gargântua (Rabelais) furtava os sinos.

Foram necessários dois longos séculos para erguê-la, período de tempo traduzido pelos diversos estilos do monumento, do gótico primitivo ao gótico flamejante. No seio da história da França, a catedral Notre-Dame de Paris abrigou a Coroa Sagrada de Saint-Louis, foi palco da consagração de Napoleão I, assim como do funeral do escritor Paul Claudel e do presidente da República François Mitterrand.

Cathédrale Notre-Dame de Paris
6, parvis Notre-Dame - Place Jean-Paul II
75004 Paris

Fone: +33 (0)1 42 34 56 10

https://www.notredamedeparis.fr/en/