The Hugh Lane, o interlúdio artístico de sua estada em Dublin

museu
The Hugh Lane, o interlúdio artístico de sua estada em Dublin

Além de ser uma agradável visita, este pequeno museu de arte moderna e contemporânea abriga uma coleção muito rara de obras-primas irlandesas e internacionais.

Mergulhe na penumbra de um ambiente com janelas envidraçadas e nos deixe contar a interpretação de The Eve of St. Agnes de Henry Clarke, mestre vidreiro do século XXº.

Depois, passeie pelas salas, nas quais cerca de 50 obras se sucedem em um silêncio raramente interrompido. Esta é uma jornada entre retratos e paisagens, pontuada por uma organização que, de modo perspicaz, corresponde as telas umas às outras. Diversas obras de arte, entre elas Manet, Renoir ou Degas, fazem parte do acervo. Algumas alas laterais são perfeitas para divagações àqueles que desejam aprofundar um tema. Ao fim desde desfile, a exposição se concentra nas telas do pintor irlandês Francis Bacon. Neste espaço ainda mais escuro e exíguo, que retrata bem a sensação desconfortável que permeia as criações do artista, você pode admirar os detalhes da reconstituição do estúdio de Londres onde Bacon costumava pintar. Esta metáfora doméstica de caos, que pode lhe causar uma pontada de dor de cabeça, é acompanhada de animações interativas que elucidam o enigma que era este artista.

Dublin City Gallery The Hugh Lane
Rotunda District
Charelmont House
Parnell Square North
Dublin 1

Fone: +353 (0)1 222 5550

www.hughlane.ie