Top 10 dos museus mais insólitos de Paris

Publicado em 

Top 10 dos museus mais insólitos de Paris

Em Paris, a cultura é multifacetada. Empurre as portas de museus insólitos com coleções iconoclastas. Fonógrafos, brinquedos de parques de diversão ambulantes e leques têm direito a galerias próprias, tão surpreendentes quanto apaixonantes.

Top 10 dos museus mais insólitos de Paris

Afiar o ouvido no Phono Museum

Aos pés da colina de Montmartre, uma fachada colorida chama sua atenção no Boulevard de Rochechouart. Este é o Phono Museum, um museu inteiro voltado para a história da gravação de sons. No recinto, reviva 140 anos de uma história de tecnologia por meio dos 300 aparelhos expostos. Na frente de uma vitrine, fique encantado com os 12 centímetros de diâmetro do mikiphone, o menor gramofone do mundo, inventado em 1926. Mais para frente, cartazes e painéis com explicações retomam a história das primeiras gravações sonoras. Não é por isso que as músicas atuais ficam de fora: o museu propõe regularmente showcases de artistas variados.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Top 10 dos museus mais insólitos de Paris

Perseguir a falsificação no Museu da Contrafação

Entrando no Museu da Contrafação, no 16° distrito de Paris, você terá a sensação de ver as coisas em dobro. Aqui, cada objeto (joias, roupas, embalagens de alimentos, obras de arte, etc.) é acompanhado pela sua versão falsa, às vezes bem-feita, às vezes mal. Nas cinco salas desse museu instalado em uma propriedade privada, descubra o peso da falsificação na economia mundial e sua invenção ancestral. Entre uma camisa de futebol e um CD falsificados, confira as tampas de ânforas falsificadas na época da Roma Antiga.

Musée de la Contrefaçon
16 rue de la Faisanderie
75116 Paris
+33(0)1 56 26 14 03
musee-contrefacon.com/

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Top 10 dos museus mais insólitos de Paris

Sentir uma brisa fresca no Museu do Leque

Você prefere os leques de madrepérola ou madeira? Esta pergunta não poderá mais ser respondida em meio à imensa coleção do museu voltada para este objeto. Mais de 2.500 dessas peças artísticas são destacadas nas salas. Algumas, do século XVIII, retomam cenas da mitologia. Outras são ornadas com bordados sofisticados. Pluma, renda, seda... um verdadeiro festival de texturas e cores que você poderá explorar aqui.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Top 10 dos museus mais insólitos de Paris

Brincar no Museu de Parques de Diversão Ambulantes

Na extremidade de Paris, a brincadeira tem o seu museu. Nos pavilhões de Bercy, um mundo encantado está esperando por você. Mergulhe no universo dos sonhos dos parques de diversão ambulantes dos séculos XIX e XX, com brinquedos, fantoches e cenários espetaculares. Para se divertir, você vai querer subir no carrossel dos velocípedes, criado em 1897 e acionado por pequenas bicicletas. Este modelo único consegue alcançar 60 km/h! Um recorde para a sua época.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Top 10 dos museus mais insólitos de Paris

Passar por um ser iluminado no Museu das Iluminações Antigas

Você sabe a diferença entre o pavio plano e o duplo envelope tubular? Se não, dirija-se à loja Lumière de l'œil, onde encontramos o discreto Museu das Iluminações Antigas. Apresentado por um verdadeiro apaixonado, o senhor Ara, o local retoma um século de iluminação a gás, óleo e eletricidade, com peças surpreendentes. Provenientes do Império Otomano, dos Estados Unidos e da Europa do século XIX, as lâmpadas o transportam em uma viagem... luminosa.

Musée des Éclairages anciens
4 rue Flatters
75005 Paris
+33(0)1 47 07 63 47
www.lumieredeloeil.com/lumiara/en/index.html

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Top 10 dos museus mais insólitos de Paris

Aprender na ponta da língua no Mundolingua

Como nós aprendemos a falar? De onde vêm as línguas? Como nós produzimos os sons? Percorrendo as ricas coleções do Mundolingua, o museu da linguística, a linguagem não será mais um mistério para você. Em 170 m2 de exposição, aborde todas as grandes questões associadas ao mundo das palavras. Divertido, o museu permite experimentar, tocar e viver na prática todos os componentes da lexicologia, da gramática e da história dos idiomas. Depois de um fac-símile da famosa pedra de Roseta, com a qual Champollion decifrou os hieróglifos egípcios, termine sua descoberta em uma sala especial sobre as novas tecnologias da linguagem. Dos faraós ao Facebook, 5.000 anos de história estão reunidos aqui.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Top 10 dos museus mais insólitos de Paris

Bancar o detetive no Museu do Crime

Dos conturbados casos de envenenamento durante o reinado de Luís XIV até os anarquistas do século XX, os crimes de todos os tempos foram concentrados no 5° distrito de Paris. No Museu do Crime da Polícia de Paris, aproximadamente 2.000 peças narram os pontos culminantes do policiamento na Cidade Luz. Casos reais e grandes momentos da história da França são expostos nas vitrines com charme de outrora do local, fundado há mais de 100 anos. Relatórios de polícia, armas de crimes e outros documentos de criminologia lhe deixarão arrepiado. Os fãs de investigação ficarão satisfeitos, mesmo os menores.

Musée du Crime et de la préfecture de police de Paris
4 rue de la montagne Sainte-Geneviève
75005 Paris
+33(0)1 44 41 52 50
www.prefecturedepolice.interieur.gouv.fr/English

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Top 10 dos museus mais insólitos de Paris

Descobrir um turbilhão de ilusões no Museu da Mágica

Rua Saint-Paul, em pleno bairro Le Marais. Entre duas fachadas com ares medievais, observe a misteriosa escada que desce para as profundezas de Paris. Em cima, leia a indicação, também estranha: “Academia de Magia”. Como um grande aventureiro, penetre neste recinto secreto. Esse é o Museu da Mágica, onde a arte da prestidigitação é detalhada por meio de objetos excepcionais. Dentre eles, o intrigante sarcófago de Yanco, um dos maiores ilusionistas franceses, e sua rica decoração dourada atiçam sua curiosidade. Este passe de mágica aperfeiçoado passa a impressão de que o mágico atravessa várias vezes o corpo de sua assistente com uma espada. Impressionante. As crianças também poderão descobrir as inúmeras varinhas mágicas com efeitos explosivos!

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Top 10 dos museus mais insólitos de Paris

Vivenciar a história em 3D no Museu dos Mapas em Alto Relevo

Ao lado da luminosa cúpula dos Invalides, conheça o incrível Museu dos Mapas em Alto Relevo. Em suas salas com ambiente intimista, dezenas e dezenas de maquetes antigas propõem um mergulho nos séculos passados. Aqui, com a reprodução em miniatura do Monte Saint-Michel datando da época de Luís XIV, você pode ter uma ideia de como era a cidadela naquele período. Mais para frente, um mapa de Perpignan, no sul da França, realizado em 1686 detalha o conjunto de fortalezas construídas pelo brilhante arquiteto Vauban. Um verdadeiro espetáculo em tamanho reduzido, para crianças e adultos.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Top 10 dos museus mais insólitos de Paris

Desvendar o segredo das pedras no Museu de Mineralogia

Jades, cristais, gemas e, até mesmo, meteoritos... 2.900 espécies minerais preenchem as vitrines do Museu de Mineralogia, situado na prestigiosa escola MINES ParisTech. A uma curta distância do Jardim de Luxemburgo, mergulhe no reino da pedra graças às coleções únicas do local. Em seu percurso, você poderá observar as raras Joias da Coroa francesa. De todos os tamanhos, cores e esplendores, os minerais aqui conservados atraem pesquisadores do mundo inteiro. E por que não você?