Três dias românticos em Moscou

Publicado em 

Três dias românticos em Moscou

A Rússia cultiva a simbologia e um irresistível gosto pelo romantismo. Com seus jardins, palácios barrocos e banhos de vapor, Moscou é um destino ideal para sonhar a dois.

Três dias românticos em Moscou

1° dia: no centro da capital russa

Sua escapada íntima em Moscou começa pelos grandes pontos históricos da cidade, em uma imersão romântica pelo coração da Rússia dos czars. Seu ponto de partida é a Praça Vermelha, dominada pelo Kremlin e o teatro Bolchoi. Em seguida, conheça a famosa galeria Tretyakov. Neste notável museu você saberá mais sobre a alma russa ao longo do tempo. Perante a beleza de ícones graciosos e quadros modernos, entenda a evolução da sociedade moscovita.

À noite, desça para o Metropol, um hotel lendário com arquitetura única. Situado no bairro mais prestigioso da cidade, o Tverskoi, este prédio excepcional celebra a Art Nouveau moscovita. Impregnado de história, seus hóspedes mergulham em um universo luxuoso à moda antiga, decorado com centenas de antiguidades e obras de arte dos séculos XVIIIº e XIXº . Depois uma surpresa os aguarda: as criações do chef confeiteiro Atilla Szabo acompanhadas por uma garrafa de champanhe. Pelo vidro, admire o centro histórico de Moscou. Chegou a hora de um jantar gourmet preparado pelo chef Andrey Shmakov. Sua noite maravilhosa chega ao fim no ambiente à meia-luz do Chaliapin Bar, onde um mixólogo cria coquetéis exclusivos para os casais.

Galeria Tretyakov
10 Lavrushinskii Péréoulok Street
119017 Moscou
+7 (495) 957-07-01
tretyakovgallery.ru/en/

Metropol
2 Teatralniy Proezd
109012 Moscou
+7 (495) 266 01 70
metropol-moscow.ru/en

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Três dias românticos em Moscou

2° dia: Palácio de Tsaritsyno e jardim botânico

No dia seguinte pela manhã, faça um circuito diferente e deixe-se surpreender por uma cidade gigantesca com pérolas escondidas. Depois de anos no esquecimento e longas obras de reforma, o Palácio de Tsaritsyno finalmente abriu suas portas para o público. Visite esse prédio neogótico projetado pelos arquitetos Bajenov e Kazakov. Na antiga residência da imperadora Catarina II da Rússia, passeie entre quiosques e pavilhões e mergulhe nesse ambiente banhado pelo espírito russo. Grandes famílias da nobreza e escritores ilustres, como Alexandre Soljenitsyne no século XXº , expressaram em suas obras o quanto admiravam esse lugar tão romântico quanto misterioso. Passeie pelo parque de contos de fadas, habitado por esquilos, lebres, patos e cisnes. Depois, escolha um dos restaurantes da propriedade para saborear pratos refinados e tipicamente russos.

Satisfeita a sua sede de belas descobertas, respire o ar puro do jardim botânico da Universidade do Estado de Moscou, outrora chamado de “jardim dos boticários”. Em uma rua tão animada quanto a Prospekt Mira, a avenida mais longa da cidade, é impossível suspeitar da presença de um tal ninho de tranquilidade. A entrada está velada para os olhos da multidão. Você deve atravessar um prédio localizado no número 26/1 da avenida, depois comprar um ingresso para ter acesso ao mais antigo
jardim botânico de Moscou.

Este lugar atemporal foi criado por Pedro Iº em 1706. De mãos dadas, caminhe pelas belas alamedas circundadas por árvores centenárias, e em seguida sente-se em um banco para contemplar o cenário. Depois de almoçar no terraço, descubra a estufa com palmeiras, plantas carnívoras, cipós insólitos e mais de 860 espécies de orquídeas, que compõem uma coleção vegetal esplendorosa. Se por acaso você tiver de atravessar a Ponte Luzhkov, coloque um cadeado em uma das árvores metálicas para selar seu amor no coração de uma Rússia eterna.

Palácio Tsaritsyno
1 Dolskaya Street
115569 Moscou
+7 (495) 322 44 33
tsaritsyno-museum.ru/en/

 

Jardim Botânico Aptekarskiy Ogorod
Prospekt Mira, 26
Stroenie 1,
129090 Moscou
+7 (495) 680 67 65
hortus.ru/en

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Três dias românticos em Moscou

3° dia: Doutor Jivago e banhos centenários

Em seu último dia a dois, embarque em uma viagem no tempo nos estúdios cinematográficos Mosfilm. Com a visita guiada desse Hollywood moscovita, você irá mergulhar em um bairro que serviu de cenário para o Doutor Jivago e outras obras-primas da era soviética. Neste ambiente mágico, admire os figurinos dos filmes, uma coleção de carros antigos e réplicas de monstros utilizados nas versões para o cinema dos contos russos. Com um pouco de sorte você também poderá ver cenógrafos, diretores e atores em ação.

Na parte da tarde, vivencie a experiência da banya. Mistura de sauna finlandesa e banho turco, é imprescindível conferir esse local de bem-estar para a imersão em uma tradição russa bem atual. A maioria dos banhos de vapor moscovitas datam de antes da revolução, da época em que eram frequentados por ricos comerciantes. Escolha o Sanduny, a banya mais antiga e conhecida da cidade, por sua aura histórica. Adentrando nesses banhos bicentenários, você ficará deslumbrado com o requinte das salas que aliam Art Nouveau e rococó. Para um pouco mais de intimidade, você pode reservar uma cabine mista. Deite no banco da sala de vapor e deixe mãos experientes massagearem suas costas em um ritmo frenético com um venik. Os russos usam esses gravetos de bétula para sua higiene e fazer com que o aroma verde dessa árvore penetre nos poros da pele. Depois desse tratamento, você se sentirá revigorado.

Por fim, corra para a plataforma de observação da Academia de Ciências. Próximo de lá, saia em busca do espaço vazio de onde você poderá contemplar o panorama único. A vista abarca os tetos multicor do Monastério Santo André, as pontes do Moskova, a torre da Universidade do Estado, os arranha-céus, a Catedral de Cristo Salvador e a torre do sino de Ivã, o Grande. É a hora de brindar com um copo de vodca aguardando o pôr-do-sol na cidade dos czars. .

Studio Mosfilm
1 Mosfilmovskaïa Street
119285 Moscou
+7 (499) 143-95-99
mosfilm.ru

Sanduny
14 Neglinnaya street,
107031 Moscou
+7 (495) 782-18-08
eng.sanduny.ru

Plataforma de observação da Academia de Ciências
32 Leninski Prospekt
119334 Moscou