Um cantinho francês em Londres

Publicado em 

Um cantinho francês em Londres

Fascinados por Londres, os franceses continuam levando até lá seu “french touch”. Confira nossa seleção de cinco endereços gauleses para conhecer de perto na capital do Reino Unido.

Um cantinho francês em Londres

Francês à conquista de Londres

Grégoire Marchand é apaixonado por cozinha desde os 15 anos de idade, época em que morava em um orfanato de Nantes. Atraído pelo risco, desembarcou em Londres, Nova York, Espanha e Hong Kong. Ao fazer parte da equipe do famoso chef Jamie Oliver, no Fifteen, recebeu o codinome de “Frenchie”. Em 2004 inaugurou um restaurante em Paris, batizado com seu apelido, e logo na sequência, um bar de vinhos e uma cantina, onde seu estilo é expresso com o pulled pork sandwich. Finalmente em 2016, atravessou o Canal da Mancha e abriu outro estabelecimento, em Covent Garden, perto da Royal Opera House. Neogastrobar chique e caloroso, com bancos no balcão, cozinha aberta e mesas em zinco, se inspira na bistronomia parisiense acrescentando um toque britânico. No menu, sazonal, criativo e com porções generosas, seus scones de bacon e cenoura assada ao azeite de Vadouvan, e o foie gras com enguia defumada, beterraba e raiz-forte, sem esquecer seu bread and butter pudding , são os preferidos da clientela. Até onde o Grégoire irá?

Frenchie Covent Garden
16 Henrietta Street
Londres WC2E 8QH
+44 (0) 207 836 4422
Menu degustação: a partir de 55 GBP

www.frenchiecoventgarden.com

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Um cantinho francês em Londres

Papilles, o encontro da burguesia

Jonathan Dupont decidiu instalar seu bar de vinhos e “frapas” (ou seja, “french tapas”) em um antigo prédio da Eagle House School, em Shoreditch East, um bairro sob total transformação. Os startupers de Old Street adotaram rapidamente seu conceito de “coffice” (“meu escritório no restaurante”) e lhe agradecem.
Nas longas mesas com diversas tomadas, você poderá trabalhar enquanto saboreia, na taça ou na garrafa, excelentes variedades de uvas francesas de produtores orgânicos e escolhidos a dedo. Conheça a seleção do dono: Saumur Blanc Cuvée La Pierre Frite 2014, Lubéron Réserve Joséphine 2015, Graves Château Rahoul 2010, sem deixar de mencionar os grands crus produzidos pelos franceses que residem em outros países.
Se a fome bater, as tábuas de degustação reúnem baguete caseira, queijos camembert, maroilles e comté maturado 12 meses, presunto de Auvergne, charcutarias, foie gras, minicrepes salgados, picles e azeitonas. Por sua vez, a raclette miniatura se tornou um grande clássico. O difícil será escolher!

Papilles
163 City Road
Londres EC1V 1NR
+44 (0) 754 022 3019
Frapas: a partir de 5 GBP

www.papilles.co.uk

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Um cantinho francês em Londres

Pique-Nique, the place to be

Se basta evocar as palavras “frango de Bresse” (denominação de origem controlada) e “purê mousseline” para lhe dar água na boca, faça uma parada e descubra o cardápio “made in France”. Graças ao dono do já conhecido bistrô Casse-Croûte, pilar da gastronomia francesa, a dois minutos a pé do outro lado do parque, você irá se deliciar nesse novo restaurante de assados do bairro de Bermondsey.
Se o Pique-Nique é tão autêntico quanto o Casse-Croûte (apenas 40 lugares), é porque o proprietário, Hervé Durochat, e toda a sua equipe se dedicaram a reformar esse pequeno pavilhão de estilo eduardiano e ar de cricket club. Você também poderá preferir o imperdível sanduíche típico de manteiga e presunto, ou um croque-monsieur com acompanhamento de salada verde. No quesito vinho, escolha a variedade de uva branca aconselhada pelo sommelier da casa, o jovem Alex Bonnefoy. Por fim, para a sobremesa, sucumba ao “moelleux”, bolo de chocolate tradicionalmente francês.

Pique-Nique
Bermondsey
32 Tanner Street
Londres SE1 3LD

Menu: a partir de 41 GBP

+44 (0) 207 403 9549

www.pique-nique.co.uk

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Um cantinho francês em Londres

Bombas, profiteroles e chouquettes do Maître Choux

Grandeza e simpatia qualificam a recém-inaugurada loja do carismático chef Joakim Prat, em Soho. Criativo inveterado, Joakim surpreende com suas bombas de limão italiano, merengue e bergamota, chocolate ao leite, ou avelãs e framboesas da Espanha, entre tantas outras especialidades efêmeras. Todas as suas criações são preparadas à base de uma massa “choux” fresca, com um delicioso gosto de manteiga e superfície texturizada e estriada. Um deleite! Deguste também o suculento chocolate quente, cuja receita vem de sua avó basca.
Chef confeiteiro no Can Fabes de Barcelona (três estrelas Michelin), depois no Atelier de Joël Robuchon em Londres (duas estrelas Michelin), Joakim transborda de criatividade e seu know-how não conhece fronteiras. “Para mim qualquer ideia é fonte de inspiração: street art, natureza, moda ou internet”. Impossível resistir à tentação!

Maître Choux
60 Dean Street
Londres W1D 6 AW
+44 (0) 207 0734 3132

www.maitrechoux.com

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Um cantinho francês em Londres

Energia contemporânea no Henrietta Hotel

Os jovens franceses empreendedores que fundaram o Experimental Group continuam criando, desde 2007, bares, beach clubs, hotéis e restaurantes em Paris, Londres, Ibiza e Nova York. Em parceria com Dorothée Meilichzon, a designer oficial do grupo, conhecida por suas luminárias em latão e cabeceiras imensas em tecido Rubelli, o recém-inaugurado hotel de 18 quartos, interpretados em quatro vertentes de cores, é seu primeiro hotel em Londres (Covent Garden), em um prédio no mais puro estilo vitoriano.
O The Henrietta brinca com a referência boêmia-chique dos anos 1970, em cores pop (vermelho, azul-marinho, rosa-claro, verde-esmeralda), exibindo uma discreta inspiração na arquitetura italiana antiga, entre baixo-relevo, capitéis e frontões.
No quesito decoração, observe a alusão a Hollywood com um patchwork bem-sucedido de mármore branco de Carrara, seda, alumínio, madeira, lã e terracota. No restaurante (com 80 lugares), o cardápio do chef estrelado londrino Ollie Dabbous propõe uma culinária clean, inteligente e sem complexos. Não deixe de experimentar as madalenas ainda quentes, e sua cobertura de chantili! Antes do Henrietta, a atenção aos detalhes nunca foi levada tão a sério...

The Henrietta Hotel
14-15 Henrietta Street
Londres WC2E 8QH

Diária: a partir de 250 GBP

+44 (0) 203 794 5313

www.henriettahotel.com