Um pedacinho da Itália em Paris

Publicado em 

Um pedacinho da Itália em Paris

Muito além de se limitar a pizza ou massa, a Itália revela seus segredos nos quatro cantos de Paris, para quem sabe procurá-los. Por isso, fomos descobri-los para você!

Somente de pronunciar a palavra “Itália”, já imaginamos uma arte de viver e de comer bem, ao mesmo tempo que recordamos aqueles velhos filmes com personagens falando alto, gesticulando e se interpelando na rua. A Itália é o sol que aquece os vinhedos a perder de vista, da Lombardia ao Vale do Chianti, na Toscana, até a Sicília. Para quem já colocou os pés na “bota”, a lembrança é inesquecível. Venha descobrir ou redescobri-la sem sair de Paris.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Um pedacinho da Itália em Paris

Almoço sob afrescos italianos no8 arrondissement

No Oliva, você é diretamente transportado para a Itália por meio dos rascunhos de afrescos do Renascimento que ocupam as paredes, destacados por molduras vazias que realçam os mais belos detalhes.
O cardápio do restaurante da Maria é alterado diariamente, para se adaptar à disponibilidade de produtos e à estação do ano. Na cozinha, o chef Riccardo Venturini prepara pratos coloridos com sabores do norte da Itália e excelentes variedades de massas frescas e caseiras. Você não resistirá ao cappelletti com lagosta e aos clássicos tortelli com ricota, espinafre e parmesão. Se quiser degustar outras iguarias, o filé à milanesa é perfeitamente executado. Para a sobremesa não deixe de provar o famoso tiramisu de café. O restaurante também propõe uma ampla seleção de vinhos italianos – chianti, langhe ou prosecco – e, para o aperitivo, o indispensável spritz.

Oliva
16, rue des Saussaies
75008 Paris
+33 (0)1 42 65 39 72
www.ristorante-oliva.fr

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Um pedacinho da Itália em Paris

A Itália ao alcance da mão na mercearia Rap

Alessandra Pierini propõe uma ampla opção de vinhos, queijos, massas, charcutaria, tudo importado da Itália e encantadoramente alinhado nas altas prateleiras da mercearia. Azeite da Toscana ou da Puglia, doces tradicionais, como panetone, ou arroz especial para risoto, você encontra todo o necessário para cozinhar seus pratos italianos em casa.
Pierini também organiza aulas de culinária e confeitaria na loja, durante as quais você é introduzido ao know-how tradicional, e degustações de vinhos, para que você descubra crus italianos conforme os conselhos especializados dos produtores locais.

Rap
4, rue Fléchier
75009 Paris
+ 33 (0)1 42 80 09 91
www.rapparis.fr

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Um pedacinho da Itália em Paris

Galerias para o prazer visual

A uma curta distância do Louvre, tendo inclusive adotado o nome da famosa Galeria Italiana, este espaço de exposição foi fundado por Alessandro Pron. A Galeria destaca obras de artistas italianos, favorecendo o diálogo entre arte contemporânea, design e arte antiga. Aqui é possível admirar, entre outros, os trabalhos de artistas como Pietro Ruffo, Anna Vivante, Alessandro Sciaraffa e Gino Marotta.
Se você é amante de pintura antiga, visite a Galeria Canesso, aberta em 1994 por Maurizio Canesso. Você verá quadros do Renascimento até a época barroca, de artistas que nasceram ou moraram na Itália, dos quais Caroselli, Beinaschi, Travi ou, ainda, Faccini.

Galerie Italienne
15, rue du Louvre
75001 Paris
+33 (0)9 84 43 87 34
www.galerieitalienne.com

Galerie Canesso
26, rue Laffitte
75009 Paris
+33 (0)1 40 22 61 71
www.canesso.art

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Um pedacinho da Itália em Paris

Literatura italiana em pleno centro de Paris

Você é um leitor voraz? Encontre seu paraíso terrestre na Libreria. Os dois andares dessa pequena livraria do Faubourg-Poissonnière, inaugurada em 2006 por Andrea de Ritis e Florence Raut, são ocupados por centenas de obras. De Dante a Sciascia, no idioma original ou em francês, além de clássicos internacionais traduzidos em italiano (Hemingway, Beigbeder ou Austen), você sairá de lá satisfeito. Também é possível fazer seu pedido e vir buscar um livro trazido diretamente da Itália.
Se você prefere imagens em vez de textos, há também uma seção de DVDs voltada para o cinema transalpino. Uma noite por semana são organizados encontros com autores, para dialogar sobre um dado tema e prolongar o ambiente caloroso que reina na Libreria.

La Libreria
89, rue du Faubourg-Poissonnière
75009 Paris
+33 (0)1 40 22 06 94
www.libreria.fr

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Um pedacinho da Itália em Paris

Globos de Coronelli, o céu em grande dimensão

Diz a história que, depois de ver dois globos – terrestre e celeste – na casa do duque de Parma, o cardeal d'Estrées teve a ideia de oferecer outros ainda maiores ao rei Luís XIV a fim de celebrar sua glória.
Assim, Vincenzo Coronelli, criador dos dois primeiros globos, ficou encarregado desse novo pedido. Concluídas em 1683, a representação da Terra e a do Céu medem 4 metros de diâmetro cada uma... Impressionante!
No globo terrestre, os traçados geográficos são enriquecidos por desenhos e comentários que detalham particularidades de certos territórios longínquos.
Por sua vez, o globo celeste repertoria as constelações, das quais Ursa Maior e Centauro, decoradas com magníficas ilustrações de animais.

Hall dos Globos
Site François-Mitterrand de la Bibliothèque nationale de France
Quai François-Mauriac
75013 Paris
+33 (0)1 53 79 59 59
expositions.bnf.fr/globes