Um verão 100% Picasso na Provença

Publicado em 

Um verão 100% Picasso na Provença

Marselha, Aix-en-Provence, Les Baux, Arles… neste verão, explore o sul da França seguindo o rastro das exposições sobre Picasso. Entre percurso imersivo e contemplação cubista, a promessa de uma bela escapada.

Um verão 100% Picasso na Provença

Viajar com Pablo Picasso

Inicie sua escapada cultural em Marselha , onde duas exposições reunidas com o mesmo nome – “Picasso, Voyages imaginaires sans frontières” (“Picasso, Viagens Imaginárias sem Fronteiras”) –, mostrarão as obras do artista que evocam lembranças de suas viagens na Europa, mas também expedições imaginárias na África, Oriente ou na Boêmia.... Esse conjunto de criações artísticas constituídas de pinturas, esculturas, desenhos e colagens se divide em dois lugares: o Centre de la Vieille Charité e o Mucem , até 24 de junho de 2018. Durante esse evento, explore o universo cosmopolita do mestre espanhol.

Centre de la Vieille Charité
2 rue de la Charité
3002 Marselha
+33 (0)4 91 14 58 56
vieille-charite-marseille.com/expositions/picasso-voyages-imaginaires

Mucem7 promenade Robert Laffont
13002 Marselha
+33 (0)4 84 35 13 13
www.mucem.org/programme/exposition-et-temps-forts/voyages-imaginaires-picasso-et-les-ballets-russes

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Um verão 100% Picasso na Provença

Confrontação artística, entre cubismo e dadaísmo, em Aix-en-Provence

A poucos quilômetros de Marselha, direção ao Museu Granet de Aix-en-Provence para uma confrontação entre a visão artística de Picasso e a de Picabia. Incluindo diversas obras excepcionais desses dois gênios, a exposição “ Picasso/Picabia, Histoire de peinture” (“Picasso/Picabia, História da Pintura”) retoma cronologicamente os principais momentos de suas carreiras. Ela foca basicamente a relação formada por oposição e rivalidade, mas também os dois movimentos artísticos, cubismo e dadaísmo, dos quais foram representantes de destaque. Uma exposição surpreendente a ser admirada de 7 de julho a 23 de setembro de 2018.

Musée GranetPlace Saint-Jean de Malte
13100 Aix-en-Provence
+33 (0)4 42 52 88 32
www.museegranet-aixenprovence.fr/expositions/prochainement/picasso-picabia.html

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Um verão 100% Picasso na Provença

Imersão pictórica em Baux-de-Provence

Você gostaria de conhecer a arte pictórica de outro ângulo? Até 6 de janeiro de 2019, mergulhe em uma exposição digital impressionante em Baux-de-Provence voltada para Picasso, naturalmente, bem como outros pintores espanhóis de renome, como Goya, Sorolla, Rusiñol ou, ainda, Zuloaga. Organizada como um caminho por meio de um século de arte ibérica, essa retrospectiva atípica, que transforma as paredes de rocha calcária do local em quadro de mestre, é um convite para descobrir ou redescobrir essas obras-primas de outra forma. Seus olhos deslumbrados assistirão a um balé de milhares de obras. Com as projeções animadas nas paredes claras do recinto, você é mais do que um espectador, é um personagem parte integrante dos quadros. Um fundo musical vibrante, composto por grandes artistas como Bizet ou Debussy, o acompanha durante toda essa experiência inesquecível.

Les Carrières de LumièresRoute de Maillane
13520 Les Baux-de-Provence
+33 (0)4 90 49 20 03
carrieres-lumieres.com/fr/picasso-et-maitres-espagnols

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Um verão 100% Picasso na Provença

Arles homenageia o sol pictórico

Direção à cidade de Van Gogh, na fundação epônima, para a exposição temática “ Soleil chaud, soleil tardif” (“Sol Quente, Sol Tardio”) até 28 de outubro de 2018. O evento é voltado para as relações dos artistas com o Mar Mediterrâneo e o astro solar. Contemple os quadros de Picasso e Van Gogh, além dos de mestres do modernismo e pós-modernismo, de Sigmar Polke a Georgio de Chirico, passando por Alexander Calder e Etel Adnan.

Muitas exposições apaixonantes para ajudar a esperar a abertura do Museu Picasso, previsto para 2022, no antigo convento Prêcheurs de Aix-en-Provence, perto de Marselha . Esta será a coleção de obras do artista espanhol mais importante do mundo.

 

Fondation Van Gogh
35 ter rue du Docteur-Fanton
13200 Arles
+33 (0)4 90 93 08 08
www.fondation-vincentvangogh-arles.org/expositions/soleil-chaud-soleil-tardif/