Deficiência motora

A sua cadeira de rodas ou equipamento de mobilidade pessoal

A Air France transporta gratuitamente duas cadeiras de rodas ou equipamentos de mobilidade pessoais, manuais ou eléctricos. Não existe qualquer limite de tamanho ou peso. No entanto, é possível que determinados aeroportos não disponham dos meios de manutenção necessários aquando do embarque ou desembarque.

Além disso, o tamanho de determinados aviões operados por outras companhias parceiras da Air France não permite transportar determinados equipamentos pesados e/ou volumosos. Para que possamos organizar da melhor forma possível o transporte do seu equipamento, recomendamos vivamente que efectue a sua reserva até 48 horas antes da sua partida.

Recomendamos igualmente que efectue o seu check-in até 2 horas antes da sua partida para que nos possamos responsabilizar pela(s) sua(s) cadeira(s) de rodas nas melhores condições.

Serão tomadas as devidas precauções para evitar quaisquer danos. No entanto, recomendamos que guarde nas suas bagagens de mão quaisquer elementos que possam ser perdidos: almofada anti-escaras, apoios para pés amovíveis, etc.

Modalidades de transporte da sua cadeira de rodas

Para saber quais as modalidades de transporte do seu equipamento, seleccione abaixo o tipo de cadeira de rodas.

Etiqueta de bagagem para a sua cadeira de rodas

Para proteger ao máximo a sua cadeira de rodas, criámos etiquetas de bagagens específicas. Imprima a sua antes do voo!
  1. Descarregue a etiqueta que corresponde à sua cadeira de rodas.
  2. Imprima a etiqueta no formato A4, obrigatoriamente a cores.
  3. Preencha as informações solicitadas.
  4. Dobre em 4 a sua etiqueta de bagagem, seguindo o pontilhado.
  5. No dia da partida, no aeroporto, insira a etiqueta num porta-etiqueta disponibilizado no balcão Air France e coloque o conjunto na sua cadeira de rodas.

Nota: a etiqueta e o porta-etiqueta podem ser reutilizados.

Regras de segurança relativas às baterias

As baterias podem ser de 2 tipos:
  • baterias ditas "reversíveis" (igualmente designadas por "baterias secas"): as baterias de lítio são igualmente baterias reversíveis,
  • baterias ditas "não reversíveis" (igualmente designadas por "baterias húmidas").

Para saber quais as condições de transporte das baterias, consulte a lista abaixo indicada.
Importante
Recomendamos que nos indique até 48 horas antes da sua partida qual ou quais os tipos de cadeiras de rodas que pretende transportar.

Cadeiras de rodas de deslocação

Essas cadeiras de rodas são utilizadas pelo pessoal da assistência para o deslocar de determinada área do aeroporto até ao avião e, de seguida, do avião até à sua saída do aeroporto. Essas cadeiras de rodas são igualmente utilizadas aquando das suas escalas caso não possa recuperar a sua cadeira de rodas pessoal.
Em determinados casos, deverá igualmente utilizar esse tipo de cadeiras de rodas dentro do avião para se deslocar da porta até ao seu assento ou vice-versa.

Cadeiras de deslocação a bordo

Todos os aviões operados pela Air France (A318, A319, A320, A321, A330, A340, A380, B777 e B747) estão equipados com uma cadeira de rodas designada por "cadeira de deslocação a bordo", especialmente adaptada à circulação nos corredores do avião e ao acesso à casa de banho durante o voo.

Caso não se possa deslocar sozinho, o nosso pessoal irá transportá-lo do seu assento até a essa cadeira (e vice-versa) para que possa ir e vir da casa de banho. Em contrapartida, não lhe poderá ser prestada qualquer assistência dentro da casa de banho.

Nota: o peso máximo permitido numa cadeira de deslocação a bordo está limitado em 100 kg, com uma largura entre apoios de braços de 35 cm. Caso a sua corpulência ou deficiência torne difícil ou impossível a utilização dessa cadeira, comunique-nos esse aspecto aquando da sua reserva.
return to top of page