Insuficiência respiratória

Se tiver insuficiência respiratória, dispõe de oxigénio a bordo de acordo com várias modalidades.

Oxigénio terapêutico fornecido pela companhia

A bordo, a Air France pode colocar oxigénio terapêutico ao seu dispor. Esse serviço é pago e deve obrigatoriamente efectuar o pedido aquando da sua reserva, até 48 horas antes da sua partida.

Nota: esse serviço pode não estar disponível à partida de determinadas escalas ou em determinados voos. Para consultar a sua disponibilidade, contacte o serviço SAPHIR.

Na maior parte dos casos, ser-lhe-á proposto um kit portátil concebido especialmente para viagens aéreas (Wenoll WS120). Esse sistema funciona "a pedido" (contrariamente aos sistemas "de fluxo contínuo"). A reduzida quantidade aparente do equipamento (600 litros) permite efectuar os voos de longo curso com toda a segurança. Esses kits apenas podem ser utilizados a bordo do avião.

Se não necessitar de mais de 2,8 litros de oxigénio por minuto, não será exigido qualquer certificado médico para dispor desse equipamento. Caso contrário, ser-lhe-á proposta uma alternativa, caso exista. Ser-lhe-á então solicitado um certificado médico.

Utilização de aparelhos respiratórios

Recomendamos que utilize aparelhos respiratórios pessoais como os "concentradores de oxigénio portáteis".

A utilização destes aparelhos é possível durante todo o voo. No entanto, os aviões operados pela Air France não dispõem de tomadas eléctricas que permitam ligar aparelhos respiratórios a bordo. Recomendamos portanto que verifique a autonomia do seu aparelho e, se for caso disso, que leve baterias adicionais.

Nota: a quantidade de baterias de lítio pode ser limitada pelo que recomendamos que se informe aquando da sua reserva.

Recomendamos que comunique a utilização de um equipamento deste tipo até 48 horas antes do seu voo.

Ligação dos aparelhos respiratórios às tomadas de bordo

Os assentos das classes La Première, Business e Premium Economy dos voos de longo curso da Air France (Airbus A330-A340-A380 e Boeing 747 e 777) estão equipados com tomadas eléctricas que permitam ligar aparelhos respiratórios autorizados. No entanto, os aviões operados pela Air France não dispõem todos de tomadas eléctricas que permitam ligar aparelhos respiratórios a bordo.

Essas tomadas são desactivadas durante a deslocação na pista, descolagem e aterragem. Podem igualmente ser desactivadas a qualquer altura pela tripulação se as condições de voo o exigirem.

Se pretende ligar um aparelho respiratório autorizado, recomendamos que verifique se o seu consumo não ultrapassa a potência máxima da tomada, ou seja, 75 W. A utilização de um aparelho com consumo superior resulta automaticamente na desactivação da tomada.

Seja como for, deverá levar baterias para poder utilizar o seu aparelho durante os períodos de desactivação das tomadas.

Nota: os aviões da Air France não dispõem todos de tomadas eléctricas para ligar aparelhos respiratórios a bordo, pelo que deverá informar-se antes da sua partida. As tomadas eléctricas localizadas a bordo dos nossos aviões permitem manter a carga dos aparelhos eléctricos ligados às mesmas mas não podem, em caso algum, recarregá-los.

Em todos os casos, recomendamos que se informe antecipadamente junto do SAPHIR, do seu serviço de reserva ou agência de viagem.

Garrafas de oxigénio pessoais

O transporte na cabina de garrafas de oxigénio pessoais (gasoso) está autorizado nos voos da Air France, em determinadas condições:
  • a sua altura não deve ultrapassar os 65 cm,
  • o seu peso deve ser inferior ou igual a 5 kg,
  • devem dispor de um sistema de segurança que permita evitar qualquer fuga acidental do conteúdo.
Importante
  • A utilização de garrafas de oxigénio pessoais é proibida a bordo, bem como o seu transporte no porão.
  • Chamamos a sua atenção para as dificuldades que possam surgir aquando da passagem nos postos de controlo de determinados aeroportos.
  • Deve obrigatoriamente informar-se em relação ao transporte das suas garrafas de oxigénio pessoais até 48 horas antes do seu voo.
return to top of page